quinta-feira, 15 de novembro de 2012

das estórias que convém recordar...



  © Google | Miguel Lima (Tomo II)


caríssima(o),

tomei conhecimento da estória que se segue num comentário (às 11h51m) ao post "45 minutos à Porto, numa cadeira de sonho", no blogue do caríssimo Vila Pouca, "dragão até à morte".
tive curiosidade, cliquei na hiperligação, e acedi a um episódio que me recordou o que aconteceu a Inocêncio Calabote. e ainda bem que o fiz, ou permaneceria na Ignorância de o desconhecer.

sem mais delongas, eis o que aconteceu no último encontro arbitrado por Joaquim Inácio de Almeida, na ida época de 1980/1981 - em que o nosso clube do coração perdeu o campeonato por «apenas e só» dois singelos pontitos, e numa altura em que a vitória correspondia a dois pontos e o empate a um...

(bem sei que, para muitos de vós, este é um caso por demais conhecido. o mesmo já não se poderá afirmar para as gerações mais jovens, na qual me incluo. é que, à data do acontecimento, tinha cinco anos de idade... )

«


02 de Maio de 1981.
jogava-se o derby lisboeta. o Sporting, a 10 pontos do rival, já não aspirava ao título, mas o 5lb não podia perder, sob pena de ser apanhado na classificação pelo FC Porto.

resultado final: 
5lb 1 - 1 Sporting CP

árbitro da partida:


« 

O famoso jogo marcado pelo erro grosseiro do árbitro Inácio de Almeida. Ele podia enganar-se, mas o seu maior engano foi não ter admitido o equívoco num programa televisivo.
Eu ia com a bola desde o meio-campo, entrei na área e o Pietra deu-me um toque por trás. O árbitro não assinalou penálti e virou as costas ao jogo. Entretanto, naquela '
fussanguice' de recolocar a bola em jogo, o Bento atrapalhou-se e deixou a bola fugir para o Jordão, que a tocou suavemente para dentro da baliza. O árbitro vira-se e ainda hoje não sei o que lhe disse o fiscal-de-linha. Anulou o golo e marcou falta do Jordão por pé em riste.
Foi inacreditável
!

»

Manuel Fernandes, jogador do Sporting CP

«

Foi uma grande bronca e eu e o Humberto Coelho tivemos muita culpa.
Aproveito para pedir desculpa a Inácio de Almeida, que não tornou a apitar desde esse dia.
Ele confiou na lógica, ou seja, que o Bento agarrava a bola e a colocava em jogo... Quando se gerou a confusão, eu e o Humberto apertámos com o árbitro e com o fiscal-de-linha, que foi cobardola. Sentiu o peso do Terceiro Anel...
Alegámos que o Jordão tinha pontapeado as mãos do Bento, que devia estar com azeite nas luvas...
O Sporting foi prejudicado, até porque esse jogo se revelou determinante, pois tornou-nos virtuais campeões.
Para ajudar à festa, o Chalana falhou um
penalty e o árbitro ordenou que o repetisse...

»

João Alves, o 'luvas pretas', jogador do 5lb

»

fonte: benfica corrupto (2012-03-26)
ps: os negritos, os sublinhados e os itálicos são da minha responsabilidade.


qual é mesmo o rosto do «sistema»?


beijinhos e abraços (nada inocentes)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



2 comentários:

  1. Meu caro amigo, se fossemos desfiar o novelo do que se passava nos tempos em que havia "verdade desportiva"... ui, tínhamos tanto a dizer!

    Mas sugiro-te isto que publiquei faz tempos:
    http://dragaodoente.blogspot.pt/2008/11/carta-de-adriano-lima-rui-moreira.html

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. @ dragão Vila Pouca

    caríssimo,

    esse seu artigo está em destaque na página deste cantinho de opinião pública que dá pelo nome de "frutinha, calabotes & afins" ;)

    ps:
    considero que é importante o contributo das gerações anteriores à minha (1975) na divulgação do que era a "verdade desportiva" nos tempos em que o nosso FC Porto mais não era do que um «clube simpático».

    a Internet é um veículo óptimo para tal divulgação de episódios de que só me recordo do meu Avô contar.
    por exemplo, foi graças a ele que soube, pela primeira vez, quem foi o (nada inocente) Calabote e qual o seu contributo para a nossa indignação.

    portanto, é importante que todos os "calabotes" do Passado não caiam no esquecimento e que sejam desmascarados.
    o sr.Joaquim Inácio de Almeida é só mais um deles...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons