segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

do se (re)pensar "com os cotovelos"... [actualizado]


© google


caríssima(o),

serei breve, ciso, conciso, preciso, telegráfico e porventura insolente (mas, neste último caso, só para com alguns de vós).

» não pretendo desdizer o que afirmei aqui, em Fevereiro de 2012

» continuo a considerar, como afirmei aqui, em Janeiro de 2014, que essa será a melhor forma de se apoiar incondicionalmente a nossa equipa do coração, agindo de forma pro-activa e em prol do Clube, não esperando que seja este a fazer algo por nós.

» tal como afirmei aqui, em Outubro de 2014, não entendo e dificilmente compreenderei, a "nossa" massa assoBiativa, sequer este tipo de cantilenas (aqui), como referi em Fevereiro de 2013.

» Julen Lopetegui rubricou um contrato de «três épocas»
o actual plantel tem mais de uma dezena de caras novas e uma média de idades das mais jovens do campeonato.
Helton (10), Maicon (06) e Quaresma (06) são os únicos jogadores com mais de 05 (cinco) épocas no FC Porto.

» na jornada 17, da presente temporada, estávamos em 2º lugar no campeonato, a 06 pontos do líder (12Vitórias, 04Empates, 01Derrotas, com 42-09 em golos). 
entretanto, realizámos a segunda melhor fase de grupos da 'Champions', com 14 pontos em 18 possíveis* e passámos aos "oitavos" da competição.

por esta altura (jornada 17)na época transacta e de muito má memória para todas(os) nós, estávamos em 3º lugar no campeonato, a 04 pontos do líder (11V03E03D, com 32-12 em golos). 
entretanto, realizámos a pior fase de grupos da 'Champions', com uns singelos 05 pontos em 18 possíveis (e praticávamos um futebol de m*rd@, que não melhoraria com Luís Castro).

por esta altura (mesma jornada)em 2012/2013, estávamos em 1º lugar no campeonato, 'ex aequo' com a agremiação de Carnide (14V e 03E, com 44-08 em golos) e já com uns "modestos" 14 pontos para o 3º classificado, o Paços de Ferreira "de" "preocupações Fonseca". 
entretanto, tínhamos passado aos "oitavos" da 'Champions', com 13 pontos em 18 possíveis...

por esta altura (mesma jornada)em 2011/2012, estávamos em 2º lugar no campeonato, a 05 pontos do líder (12V04E01D, com 38-12 em golos). 
entretanto, realizámos uma das piores fases de grupos da 'Champions', com uns míseros 08 pontos em 18 possíveis (e a praticar um futebol de m*rd@)...


* muito obrigado! pelo pertinente reparo, João :D


» refiro todos os factos atrás descritos para desdizer muitos dos comentários que li aqui. e aqui. e aqui  e aqui. e aqui. e obviamente aqui.
é certo que ontem foi mau demais, mas não sou "dos que partem a loiça toda" só nestas alturas, nas dos resultados negativos. e não!, não escamoteio que, de facto, ontem, foi muito mau e que houve erros de palmatória cometidos (i) pela equipa técnica e (ii) (sobretudo) pelos jogadores.
agora, prefiro marcar presença em todas as alturas, mormente nas mais difíceis e naquela forma pro-activa e em prol do Clube, e não ou só nas festas ou só nas derrotas.
portanto, a todas(os) quantos se assumiram como autênticas(os) "luminárias"  (mas só "às Segundas-feiras", não sei se me faço entender...), e porque enveredaram por um caminho de verdadeiro escárnio, mal-dizer e menosprezo do que já se alcançou esta época desportiva (e que não foi assim tão pouco), legitimamente pergunto:
mas onde é que vocês se encontravam pelas 22h50m, da passada Quarta-feira?

felizmente que não estou sozinho na partilha deste tipo de portismo - como se comprova (à data e hora destas linhas) aqui e aqui.

post scriptum pertinente:


» não sou o dono da Verdade (longe disso!), nem pretendo sê-lo.
«apenas e só» partilhei à saciedade a minha forma de se poder (con)viver com o emocionalmente conturbadíssimo momento desportivo actual do nosso clube do coração.
quem interpretar as linhas acima somente da forma descrita no primeiro parágrafo, para lá de estar redondamente enganado, não atingiu o propósito primeiro e único desta "posta de pescada"®: uma tentativa (utópica?) de se mudar certo tipo de mentalidade (mesquinha? tacanha? pequenina? «exigente»?) que se (pres)sente no seio de alguma massa adepta do Clube.

» com as linhas acima, não pretendi ofender, nem insultar ninguém em especial e/ou na generalidade - sequer de uma forma particularmente individualizada.
mas porque sabia que iria ser cáustico, assim se justifica a advertência inicial:
«serei breve, ciso, conciso, preciso, telegráfico e porventura insolente (mas, neste último caso, só para com alguns de vós).»

» (re)afirmo que o meu portismo é maior e/ou melhor do que o teu e/ou dos demais portistas que visitam este espaço por Bem.
esta "posta de pescada"® serviu «apenas e só» para expor o meu ponto de vista e nada mais do que isso.
e, em complemento a tudo o que já foi "dito", acrescento com o que afirmei aqui:

«

meus caros, no meu entendimento deveremos manter a calma. 
peço-vos para fazerem um exercício de memória e recuarem ao início do presente séc. XXI.  
nessa altura estivemos três-anos-três sem vencermos fosse o que fosse. três-longos-anos-três "de seca" (nem imagino os dezanove...). recordam-se do que foi dito, escrito, falado, comentado e numa altura em que não havia tanta(s) rede(s) social(ais)? era algo muito parecido com estes tempos de agora. escusado será dizer o que aconteceu desde então.  
dê-mos tempo ao Tempo; certamente que voltaremos a ser felizes. 
eu acredito!

»



"disse!"



8 comentários:

  1. Boas meu caro Miguel, mas ou percebi mal ou tens aí uma gralha, porque nas fases de grupo da Champions só podes fazer 18 pontos, não 30.
    E quanto ao nosso actual campeonato, isto assim ficou muito, muito difícil. Depois daquela noite de quarta-feira e das declarações de ante-visão do treinador esperávamos outro jogo ontem, mas falta ali muita coisa naquela equipa, vamos ver se ainda vamos a tempo de fazer alguma coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. @ João

      muito obrigado! pelo teu pertinente comentário, graças ao qual já corrigi o texto principal.
      (a Matemática nunca foi o meu forte :D)

      e se é certo que ainda «falta ali muita coisa, naquela equipa», não é menos correcto afirmar-se que nem tudo está tão mau como (só) alguns pintam.
      e, chamem-me de tolo, mas ainda acredito em alegrias para esta época.
      (para além de que, se compararmos esta época com as que refiro ali atrás, ainda há lugar à Esperança - e "colinhos" à parte)

      abr@ço
      (e, mais uma vez, muito obrigado!)
      Miguel | Tomo II

      Eliminar


  2. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    no fundamental:
    estamos todos chateados com um F bem maiúsculo, mas considero que nem tudo está assim tão mal como alguns "pintam".

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente assuntos mais graves ocuparam o meu tempo de bloguisses, medos maiores que ficar a 9 pontos. É por isso que venho abusar da sua casa, salvo seja, caro Miguel. Esta é a altura de tipos como eu (a saber: gosto do espanhol, já gostava antes de Braga, depois de perder com o SCP e com 5LB, e também gosto hoje, depois de perder na Madeira) se recostarem e registarem para memória futura. Já o fiz hoje aqui no seu cantinho. Estaremos cá, nós de certeza. Os assoBiativos...talBez...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. @ Silva

      eu percebi que havia "algo" e que me ultrapassa(va), daí conscientemente ter-me abstido de comentar.

      quanto ao "resto", Silva, 'mi tasca es su casa'. está completamente à-vontade. e é muito bom perceber que não estou sozinho na minha forma de ver "as coisas" - se bem que, nestes casos, a última situação que se pede é esgrimir argumentos 'tipo' "eu já sabia...", "eu bem que avisei...", "já disse que deveríamos fazer assim e assado...", etc. & tal...

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
    2. Espero resistir e não usar esse "eu sabia" :)
      De resto Miguel, a questão era mais os extremos gregos que as ironias :) Tudo tranquilo na área mais irónica, mas ainda periclitante pela Helenia... Abraço.

      Eliminar
  4. Não vi o jogo, infelizmente. Não é caso para dizer que sou masoquista... Ver um jogo do Porto nunca será um sacrifício para mim, e só me custa saber que houve quem sofresse sem a minha companhia. Posto isto, depois de um desaire sou ainda mais orgulhosamente portista do que antes do apito inicial. Orgulhosamente portista ... Eu sei que soa mal dizer isto na bluegosfera... Abraço!

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons