sexta-feira, 2 de novembro de 2012

daquelas equipas 'mete nojo'...




caríssima(o),

num dia desta semana (que não posso precisar quando foi), no decurso de um dos meus múltiplos estados de divagação, dei comigo a pensar que, na década de '90, para a Champions, houve alturas em que lá aparecia um dos nossos odiozinhos de estimação: ou o AC Milan (de Papin), ou o IFK Göteborg (de Peter Eriksson, mas sobretudo de Ravelli), ou o Panathinaikos (de Apostolakis e de Dimitrios Markos), ou o Olympiacos (mormente de Eleftheropoulos e de Siniša Gogić).
na altura do sorteio, era certinho e direitinho que uma destas equipas nos calharia na rifa, pelo que muito tínhamos nós que "fazer pela vida"...
infelizmente foram mais os dissabores do que o gosto da alegria incontida pela superação de mais um obstáculo. mas, acredito que foram com esses infortúnios que crescemos e que, hoje, à data, somos respeitados na Europa do Futebol.

"mas o que é que este tipo está para aqui a dissertar e o que escreveu se (cor)relaciona com o título do post e o encontro desta noite, no Dragão?", certamente que estarás a pensar para os botões do teu pijaminha, neste momento. explico.
o "marít'mo" (mais conhecido pelo "clube do guardanapo") é um dos meus odiozinhos de estimação nacionais; enquanto «cubano», não lhe desejo qualquer mal (nem aos seus adeptos), mas também não sou hipócrita ao ponto de pedir à Divina Providência qualquer Bem que lhes seja útil. e não fico indiferente aos seus desaires, não senhor.
[já agora e certamente para algum desgosto e desconsolo do Alex F., do "Azul ao Sul", refiro que o meu outro odiozinho de estimação nacional já não milita na nossa divisão e dá pelo nome de SC Farense...]

portanto, corroborei em pleno as palavras do caríssimo Jorge, em "ouBe lá, ó mister!: Marít'mo", nesse indesmentível blogue de referência que dá pelo nome de "Porta19", sobretudo nesta parte « de qualquer forma, vai ser uma hipótese de voltar a ver o Briguel e não há muitas coisas neste mundo que me agradem mais que ver o Briguel a perder. e então perder connosco…'geez, dude': é branco sobre azul ». e (apesar de (in)tentar não ligar a bardamerd@s) não fiquei insensível à mais recente provocação da "marioneta de serviço" que dirige os destinos do clube em causa.

assim sendo, o que aconteceu esta noite no meu teatro de sonhos foi mais uma exibição de gala; aliás, foi mais um autêntico bailinho com que os nossos "cubanos" brindaram os ilhéus lá da pérola do Atlântico, os quais "levam para contar" tal (e tanto) foi o bom futebol que o FC Porto praticou - quando muitos esperavam que não o fizesse, inclusive os nossos adversários mais directos.
os únicos senãos foram mesmo as lesões de Helton, de Maicon e de Fernando, que certamente condicionarão a nossa viagem a Kiev...

quanto ao "resto" e sem pretender ser maçudo, sustento a opinião do nosso treinador quando afirma de forma peremptória e sem falsas modéstias:

«

Fizemos um jogo de grande qualidade.
Não permitimos que o Marítimo, que é uma equipa perigosa na transição ofensiva, saísse em condições. Aliás, não me recordo de nenhuma oportunidade de golo do Marítimo.
Fomos consistentes; fizemos algumas coisas de agradar a quem gosta de Futebol, alguns movimentos, algumas combinações, com qualidade individual, mas sempre sustentado num colectivo forte, que é assim que gosto de ver a equipa jogar.

»

fonte: maisfutebol.iol.pt (2012-11-02)
ps: os negritos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


assim, bem mais do que individualidades, também prefiro eu prefiro destacar o colectivo, a Equipa como um todo que se comportou à altura do desafio e conseguiu superar mais um obstáculo nessa longa maratona que dá pelo nome de Campeonato nacional e que (lá vem o chavão do futebolês) mais não é do que uma prova de regularidade.


então, para quem teve a Felicidade e a Fortuna de assistir «ao vivo e a cores» a este encontro, creio que não estarei longe da verdade se afirmar que saiu " de barriguinha cheia" e satisfeito pelo tempo que dispensou e pelo tmpo que despendeu para ir ao Dragão. ou estou assim tão errado? :D

por último, uma breve nota para me pronunciar sobre esse feito extraordinário que foi a equipa do "clube do guardanapo" ter conseguido terminar a partida com onze jogadores de campo, depois de ter "distribuído cacete", ter "dado pau", ter "molhado a sopa" e ter pontapeado tudo e todos de azul-e-branco vestidos menos o esférico que rolou no maltratado relvado do Estádio do Dragão.

mais uma vez, fomos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

ps:

sugestão musical: Maximiliano (Max), «bailinho da Madeira» 
 

beijinhos e abraços (líderes incontestados e sempre muito portistas)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :) 



11 comentários:

  1. «
    As lesões de Helton (mialgia na coxa direita), Maicon (entorse no tornozelo direito), Fernando (mialgia no músculo adutor direito) e Lucho González (contusão no compartimento interno joelho esquerdo), todas sofridas durante o jogo com o Marítimo, serão motivo de reavaliação.
    »
    fonte: FC Porto

    mas que g'anda porr@!...

    ResponderEliminar
  2. Apenas 27.609 espectadores estiveram esta noite no Dragão. Pena, não sabem o que perderam...

    Mesmo com problemas causados por duas lesões, Fernando e Maicon, ainda na primeira-parte, que obrigaram a alterações inesperadas, o bi-campeão arrancou para uma exibição de grande qualidade, goleando e vulgarizando um Marítimo incapaz de se opor a um F.C.Porto, individual e colectivamente, inspirado. Foi, como diz o outro, uma exibição para ninguém botar defeito.
    Tanto nos 45 minutos iniciais, como na etapa complementar, os pupilos de Vítor Pereira capricharam em oferecer, aos certinhos, aqueles que nunca ficam em casa, um manancial de jogadas de fino recorte e golos bonitos. Teve tudo o futebol portista: organização, posse, ritmo, pressão, largura, profundidade, contundência atacante e ao contrário do que acontece algumas vezes, não dormimos à sombra da bananeira, marcamos um, fomos à procura de outro e mais outro. Nunca Kiev esteve no pensamento dos profissionais portistas, exemplo mais flagrante, Lucho a esticar-se todo para chegar a um a bola, já no fim do jogo e com o resultado mais que decidido. Acabamos nos cinco, mas ainda podíamos ter marcado mais. Dizia o presidente do Marítimo, antes do jogo, que seriam galácticos contra coitadinhos. Pois, mal ele sabia que estava a ser premonitório. Quase foi preciso um pacote, tantas vezes os jogadores madeirenses tiveram de usar o guardanapo. Não faltou Cha e café colombiano, do melhor.

    Notas finais:
    Temos e isso é claro, jogadores de grande talento e alguns brilharam muito esta noite, mas este Porto de classe, Vintage, que goleou o Marítimo, valeu sobretudo pelo colectivo. Foi Porto de mais e que obrigou a haver Marítimo de menos. Não tenhamos medo de o dizer, para reticências já bastam as dos mesmos de sempre. Mas atenção!, não podemos, nem devemos, embandeirar em arco, entrar em grandes euforias, porque tivemos uma noite de estrelas. Seguiremos o nosso caminho com a tranquilidade de que o caminho faz-se caminhando. Umas vezes melhor, outras pior, mas sempre Porto.

    Espero que as lesões de Helton, Fernando e Maicon não sejam graves e possam estar em condições de jogar em Kiev.

    Vamos dormir no primeiro lugar e ficar à espera do que faz amanhã o mais maior, melhor, grande clube do mundo. Têm de fazer, no mínimo, igual.

    O Colina português, tende a complicar mesmo um jogo fácil de dirigir.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Exibição inteligente, agradável e com momentos de alto nível. Bons e muitos golos, num jogo pouco exigente, face à incapacidade do adversário que se tornou presa fácil e não complicou absolutamente nada.

    Destaque para o colectivismo evidenciado onde os talentos de Moutinho, James, Jackson, Lucho (estes mais), mas também de Varela, Defour, Danilo... foram emergindo e desequilibrando.

    Nota negativa apenas para o estado deplorável do relvado, cada vez mais mal tratado e perigoso, responsável, desta vez, por 3 lesões que obrigaram as substituições de Fernando, Maicon e Helton. Falta saber se são recuperáveis para Terça-feira.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vitória, a jogada do primeiro golo, é um hino ao futebol, se fosse o clube do regime,era nota artistica muito alta, como foi o melhor clube português,foi o maritimo que não jogou bem,uma coisa eu sei,jogamos futebol de primeira categoria, basta ouvir o silêncio dos que não gostam do nosso treinador, ontem não ouvi o gajo que costuma estar atrás de mim a gritar,"ó vitor pereira , vai treinar o espinho", deve estar à espera da próxima oportunidade.Infelizmente a vida está a complicar-se, eu conheço alguns portistas que não foram ver o jogo porque estão desempregados,a vida está difícil, só espero que não volte aos anos 60/70,em que o clube do regime comprava os jogadores todos,só para enfraquecer o Porto, casos de Paula, Serafim e outros. Por falar em clubes "mete nojo",há outro clube que eu gosto muito,o célebre Campomaiorense,até já acabou.
    Abraço
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,

    Não foi ópera mas foi cha-cha cha ao ritmo d’El Bandido e sob a batuta de Moutinho.

    Jogo colectivo, jogadas de envolvimento, solos individuais de magia, foram os condimentos para uma grande noite no Dragão.

    Destaque para James, que rubricou uma grande exibição. Marcou e deu a marcar, e conjuntamente com Varela e Jackson foram o furacão que varreu os insulares.
    Jackson “cha-cha-cha” Martinez, cada vez mais confirma os predicados que levaram o FC Porto a apostar num avançado que jogava no desconhecido campeonato mexicano. Bisou na partida, e ficou a dever ainda mais golos.
    Está confiante, e é com uma frieza incrível que fura as redes adversárias. Sete jogos seguidos a marcar, e oitavo golo na conta pessoal para o campeonato.
    Varela, surge num grande momento de forma, dinâmico no corredor, rematador, fez o golo da noite! Fantástico!
    Por último nota de destaque para o maestro Moutinho. Duas grandes assistências para golo e um trabalho muito sólido no meio campo, num jogo em que a responsabilidade do jogo ofensivo passou sempre pelos seus pés.
    Nota negativa para as lesões que foram demasiadas.
    Importante a vitória, que moraliza a equipa antes da deslocação a Kiev.
    Há que manter a dinâmica e atitude, evoluir tranquilamente, pois não podemos adormecer e conceder aos adversários golos fruto de azelhices, como as que sucederam nas anteriores jornadas.

    É pena que o frio meteorológico aliado ao frio nos bolsos, tenha afastado do jogo de hoje muitos adeptos, que perderam um excelente jogo de futebol por parte da nossa equipa.

    Abraço e bom fim de semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Caro Miguel,
    Antes do jogo qualquer um de nós imaginaria que o mesmo não ia ser fácil, que não ia ser um
    passeio tranquilo, porque facilmente se imagina o Marítimo a criar algumas dificuldades. Mas não foi nada disso que aconteceu. O FC Porto anulou o adversário
    por completo. E ainda aproveitou as fragilidades para controlar, com tranquilidade, jogar, dominar e marcar e marcar por cinco vezes. Foram cinco tiros
    e submarítimo ao fundo! Que dizer mais? Gostei do jogo, da exibição e do resultado. O único ponto negativo desta partida foram as lesões. Infelizmente
    Vítor Pereira viu-se obrigado a queimar todas as substituições sem poder gerir o esforço.

    PS. Também detesto o Marítimo!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com
    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Pois. Não tive oportunidade de acompanhar o jogo, mas parece ter sido muito bom. Os golos são quase todos fruto de acções colectivas muito bem conseguidas. As lesões estragaram a festa. Esperemos que pelo menos o Fernando fique a postos rapidamente. Acho que é estranho que o Rolando seja agora o nosso 5º central. O Abdoulaye não está pronto para a Champions. É triste deitarmos fora pontos nesta competição por causa de mais tricas e confusões. Se ele está castigado, porque joga na Taça ou 5 minutos no campeonato? É para humilhá-lo? Confesso que não me identifico com um clube que faz isto...

    ResponderEliminar
  8. caríssima Ana, caríssimos,

    obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras!

    este foi indiscutivelmente um desafio (bem) superado de forma excelente e uma partida onde efectivamente Fomos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    beijinhos à Ana e abr@ços a «ambos os cinco» magníficos :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  9. @ doctor J.

    1)
    meu caro, ainda não jogamos o desafio de Kiev, portanto ainda não deitamos qualquer ponto fora de borda.

    2)
    segundo notícias (já não tão) fresquinhas do dia, o Rolando foi convocado.
    o Abdoulaye também.
    Tem a palavra Vítor Pereira...

    3)
    « Acho que é estranho que o Rolando seja agora o nosso 5º central. [...] Se ele está castigado, porque joga na Taça ou 5 minutos no campeonato? É para humilhá-lo? Confesso que não me identifico com um clube que faz isto... »

    penso que o "affair" Rolando é bem mais do que uma «trica». o que ele fez no final da época passada, noutros tempos e numa atitude em tudo semelhante, valeu a ida do nosso "bicho" para Londres, alinhando pelo Charlton até final da temporada 2001/2002...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  10. Meu velho, o que eu QUIS dizer foi que ou ele é castigado durante alguns jogos e depois volta a ser nosso jogador de corpo inteiro OU é afastado e vendido. Esta nova moda de deixar jogar um ou dois minutos penso que é pouco profissional e nada útil para o clube...

    ResponderEliminar
  11. @ doctor J.

    elaborei uma "posta de pescada" onde explano a minha opinião sobre tão pertinente assunto, e que efectivamente merece ser discutido.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons