domingo, 25 de janeiro de 2015

notas soltas de uma 'capelada' no estômago...


© espn | Tomo II


1)

a primeira nota é em jeito de desabafo tripeiro, muito "à moda" da cidade InBicta:
f*d@-se para esta m**d@ toda!  
p*t@ que os pariu a todos, c@*@**o! 
p@neleiros da m**d@!

2)

agora que (ainda não) estou mais calmo, na dobragem para a segunda volta do campeonato, na primeira de dezassete (autênticas) finais, claudicámos. com estrondo. e por culpa própria. e não deveríamos, porque o atraso para o primeiro classificado já era considerável. 
depois do que aconteceu na "Pedreira", a entrega que (não) vi no jogo de hoje era a última resposta que esperava, apesar da "natural" ansiedade que assiste neste tipo de partidas...

seis pontos de atraso e uma partida a mais para quem (ainda) lidera o campeonato. recuso-me a "atirar a toalha ao chão", sequer a "levantar a cabeça" - frases (infelizes) tão habituais nestes momentos...

está (mais) difícil, mas não impossível!


3)

Lopetegui sabia o que lhe esperava. ele tinha-o previsto, antecipado e comentado na conferência de Imprensa. e os jogadores - pelo menos alguns deles (e recuso-me a citar nomes, porque não é isso que procuro neste desabafo)? 
a sobranceria da primeira parte deu lugar ao "ataque com o coração" ao invés da Razão, na segunda. em partidas desta estirpe, raramente dá certo. hoje não fugiu à regra. 
portanto, (mais uma) lição aprendida, nesta época, para todas as partidas que restam, e nas palavras do treinador principal: 
«Temos que fazer mais do que os outros para ganhar. Esse é o nosso objectivo, para superar os adversários, pois o resto não podemos controlar e temos que nos focar nisso: em conseguirmos dominar tudo o que podemos controlar... Temos consciência de que é necessário fazer mais do que os outros.»

4)

não vou destacar ninguém, sequer pela positiva.
nem me vou referir ao absurdo de se ter nomeado uma 'capela' para um eventual «roubo de catedral», pois também não foi por aí, por esses "caminhos obscuros" que perdemos.
numa partida em que era obrigatório Vencer - o que é bem diferente de se afirmar «era proibido perder pontos» -, perdida que foi e pela forma como aconteceu, quem sofre(u) com todo este prejuízo de um colectivo que se revelou inoperante, somos nós: os adeptos indefectíveis que estarão sempre com o Clube, em todos os momentos e independentemente dos nomes que fazem parte da equipas técnica e de futebol.

5)

para os lampiões que amiúde costumam "sair da toca" só nestas alturas e que já vão fazendo a "reserBa" de uma festa antecipada (apressada?)e para todas(os) quantas(os) precipitadamente já me vão desejando "muitas felicidades", extensíveis a quem eu mais Amo, aquele meu já (re)conhecido «abr@ço fraterno, com votos de que continuem todas(os) a ir p'á g'anda p*t@ que vos pariu»...


"disse!"



9 comentários:

  1. Caro Miguel.
    Acho que por vezes, e também em alguns jogos parece que nós adeptos apoiamos para um grupo de jogadores que não tentam fazer o tudo por tudo, pelo clube, e principalmente para nós.
    E sendo assim estas derrotas acontecem.
    Depois do que se passou esta semana pensei que iria ser um virar de época em que os jogadores iriam dar tudo em campo.
    Mas afinal e infelizmente foi fogo de vista.....
    Espero que depois desta jornada ainda estejamos a 6 pontos.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. sinceramente não conto com esse "ovo" no dito cujo das galinhas de Carnide...
      o 'colinho', esta época, é por demais eBidente e depois do nosso desacerto, a motivação suplementar para a agremiação em causa está no seu auge, nos píncaros, no seu nível mais alto desde o final da época transacta.

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  2. Miguel,
    Apoiado! Gostei do "post"

    Agora com tua licença, aqui vão também as minhas impressões:

    25/01/2015 - Na minha opinião, depois dever a exibição do Helton em Braga, o Fabiano ia para o banco, pois acho que comprometeu as pretensões da equipa ao ser mal batido pelo remate de Bruno Galo. Fabiano colocou-se mal e por via disso não conseguiu deter o remate bem colocado, sim, mas que foi chutado mais em jeito do que em força.
    Ele que ponha os olhos no guarda-redes do Marítimo que deu um autentico show e que com a actuação dele garantiu a vitória dos insulares.

    Quanto à equipa, relativamente à circulação de bola, é de realçar o futebol lento, denunciado, mastigado, e, a maior parte das vezes, para trás. A circulação de bola, principalmente entre os médios e avançados, tem forçosamente de sair mais rápido de modo a evitar que os defesas contrários possam jogar em antecipação e tenham chances de anular os lances de ataque da equipa azul e branca.

    Destaques na equipa do FC Porto

    Jackson, as únicas jogadas de perigo dos Dragões foram protagonizadas e iniciadas pelo Jackson. Muito marcado não conseguiu concretizar, mas veio algumas vezes ao meio campo buscar jogo, e, mostrou aos médios como se devem servir os avançados.

    Quaresma e Tello tentaram, mas quase nunca conseguiram superiorizar-se aos seus marcadores de serviço, poucos lances ganharam aos contrários.

    No meio-campo, é aqui que reside o problema: Casemiro, Oliver e Herrera hoje "não deram uma p'rá caixa"! Desinspirados, ou facilitaram...?!
    Rúben Neves quando entrou já nada pôde fazer, porque a equipa já estava (enervada?) a actuar mais com o coração do que com a cabeça.
    Uma palavra de apreço para o Gonçalo Paciência, pela atitude e qualidade futebolística demonstrada! Estou em crer que se tem entrado de início talvez o resultado tivesse sido outro.
    Uma sugestão: sempre que o Gonçalo Paciência for titular porque não colocar também ao seu lado o Ivo Rodrigues?! São duas grandes promessas do futebol azul e branco e conhecem-se bem porque jogam juntos na equipa "B".
    É que Quaresma muito individualista e na actual fase da sua carreira começa a perder velocidade; e o Tello que pelo seu lado tarda a provar o seu valor; Não me parece que mereçam mais, jogar, do que qualquer um destes dois excelentes jogadores da formação do FC Porto.
    Abraço

    PS - Sim até pode ser que ainda não esteja tudo perdido

    ResponderEliminar
  3. Caro Miguel,
    Não se esperava um jogo fácil, porque sabia-se que o Marítimo não ia jogar contra o FC Porto da mesma forma que jogou contra o Benfica. A análise deste jogo faz-se em poucas palavras: O FC Porto dominou, rematou, contudo não foi eficaz, por outro lado, o Marítimo defendeu-se, rematou pouquíssimo e marcou um golo. Lopetegui arriscou tudo no segundo tempo na procura do golo, no entanto, os jogadores portistas jogaram mais com o coração do que com a razão, como o golo não chegou, sobrou a derrota amarga. É justo? Não, mas ninguém disse que o futebol é justo. Se na passada Quarta todos agradecemos a ineficácia do ataque bracarense e a brilhante exibição de Helton, hoje tivemos o reverso da medalha: o ataque portista não foi eficaz e a defesa maritimista, bem como o seu guarda-redes, seguraram os três pontos.
    Em suma, o FC Porto voltou a perder três pontos na Madeira e as contas do título complicaram-se, porque o Benfica pode aumentar a distância para 9 pontos. Desistir de acreditar? Não, até porque a segunda volta está a começar, mas é preciso ter a consciência de que se já estava complicado, agora as coisas complicaram-se ainda mais.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Nem mais!! Ide, ide todos! :)
    E portista que é portista, mesmo que "com orgulho" ;), sabe que só perde quem pára de lutar!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Isso não invalida, que dê para ver que Lopetegui não é grande espiga, nunca aproveita movimentos de jogo interior, é obcecado por lateralizar, a equipa têm uma tendência de posse de bola inofensiva, pouca experiência em termos de treinador de clube....
    Vamos ser honestos e sinceros, não comparemos com o dinossauro JJ, Marco Silva com uma estrutura, prestes a implodir, manteve-se calmo e sereno e com muita pena minha, pôs o SCP a jogar mesmo com uma equipa com graves problemas, a produzir bom futebol e só não está na LC, porque aí sim a arbitragem teve influência...
    Quanto a Jorge Jesus, vejam o que dizem alguns JOGADORES que estiveram no nosso clube, eu não gosto da pessoa, mas como treinador Lopetegui... deixa imenso a desejar....
    Trabalho de treinador, vê-se nas bolas paradas :0
    Capacidade de mudar e explorar zonas interiores, onde no campeonato PT, jogam fechadinhas: 0
    Valorizar jogadores que dêem o litro e se esforçem: Ricardo e Ruben Neves/Campãna...
    Qualquer mija na escada, nos marca um golo....
    Depois basta bloquear as laterais, que nós nunca exploramos a faixa central...
    Foi assim com o Benfiquinha jogou, o Marítimo....
    Tapar o sol com a peneira... ? Não, contra mim falo.... criticava VP ( jogo enfadonho... pouco atrativo...)
    Mas VP é um bom treinador, este Lopetegui ? Pode ser muito bom em Espanha, aqui é Limitado e teimoso...
    Jogos com maior grau de exigência : SCP perdeu; Benfica Perdeu; Boavista; Estoril; Marítimo....
    E já agora, Marco Silva experiência num grande ? 0 ..... Mas está a mostrar ser um bom treinador...
    Jorge Jesus, sempre teve qualidade... com treinador...
    Tem defeitos, na Europa claudica.... mas sejamos sinceros, para consumo interno, o Estilo de jogo implantado por este, é o IDEAL...
    Por alguma razão, Pinto da Costa fala com elogios dele....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para memória futura: Lopetegui não é grande espiga; Marco Silva é que era bom; VP servia; Jesus era ainda melhor, sic. Ainda deduzo que aquele "aí sim, a arbitragem teve influência", significa que no campeonato não teve nenhuma até agora. Talvez o nosso jogo em Penafiel, mas nada mais. Registado ibidem.
      Já agora, uma pergunta: não se estará a esquecer do Paulo Fonseca? Caramba, ele também é melhor que o espanhol não? E se ganhar logo à noite? Bora fazer uma manif a pedir que volte? Bora?

      Eliminar



    2. @ Paulo

      Marco Silva
      para mim, mim "novo" paulo fonseca. para além de que não me esqueço disto aqui.

      jorge jeBus
      «catedrático», «mestre da táctica», «potenciador» de jogadores... não lhe reconheço quaisquer desses méritos e não é só pelo nojento nojo da sua abjecta personalidade, mas também é por aí.
      sinceramente nem sei como há quem avente esse nome depois de tudo - tudo! - o que já aconteceu com essa abécula.

      Lopetegui
      relembro que tem um contrato de três anos, rubricado também por quem tem mais anos de experiência no Futebol do que todos nós juntos.
      tirando "isso", é claro que houve erros - que não aconteceram só ontem. e ainda há muito para melhorar. e há alguma teimosia - que é bem diferente das dos 'fonsecas' que já passaram pelo Clube, note-se bem...
      mesmo assim, eu acredito!

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar


  6. caríssima Ana, caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    no fundamental:
    penso que ainda seremos felizes, esta época.

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os cinco» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons