sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

"ode" aos anónimos, esses covardes...


(clicar na imagem para ampliar)


caríssima(o),

antes de tudo, considero que nada mais haverá a acrescentar àquele brilhante artigo, datado de 1958 (!!!) e (in)decentemente surripiado ao blogue de Rui Valente - o também muito azul "renovar o Porto" (aqui).
é incrível como decorridos 57 anos desde a sua publicação, o seu teor permanece tão, mas tão realisticamente actual...

o mesmo enquadra-se, de forma perfeita, com o meu pensamento acerca, por exemplo, da moderação de comentários neste espaço de discussão pública.
mais uma vez, (re)afirmo que, aqui, neste espaço de discussão pública destinado sobretudo a portistas, não são permitidos quaisquer desvios aos seus termos de utilização. portanto e como é óbvio, sim!, há censura - nomeada e mormente quando, por exemplo, se desrespeitam o bom-nome, o prestígio e a dignidade dessa instituição centenária que é o Futebol Clube do Porto e, por inerência, do seu actual Presidente, Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa. referências a fruta & afins também têm como destino o "arquivo geral".
por que o faço? sobretudo porque sou o legítimo proprietário deste espaço e sou eu que faço as regras que pretendo para este meu espaço. quem delas discordar, tem bom remédio, já que "a porta da rua é a serventia da casa"...

neste espaço também não são permitidos comentários (de) anónimos.
as razões principais estão invocadas no artigo acima. e inclusive porque considero que deveremos ser responsáveis (também) por tudo o que escrevemos.
e, se é certo que há quem esteja de boa-fé e (ainda) não saiba criar um perfil, do mesmo modo há muito "boa gente" que cobardemente se refugia no anonimato para tecer considerandos sobre tudo e mais alguma coisa, principalmente em períodos mais negativos do quotidiano do Clube (entenda-se: sobretudo nas nossas derrotas).
"eles" é que são os maiores da sua rua; "eles" é que "a sabem toda"; com "eles" não há, nem haverá!, lugar a erros; se fossem "eles" a mandar (Deus nos livre e guarde!) venceríamos todos os jogos e por goleada; com "eles" no topo dos destinos do Clube, seríamos sempre campeões e em todas as modalidades; as suas sagacidade, argúcia, perspicácia e Qualidade de gestão, nunca seriam alvo de questões, dúvidas e comentários depreciativos... acho que dá para perceber o meu ponto de vista.
o que me causa mesmo "espécie", é que estes cobardes - sim! e com as letras todas: c-o-b-a-r-d-e-s - são proporcionalmente inversos na sua rapidez a apontar o dedo sem ser naqueles momentos de infortúnio; aliás, basta atentar na quantidades de considerandos, nas caixas de comentários, nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®, onde eles (ainda) vão sendo permitidos, quando o FC Porto vence em relação aos momentos (felizmente poucos) em que perdemos pontos...

assim sendo, "aqui não, violão!"
aqui, quem quiser comentar, acima de tudo, tem que respeitar as mais elementares regras da civilidade e do civismo: a Educação e o Respeito pelo Outro. são valores dos quais não abdico, nem abdicarei.
depois, tem que ter um perfil, isto é, tem que estar registado na plataforma 'blogger'. esta última situação explica-se facilmente: é que, em caso de prevaricação contínua e sistemática, poderá ficar sem acesso à mesma. e ao e-mail a ela associado. e, em última instância, ao endereço de IP relacionado com este último (o que inviabilizará a possibilidade de criar novos endereços de e-mail a partir daquele IP).


por último e para quem quiser criar um perfil no 'blogger', pode saber um pouco mais aqui.
acima de tudo, (i) necessita de criar uma conta de endereço electrónico (preferencialmente) no gmail e depois (ii) seguir os passos descritos aqui.


"disse!"



4 comentários:

  1. Bravo, muito bem.

    Eu recebo comentários anónimos, mas exerço - fortemente - o veto.

    Abraçom

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. @ Jorge

      sabes tão bem quanto eu (ou melhor, quem sabe?...), o que motivou as linhas acima.
      acreditas que recebi um e-mail, presumo que do energúmeno em questão? a resposta que obteve foi esta. e a atenção merecida a do comentário que me censuraste (e bem, reconheço).

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
    2. Boas Sr. ML! Tb reparei o porquê do seu ultimo post e concordo plenamente! Infelizmente só para quem também segue o Sr. JV e lerá os comentários num dos seus posts, é que irá perceber. É pena mas enfim. MAS por favor continue 'blogando'!!! "Ta-lhe a dar e siga! Até os comemos!" /LusoNaPolonia agora na Suíça

      Eliminar


    3. @ luso

      antes de tudo, muito obrigado! pela visita e pelas gentis palavras!

      depois, ainda bem que não estou sozinho neste tipo de pensamento - que não é uma demanda, note-se!, antes uma forma de estar na Vida.

      por último, lastimo que o seu primeiro comentário se reporte a uma situação infeliz, que só «ambos os três» (pelo menos) é que sabemos.
      faço votos para que a sua próxima vez a fazê-lo seja sobre motivos bem mais simpáticos :D

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons