quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

da resposta a 'uma pergunta (porventura) parva...'


© google

caríssima(o),

eu sei que o "defeito" está em mim e reside única e exclusivamente neste que te escreve. pois que é verdade, e já por mais do que uma vez que me disseram que sou "miudinho". minuciosamente escrupuloso. "micoquinhas". muitas vezes, atento ao mais ínfimo pormenor.

e foi assim que aconteceu o 'quizz' de ontem: tudo começou numa trivialidade que não estava planeada, programada.
numa "fugida ao trabalho", fui consultar esta notícia aqui. antes de ler uma linha, uma única palavra do seu texto e de tudo o mais, os meus olhos pararam no caderninho da foto que (definitivamente não) a "embeleza". aquela cor não pode, nunca!, combinar com o nosso emblema. ambos são a sua antítese, pelo que anulam-se reciprocamente. são opostos que infinitamente nunca se atrairão. 
"então, porquê, c@****o?! porque é que ela está ali, f**@-se?! porquê?!", era só o que eu não parava de perguntar...
não consigo encontrar uma única explicação minimamente plausível, porque qualquer que ela seja não encontrará receptividade em mim. no Clube, na Estrutura, haverá quem entenda e também quem consiga explicar aquela "tal" teoria dos opostos a Julen Lopetegui e 'sus muchachos'. ele é um tipo porreiro, muito inteligente, receptivo a críticas construtivas, pelo que estou em crer que compreenderá e, mais importante, que acatará as razões; as nossas razões: as de quem não suporta aquela cor, por tudo o que ela representa. tudo!

e assim regresso ao primeiro parágrafo, à introdução desta prosa que já vai longa.
reparei naquele pormenor que, para mim, tornou-se tudo menos insignificante; ao invés, revelou-se pleno de significado. daí até extrapolar para os adereços dos jogadores foi um instante mais rápido do que um 'sprint' do Tello (com ou sem a chichinha nos pés). assim se justifica a presença das outras duas fotos, para lá da do nosso treinador com aquela porr@ de caderninho na mão...
"porque sou do tempo" em que as chuteiras dos jogadores tinham todas - todas! - a mesma cor, ao ponto de o nosso eterno Capitão, com o dedo mindinho partido, ter cortado a chuteira e pintado com graxa as meias para poder continuar a jogar ('true story'!), e apesar de perceber o marketing inerente a esta Indústria, comigo jogador do FC Porto, dos infantis aos seniores, estava proibido de jogar com chuteiras com cores berrantes como esta e principalmente esta. aliás: só poderia escolher uma cor, e essa seria o azul-e-branco. todas as outras não seriam tidas em consideração, excepto o preto e/ou o branco obviamente.


por último e não menos importante, quero saudar todos quantos participaram no 'quizz' - pois que, com lástima minha, não houve participação feminina.
bem-hajam! pelos cinco minutinhos do vosso precioso tempo que reserBaram para elaborar uma resposta ao desafio lançado.

como se pode comprovar, o vencedor da bjeKa prometida foi o Pedro Polónio, com um tiro certeiro ainda não estavam decorridos cinco minutos após o lançamento do desafio.
Pedro, se fores ao Dragão, manda mensagem com contacto para agendarmos a melhor forma de te retribuir a gentileza do teu comentário.

ao "dragon79", ao "mocho astuto", ao Carlos Sousa e ao João Santos, a menção honrosa para «ambos os quatro» vale um sentido abr@ço e um brinde no Dragão - espera-se que com o Pedro.
se essa Bontade for comum, há que mandar mensagens para se combinar melhor.
e é certo que conto estar pelas imediações do Dragão pelas 20h...


"disse!"



8 comentários:

  1. Miguel pelas 20h também vou lá estar, como sempre... :D

    ResponderEliminar
  2. Realmente é de muito mau gosto a cor do referido caderninho. Bem falta que faz o Pedroto e que o diga o Inácio quando chegou ao treino de calças vermelhas...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. @ Paulo

      concordo. plenamente.
      (e esqueci-me dessa estória do Inácio, pelo que o meu muito obrigado! pela lembrança)

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  3. Peço desculpa, mas o Bermelho não é exclusivo da Carnide....Há clubes que respeito, que usam essa cor...
    E sei de fonte segura, que o nome Benfica é censurado pela estrutura do FCP:...
    Mas uma coisa garanto, estamos a esquecer o essencial e a prender-nos com questões acessórias....
    O Vitor Pereira ainda não veio analisar a arbitragem jornada a jornada, não foi enviado um DVD para a Assembleia e apenas os adeptos se insurgiram, penso quando já era tarde...
    Até contra o palminhas, começaram por ter muita paixão, o Lima é que fez-los chupar um Limão...
    Mas o paixão nem queria marcar o CLARO PENALTY! foi preciso uma voz do auricular, dizer-lhe para ir ao Multiópticas...
    E quantos minutos de desconto ? Calabote riu-se...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. @ Paulo

      muito obrigado! pela visita e sobretudo pelas gentis palavras!

      este 'quizz' foi mesmo muito "inocente".
      e obviamente que não pretendo "mascarar" seja o que for, «esquecendo o Essencial».
      aliás, se há algo por que pugno é exactamente por divulgar à saciedade muitas das falácias que se pretendem difundir inclusive acerca do muito que refere no seu pertinente comentário.
      mais: porque sei que "isto" é tão-somente um blogue - com todas as limitações inerentes a esse facto -, apresentei e por mais do que uma vez, o meu sentir (de) portista e a minha indignação a quem de direito. até hoje, o Silêncio impera...

      portanto, legitimamente pergunto:
      porque é que hei-de ser só eu e alguns (felizmente que muitos) a preocupar-me com questões cuja força e cujo poder de as solucionar não reside exclusivamente na minha pessoa?

      sinceramente, há momentos em que pretendo "distrair-me". estas duas últimas 'postas' foram um desses momentos - e apesar de as considerar pertinentes, pois que abordam um 'faït divers' que, em tempos idos (década de '80), seria de todo impensável. e inconcebível. e fortemente repreensível.

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  4. Sempre pensei que as chuteiras fossem de cor alaranjada.....

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. sim, mas a fugir para a outra cor, mais "viva"...
      (assim como há por ali verde musgo e/ou verde fluorescente, mas não deixa de ser verde :D)

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons