o meu manifesto



© Google Miguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar)



como (en)cantava Wendy James, nos saudosos Transvision Vamp, em "song to the stars":
« every beginning is the start of an end »

não sei porquê, nem o consigo explicar, mas é um verso que nunca esqueci.
[ pausa para matar saudades dessa época em que ouvia, vezes sem conta, a cassete original do "Pop Art" e o vinil do "Velveteen" - álbuns que permanecerão comigo até ao fim do Tempo ]


TOMO II é a sucessão natural do TOMO I  precocemente "desaparecido em combate" devido a um cobarde ataque cibernáutico, que danificou, de forma irremediável, o servidor onde estava alojado (e na companhia de outra centena e meia de pólos de discussão, na blogosfera portuense).

o seu (re)nascimento ocorreu a 04 de Julho de 2011, três anos depois do aparecimento do TOMO I  que surgiu a partir de um desafio lançado por um Amigo sportinguista, cansado de receber e-mails deste que vos escreve, com dissertações tão díspares como, por exemplo, a teorização do acasalamento dos ácaros que (sobre)vivem debaixo do sofá da sala-de-estar e que connosco coabitam e a sua influência no crescimento de mais um fiozito na camada capilar do careca do meu chefe de serviços, até à mais pura indignação por só ter acontecido um "apito dourado", visando clubes de uma única cidade, de uma única região, deste "rectângulo à beira-mar (im)plantado.

a sua evolução, em termos de produtividade, de escrita e de assertividade, foi gradual e ainda o é. passou de um mero local de difusão de notícias avulsas (interessantes, sem dúvida, mas mesmo assim notícias), para um local dedicado à defesa intransigente dos interesses do FC Porto

trata-se de «um blogue de um portista indefectível para portistas dos quatro costados». de um blogue afecto ao FC Porto  portanto. aquele seu lema é disso identificador e bastante revelador, pelo que dificilmente serão aceites intromissões de adeptos dos clubes eternamente rivais - spórtém incluído -, e mesmo que respeitem o estipulado nos seus termos de utilização.

neste espaço, a discussão pública dos interesses portistas também passa por expor o ridículo do anti-portismo primário (porque básico e muito pouco atilado) da esmagadora maioria dos (ditos) "fazedores de opinião" (vulgo comentadores), que gravitam na abjecta, muito parcial e demasiado facciosa Comunicação Social nacionale sempre com o beneplácito da estação (cada vez menos) pública de televisão - agora sem o prestimoso contributo de hélder conduto.

a preferência é direccionada, quase em exclusivo, para o que "de melhor" se publica no pasquim da Travessa da Queimada - outrora tido por "a bíblia do Desporto" -, e que actualmente mais não é do que o órgão de comunicação (mais do que) oficioso de um clube dito «glorioso», mas cujas lembranças épicas desportivas são revisitadas em imagens nessa cor emblemática e bastante cromática: o preto-e-branco.
já o pasquim desportivo, qual lixo tóxico, do grupo cofina, «para mim, é uma cena que não me assiste» e só muito esporadicamente merece alguma atenção.

a forma como explano as minhas ideias e, por vezes algumas teorizações, é em "postas de pescada com um estilo muito próprio e bastante incaracterístico da generalidade dos locais que tenho por referência nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®: o meu.

assim se justifica a apresentação de um texto, por vezes multicolor, com inúmeras hiperligações e um vocabulário rebuscado (que não soberbo e/ou pretensioso). é a minha maneira de escrever; certamente que há outras, porventura melhores e mais interessantes até. mas não me identifico com elas, e vice-versa.
a identificação das fontes, mais do que uma obrigação, é um dever - por forma a defraudar acusações de estar a aventar boatos infundados.

os esquemas técnico-tácticos, o debate aceso sobre as preferências do treinador, a indicação de prováveis onzes titulares, a discussão sobre metodologias de treino - enfim, o Futebol na sua Essência -, é algo que prefiro deixar para os enfants terribles do nosso clube e para as NORTADAS que, por vezes, "sopram forte(mesmo que em direcção contrária ao nosso sentir e ao nosso ponto de vista).



assim sendo e pelo exposto, eis os pontos-chave da minha conduta, enquanto único (por que singular) administrador deste estaminé:

i) manifestar o meu Amor incondicional pelo meu clube do coração e de Sempre 
ii) defender os interesses do FC Porto, inclusive recorrendo à forma mais "violenta" (mas igualmente eficaz) que conheço: a escrita 
iii) elaborar análises críticas sobre o quotidiano azul-e-branco, enquanto profissional certificado de adepto do sofá lá de casa (e que por vezes obtém autorização da esposa para assistir a um jogo, «ao vivo e a cores», na sua cadeira de sonho, no seu teatro de sonhos azuis-e-brancos - que não é sinónimo de "pipoqueiro"), privilegiando uma postura crítica pró-activa, positivista e positiva, expressa na imagem de marca deste espaço de discussão pública: os seus testament... a exposição de ideias de uma forma ligeiramente mais longa do que é habitual em sínteses futebolísticas (e mesmo correndo o risco de o visitante se sentir intimidado) 
iv) recomendar a leitura daqueles testament... das "postas de pescada ligeiramente mais longas do que o que é natural num 'post', na boa companhia de uma "geladinha" e de um prato do marisco preferido do 'deusébio', e sempre que possível; se estivermos no Inverno, essa questão nem se coloca, pois que tomar um digestivo, sentindo o calor da lareira (referida anteriormente, lembras-te?) sabe sempre bem 
v) amiúde, desanuviar o ambiente com a publicação de textos com apelos visuais esteticamente mais do agrado do visitante do sexo masculino e à procura do dito (mesmo que virtual)


porque, por muita igualdade que exista nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera (mormente na manifestação do enorme orgulho num Amor comum), pois que enquanto portistas, vivemos e sofremos o clube e exteriorizamos esse Amor de maneiras completamente díspares, eis algumas categorias identificadoras deste espaço que também procura ser singular na bluegosfera:

a) a demonstração pública de sentimentos vários (como carinho e apreço) por muitas(os) de vós - e que, para mim, serão tudo menos portistas anónimas(os) -, leva-me a dar conta da visibilidade do vosso portismo em "os 'dragões de ouro' do TOMO II", sob a forma de Binte perguntas (algumas recorrentes, outras fruto da inspiração e/ou da realidade futebolística do momento) 
b) mas, por muito portistas que sejamos (e que o somos!), o Português nunca deixará de ser 'tuga' - daí a apropriação de um título de um blockbuster do Verão de 1999, por forma a (amiúde) expor "dez coisas que odeio em ti", e nas mais variadas situações do dia-a-dia 
c) o cuidado com a apresentação geral do blogue e sobretudo da escolha de imagens (se possível) únicas e que definitivamente embelezem os testament... os (porventura) longos textos que se seguirão às ditas. para lá das "fotogalerias", a preferência deste que vos escreve recai em trabalhos de alguns dos nossos cartoonistas em actividade (vide "bonecada galhofeira" e "sistema²") 
d) decorrente do ponto anterior e do zelo referido na escolha minuciosa de imagens, surgem as categorias "gajas que não são de Ermesinde" (expressão apropriada de um memorável sketch dos "gato fedorento")"prognósticos (um tanto ou quanto) sexy's" (porque sim! e porque considerei que era uma lacuna, não só na bluegosfera mas mormente neste espaço de discussão, não haver uma rubrica que conciliasse Futebol com Gajas - as duas temáticas que mais interessam a quem visita o TOMO II), e sobretudo "gajas boas (bem boas!) e que são do FC Porto" (pelo motivo que faço questão de recordar em cada "posta de pescada da dita rubrica, e que motivou o seu aparecimento)


com a carolice, o gosto por preencher o início da noite com algo produtivo (para lá do sexo desenfreado) e a irreverência de um ritmo biológico que é mais noctívago do que matinal (sobretudo pela fresquinha), a procura por marcar a diferença de uma forma única está bem latente em cada uma das "postas de pescada publicadas - por vezes recorrendo ao que considero ser o que de mais acertado se publica na bluegosfera  para (também) inspirar-me, aprender com os melhores e poder, um dia, servir de exemplo.

obviamente que esse fito em atingir, não só o orgasmo, mas também uma chancela de Qualidade (ainda estás por aí? esta do orgasmo foi bem metida, não foi? prometo uma surpresa agradável a quem me colocar o primeiro comentário, manifestando a sua douta opinião sobre este assunto) visa garantir um número de visitantes que, mais do que a massificação, prime pela regularidade e pelo gosto em regressar a um espaço onde se sintam acolhidos e bem recebidos, e desde que "falem a mesma linguagemdeste que vos escreve, bem entendido. mentiria se afirmasse o contrário, pois que, para mim e em relação à bluegosfera, não há nada pior do que escrever um texto que depois, vai-se a ver e não foi acolhido na exacta proporção das expectativas entretanto criadas.
por outro lado, não há nada melhor do que "sentir" esse confortável calafrio de uma caixa de comentários a transbordar de Vida...


finalizo este testament... este manifesto, como comecei: com uma citação da autoria de um de vós, que muito prezo, explanando uma ideia com a qual concordo em absoluto:



«

Gosto de escrever e vou continuar a fazê-lo enquanto me der gozo. No entanto, seria um gigantesco hipócrita se dissesse que não fico sensibilizado com as palavras simpáticas que recebo da vossa parte e com a forma como o blogue tem vindo a deixar uma marca positiva, não só na bluegosfera como também no resto deste mundo virtual. Assim sendo, cá estou. Espero que também por cá permaneçam. 

»



Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)