domingo, 11 de novembro de 2012

relvado ≠ gramado ≠ batatal


 
© fotos da curva | Miguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar)


caríssima(o),

por uma série de diversas razões (mormente profissionais), não pude visualizar o encontro desta noite ante a Briosa. tudo o que "sei" é fruto do relato da TSF que fui ouvindo amiúde e do que li nesse nesse "maravilhoso mundo da bluegosfera"®, nos meus locais de referência, pelo que me abstenho de comentar a partida em causa.

contudo, há um aspecto que sobressai, que (literalmente) salta à vista desarmada - e não me refiro ao golão do João Moutinho.
é óbvio que se trata do nosso actual batatal - pois é tudo menos um relvado, sequer um gramado.
por mais do que uma vez que ouvi o comentador de serviço a referir-se aos «tufos que levantam», à «bola que ressaltou no relvado e desviou a trajectória», ao «jogador que escorregou», etc. e tal.
felizmente que não houve mais jogadores que se tenham lesionado; já bastou o encontro ante o "clube do guardanapo" para tal...

não me vou alongar muito no tema, pois até o nosso Vítor Pereira já lançou reparos ao seu estado (digamos) miserável e o caríssimo José Correia redigiu uma excelente "posta de pescada"® sobre o assunto ("o relvado do Dragão"), no "Reflexão Portista".
só espero que o mesmo não demore a ser substituído, a bem de todos - em especial do prestígio internacional que o nosso teatro de sonhos granjeia além-fronteiras.

é que, no próximo dia 16, Sexta-feira, o Estádio do Dragão comemorará nove anos, e lamento que se se escrevam linhas a abordar tal problema, sonegando o essencial:


(clicar na imagem para ampliar)



beijinhos e abraços (muito azuis-e-brancos)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



2 comentários:

  1. Bom dia,

    Tal como se previa, o FC Porto teve uma difícil prova de superar diante da Briosa.
    Após o apuramento para os oitavos-de-final da champions e a fantástica exibição diante do Marítimo, os adeptos esperavam mais brilhantismo na vitória de hoje, o que não foi possível muito por mérito de uma Académica muito bem escalonada, concentrada, disciplinada e rigorosa na marcação aos nossos homens do tridente ofensivo, e sempre sem descurar as transições rápidas por intermédio de Cissé, Marinho e Wilson Eduardo.
    Os homens de Pedro Emanuel estavam motivados após a vitória diante do Atlético de Madrid, e com o passar dos minutos, não conseguindo o FC Porto abrir o activo, ainda mais confiança angariavam.
    Foi necessária portanto muita cabeça e paciência para encontrar o caminho certo para o golo.
    Os adeptos foram excelentes no apoio à equipa, pois noutros tempos os assobios soariam bem cedo.
    Tivemos na primeira parte muita posse de bola, mas o nosso jogo não era objectivo, criativo, e quase sempre terminava sem tiro à baliza à guarda de Ricardo.
    Com James escondido do jogo, Varela apagado e Jackson sem bolas na área, VP tinha de encontrar soluções para desmanchar a estratégia da Briosa na segunda parte.
    E assim foi. No segundo tempo a equipa entrou com mais velocidade de circulação de bola, e surgiram no jogo Lucho e Moutinho, que souberam pautar o nosso jogo, e foram o cérebro para delinear as jogadas que abriram a muralha defensiva adversária.
    Moutinho e Lucho com passes rasgados para as costas dos defesas adversários, foram tentando servir ora Jackson, Varela ou James.
    El Comandante fez duas assistências para golo. Moutinho apontou o golo da noite.
    Excelente dupla esta que pauta o nosso jogo.
    Valeram os três pontos conquistados, que nos permitem manter a liderança.
    Última nota para o mau estado do relvado, que aqui e ali complicou o nosso jogo.
    Excelente o número de adeptos presentes no Dragão, que ultrapassou os trinta mil.
    Agora segue-se o jogo para a Taça de Portugal diante do Nacional, uma partida complicada, que tentaremos vencer para seguir em frente na prova.

    Abraço e boa semana.

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. @ Paulo

    como escrevi no post, não pude assistir ao encontro.
    mesmo assim, o teu resumo dá uma perspectiva certeira do que se desenrolou «ao vivo e a cores» no nosso teatro de sonhos.

    portanto, muito obrigado! pela tua visita e pelas tuas palavras.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons