«a vencer desde 1893»




caríssima(o),

o meu Avô é das pessoas mais importantes da minha (ainda) curta existência.
foi através das suas histórias de vida que aprendi muito e a quem devo parte significativa do que sou hoje. apesar de já não estar entre nós desde Maio de 2010, habitará para Sempre no meu coração.
 
o meu Avô foi o sócio do FC Porto com o nr. de associado mais baixo que conheci até hoje: 962 (novecentos e sessenta e dois), em Outubro de 2009. e foi por ele que soube que, antes do Estádio das Antas, o clube jogou no antigo Campo da Rainha, no Campo da Constituição e no velhinho Estádio do Lima - que ele sabia não ser seu, apesar do apelido comum. neste último, assistiu a grandes encontros, enormes «roubos de igreja» e monumentais vitórias do nosso clube.
assim, foi com enorme naturalidade para mim que, juvenil, tenha sido pelas suas mãos que entrei pela primeira vez no (saudoso) Estádio das Antas e com quem fui mais vezes à bola.
e foi o meu avô que me agraciou com uma das minhas "jóias": a "Fotobiografia do FC Porto", elaborada por Rui Guedes, numa edição limitada a dez mil exemplares.
e foi graças a esta publicação que soube, pela primeira vez, da seguinte estória dentro da história do nosso clube do coração, que reproduzo na íntegra:

«
Conclusão

quem mencionou pela primeira vez a data de 02 de Agosto de 1906 como sendo a da fundação do FC Porto? não consegui descobrir, nem ninguém ligado ao Clube foi capaz de dar uma justificação - dos dirigentes actuais ou passados, aos apaixonados adeptos.

o que teria acontecido nesse dia? ninguém sabe.

[evocava-se a passagem do "Grupo do Destino", liderado por José Monteiro da Costa, a «Football Club do Porto - Sociedade Sportiva»]
pela minha parte, em ano e meio de profunda investigação, também não encontrei nenhuma prova de que algo ligado ao "Grupo do Destino" ou ao FC Porto, tivesse acontecido nesse dia.
mesmo quando Camilo Moniz - homem ligado ao
FC Porto desde 1908 -, num "Boletim do Futebol Clube do Porto" ou Rodrigues Teles, na muito sua "História do Futebol Clube do Porto", mencionaram a fundação do clube durante uma assembleia do "Grupo do Destino", «num Domingo de Agosto de 1906», não foram exactos quando afirmaram ter sido precisamente no dia 02 (que, confirma-se, foi uma Quarta-feira)


parece, pois, que o dia 02 de Agosto de 1906 é uma data sem significado para o Clube e que as comemorações anuais do seu aniversário se têm feito sempre nesse dia por erro acumulado, o que não condiz com o prestígio e com a grandeza do FC Porto!

é inegável a importância que José Monteiro da Costa teve no FC Porto e atrevo-me até a afirmar que, sem ele, o Clube não teria passado de uma experiência de curiosa de gentlemen da Invicta, mas já esquecida.
mas também não será justo não atribuir a António Nicolau d'Almeida o seu correcto lugar de pioneiro e de fundador do FC Porto, a elevação do Clube à presença Real, bem como o incentivo e apoio posteriores a José Monteiro da Costa.

por último, também não parece certo que não se atribua ao próprio FC Porto a verdadeira data da sua verdadeira fundação e a honra e a vaidade de ser actualmente o clube mais antigo de Portugal.
»
fonte: Fotobiografia do FC Porto (edição impressa)
ps: os negritos, os sublinhados e os itálicos são da minha responsabilidade.



© Tomo II | publicações D. Quixote


pois esta estória é demasiado séria para poder ser encarada pela leviandade de um juvenil como eu, na altura, pelo que vem escrito no último parágrafo transcrito.
tal veio mexer com «gloriosos» poderes instalados que, mais do que «acarditar», não aceitam toda e qualquer prova que se lhes apresente.

em conclusão:

mais do que reivindicar seja o que for e seja contra quem for, esta página serve para divulgar à saciedade as provas que sustentam a tese defendida anteriormente.

para além das imagens* abaixo, também forneço as ligações das mesmas, em formato PDF, da "(breve) história do aparecimento do FC Porto" e da "(brevíssima) história do aparecimento do Futebol".
faço votos para que sejam úteis a «quem vem por Bem».

* as imagens foram digitalizadas em alta resolução.
para as visualizar melhor, sugiro: clicar em cima de cada uma delas com a tecla direita do rato e optar por «abrir a ligação num novo separador».



 



beijinhos e abraços (sempre muito portistas)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)