domingo, 4 de janeiro de 2015

notas soltas sobre Barcelos...




caríssima(o),

sobre a partida desta noite, em Barcelos, eis as minhas notas, escritas ao correr da pena e sem qualquer motivo de importância e/ou relevância na sua ordenação:

i)

pela expressão do resultado - no meu entendimento, justíssimo, nada exagerado e que traduz o futebol que as duas equipas quiseram praticar -, haverá essa "doce" tentação, por parte da esmagadora maioria do jornalixo tuga, de classificar o encontro ante o Gil de «fácil».
quem, como eu e qualquer outro portista que tenha assistido à partida sabe, foi o FC Porto que tornou a dita acessível e não o inverso. para além de que as "facilidades" (a existir) só foram desbloqueadas "à bomba". e aqueles vinte minutos iniciais da primeira parte indiciavam que a História das estórias recentes de Barcelos se poderiam repetir...

ii)

este Gil Vicente é o espelho da mentalidade do seu actual treinador: tacanha, pequena e demasiado pobre em termos futebolísticos - sendo que, de "nota artística", só sabe tocar "bombo". e mal.
mais: se é certo que "não vou à bola" com os motas deste campeonato (sejam eles árbitros, ou não), não é menos verdade que são equipas como este Gil que me fazem desejar uma redução drástica no número de clubes do nosso principal campeonato. e já para a próxima época. é que não fazem qualquer falta, antes pelo contrário, numa espécie de revolução, em tempos anunciada, mas que não chegou a sair do papel. e que eu subscrevo. na íntegra. ainda hoje.

iii)

Óliver Torres. deveria bastar escrever só o seu nome, nesta singela nota, mas não posso deixar de expressar um pedido de Natal (atrasado): não dá mesmo para a SAD adquirir os seus direitos desportivos, junto do Atlético de Madrid? 
desde já informo que estou disposto a contribuir até um máximo de 0,0000048% do seu passe...

iv)

estou em crer que o Indi foi visitar o Museu do FC Porto, à socapa, num destes últimos dias. aquele golo traz memórias. gratas memórias.

v)

espero que quem se tem dedicado a "malhar" reflexivamente (também) no Casemiro se tenha engasgado ao gritar "guuooolooooo!!!", depois daquele 'milhete' do meio da rua.

vi)

estava a elogiar mentalmente (logo, sem verbalizar) o jogo do Maicon, quando aparece o golo solitário do Gil Vicente. e pior fiquei quando vislumbrei, tal como tu, quem demorou uma eternidade a recuperar e, assim, a colocar em jogo Vítor Gonçalves...

vii)

Alex Sandro foi bem expulso, num jogo em que passou a maior parte do tempo "ao lado" do mesmo. 
se o amarelo que viu só pode ser considerado para "limpar" a série (tal foi a grosseria da sua patética simulação), já sobre a entrada ante o mesmo Vítor Gonçalves, mesmo "ao cair do pano", teve muita sorte por não ter visto cartão vermelho directo.
saudades daqueles tempos quando ele metia as exibições do Danilo num bolso...

viii)

Tello ainda tem muito que dar à(s) perna(s), sobretudo na decisão do que fazer com a 'chichinha' no penúltimo segundo, do último instante, de um lance que pode vir a ser capital: ou passa ou remata; não dá é para ficar como o código postal e ser «meio caminho andado».

ix)

Brahimi. e é só.

x)

pelo teor do seu abjecto artigo de opinião "mais dúvidas do que certezas para 2015" (aqui), desejo que o "belenense" vítor serpa tenha um excelente 2015, presumivelmente pintado a azul-e-branco. e que, no final, lá para Maio, todas as suas dúvidas sejam as nossas certezas mais convictas. 


"disse!"



8 comentários:

  1. Boa "posta", Miguel! Entrou como a equipe em 2015... de goleada!

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel,
    Não se esperava um jogo fácil e, inicialmente o Gil criou dificuldades. Com o tempo o FC Porto, competente, solidário, e eficaz, foi contornando as dificuldades até à goleada. Na minha opinião o jogo foi agradável e bem conseguido, sobretudo foi alcançada a vitória, justa, e que é, neste momento, o mais importante.
    Em suma, o FC Porto foi a Barcelos somar os três pontos e marcar cinco golos, entrando, assim, em 2015 com o pé direito.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Depois de 20 minutos adormecidos, o F.C.Porto melhorou, dominou, marcou 5, podia ter marcado outros tantos, ganhou com inteira justiça, fez um jogo sério e competente.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Caramba Miguel, já viste, realmente!

    Um gajo quer ver os comentaristas técnicos a bater e...nada! Deve estar tudo a hibernar! :D

    Grande jogo, não começou bem mas acabou com 5 que podiam ser 14!

    E a tua crónica é genial! Clap, clap!

    Abraçom,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  5. Miguel :

    Bom desempenho da nossa equipa.
    Gostei !

    Abraço

    ResponderEliminar


  6. caríssimas(os),

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    no fundamental:
    o "colinho", este ano, é inacreditável.
    têm mesmo que ser bi-campeões; o decreto já deve estar assinado há muito, só ainda não foi publicado.

    em Penafiel, mais um escândalo.
    marcaram na única jogada que fizeram em toda a primeira parte; no início da segunda, sentindo-se acossados, lá vai a expulsão da praxe para o adversário, com a agravante de nem falta ter sido...
    depois... em, depois faltou o mesmo cartão ao caceteiro do maxi, por falat sobre o Rabiola quando este poderia seguir isolado para a baliza... enfim...

    mesmo assim, ainda acredito que vou poder desejar "boas festas" aos meus amiguinhos do pasquim da Travessa da Queimada, em Maio.

    abr@ços a «ambos os cinco» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  7. @ Miguel,

    Não concordo nada. O benfas, a jogar desta maneira, não aguenta mais 3 jogos. Guimarães, como está a jogar? Marítimo, como derrotou o Braga? Paços, como sabe jogar? Tá bem tá. Temos de fazer o nosso trabalho mas, já se sabe, não vai haver colo que resista.

    Abraçom

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. @ Jorge

      estás no teu pleno direito em discordar.
      do que tenho visto, apetece-me parafrasear o João Pinto, adulterando a citação em causa para «prognósticos, só no final da época»...

      e como gostaria de estar errado, Jorge, neste meu pessimismo...

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons