quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

notas soltas de um 'taKonazo'... [actualizado]




caríssima(o),


1)


antes de tudo o mais, deixa-me (re)afirmar que são mesmo um gosto enorme, nos dias em que consigo ir ao nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos, assistir «ao vivo e a cores» a uma partida do nosso Amor comum ("obrigado!, Jorge!"), aqueles minutinhos que antecedem a entrada no recinto em causa.

ontem, foi mesmo muito bom aquele conBíBio com a Ana Neves, o João Santos, o sr. Rocha, o dragão Vila Pouca e o Jorge Vassalo.
e é para repetir, obviamente. 

2)


tenho para mim que será de "bom-tom" (re)lembrar que a partida de ontem foi para a "ex-taça da bjeKa"®.
portanto, será "chover no molhado" se disser que as minhas expectativas para o jogo em causa eram relativamente baixas - no sentido em que esperava com "um jogo em ritmo de treino" e nada mais do que isso: treino em competição, mas somente t-r-e-i-n-o.
quem contasse (mesmo que possivelmente) com uma 'jogatana' daquelas estava no local errado, à hora errada e sobretudo na competição errada. repito que foi um jogo a contar para a "ex-taça da bjeKa"®...

3)


do onze inicial, Lopetegui surpreendeu-me e, em certa parte (mas muito pequenina, confesso), pela negativa. explico.
no meu íntimo, não contava com as titularidades de Danilo, Tello e Jackson, mais regulares nas convocatórias para o campeonato. e, como afirmei aqui, até previa que Martins Indi alinhasse de início para "manter a forma física" (dado que estará de fora na recepção ao Paços de Ferreira, por motivos disciplinares).
o facto de ter prescindido de Ricardo (a defesa direito) e de Gonçalo Paciência, em detrimento dos nomes referidos ali atrás, convenceu-me de que a partida seria mesmo para ganhar e que há um interesse indelével em fazer um brilharete, pelo que não se olha a nomes nem a minutos de utilização para se atingir o objectivo a que se propõe atingir.

por outro lado, mas num mesmo diapasão e enquanto adepto profissional de tão-somente (por vezes, bem menos do que desejaria...) alapar o cu na sua cadeira de sonho, nas bancadas do seu teatro de sonhos azuis-e-brancos e/ou no conforto do sofá lá de casa, afirmo que outra situação que gostaria de ter visto e que não vislumbrei nos dois jogos entretanto realizados em nossa casa nesta "competição" oficial, foi a utilização de um sistema táctico alternativo. seria sempre interessante, digo eu...
mas também "foi bem" (muito bem, até!) solidificar rotinas e conceder preciosos minutos de utilização aos que não o são amiúde e com mais regularidade no campeonato.
e Rúben Neves, apesar dos seus "tenrinhos" 17 anitos, já é um "senhor" jogador!
e Quintero é um "10" puro, ponto final, parágrafo! não há que inventar (novas) posições para ele se evidenciar nos jogos e pela positiva!

4)


Jackson é o jogador com maior número de golos em pleno Dragão
45 (quarenta e cinco) em três épocas.

para celebrar esse momento, o colombiano resolveu fazê-lo em grande estilo. o 'taconazo' do JacKson é perpetuado em GIF aqui e também aqui.

valeu (bem) a pena o ingresso só para poder assistir a esse momento «ao vivo e a cores».

5)


com quem fui assistir à partida em causa, pode testemunhá-lo:
quando Gonçalo Paciência entrou em campo, para o aplauso (merecido) a JacKson, afirmei peremptoriamente que iria "molhar a sopa". assim se justifica a foto que embeleza esta "posta de pescada"®, e que não é um qualquer contra-senso para com o título da mesma.

só lamento não ter apostado nessa minha firme convicção e que viria a confirmar-se, num golo de (muito) belo efeito e de fino recorte técnico - pelo que a sua enorme alegria foi também a minha.

e para quem considera que o filho de Domingos Paciência "sacou" a grande penalidade («mais uma», como «gloriosamente» afirmou), abaixo está uma foto muito interessante e que confirma o óbvio:

(clicar na imagem para ampliar)


"isto" para não referir o que foi afirmado nos pasquins cá do burgo, sobre uma arbitragem "ao mais alto níBel":


© pasquim do 'sinhôre' serpa
(clicar na imagem para ampliar)


© pasquim do 'Quim Oliveirinha
(clicar na imagem para ampliar)



"disse!"



6 comentários:

  1. Miguel quando o Gonçalo entrou é verdade que disseste isso.
    Confirmo a tua versão.
    Oxalá continue a jogar e a evoluir, porque é especial ver jogadores da formação a jogar pela equipa principal. Foi emotivo o momento do golo de facto!

    ResponderEliminar
  2. Viva Miguel,

    Penso que ao referir que quere muito chegar à final, Lopetegui justificou as suas opções...

    Relativamente aos jovens da formação:

    Rúben Neves deixou de ser promessa e é já uma certeza do futebol portista. A distribuir jogo e a iniciar o jogo ofensivo já é melhor do que o Casemiro, só não é tão bom como este na agressividade e capacidade de desarme dos adversários... quando ganhar mais experiência vai ser o titular indiscutível.

    Quanto ao Gonçalo Paciência, confesso que de início tive duvidas se ele chegaria a ser tão bom como o Pai, mas agora reconheço que o moço tem: potencial, fibra, técnica e que futuramente pode vir a ser o goleador titular do FC Porto.
    Portanto: bravo Gonçalo! Continua assim e chegarás ao TOP

    Abraço portista

    ResponderEliminar
  3. Viva Miguel,
    Coisas:
    a) Danilo titular para que Ricardo posso ter minutos também a extremo. Ganhámos Aboubakar de volta, mas perdemos Adrian... A minha questão era: porquê Danilo e não V.Garcia... E pensei:

    b) Jackson titular para arrumar já com isto da Taça da Liga. Pronto, Danilo justificado.

    c) Tello PRECISA de ser titular. Tem que fazer um golo e um grande jogo. Ontem não foi mau, mas a bolinha não entrou... E se, como muito bem diz o Miguel, isto é um t-r-e-i-n-o, mas em competição, então serve mesmo para estas coisas.

    d) Marcano e não Indi, porque o espanhol vai ter que jogar no fds. Ritmo, ritmo.

    E pronto, depois de tudo no seu devido lugar, 30 minutinhos para o Gonçalo (este puto so não se pode lesionar de novo!) e tempo para o Quintero jogar a 10, cheio de espaço e com um adversário um pouco macio. Este Juanfer quando quiser, vai ser fabuloso.

    E lá vamos de volta à Madeira. Espero que para jogar com a equipa da Taça do Lucilio na mesma. Cheguemos onde chegarmos, devem ser eles, na maioria, a jogar. Digo eu.

    De resto, props para o pre-match :) ai está um belo motivo para ir à bola. Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Quintero 10 puro? OK, mas só se justifica numa equipa se o tal 10 puro e que só joga com a bola, sem ela não marca, não pressiona, não ajuda, for de tal maneira importante e decisivo que a restante equipa tenha de dar mais um bocadinho para ele não dar nada. E Quintero ainda não é esse jogador.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. caríssimo,

      «"10" puro» no sentido de ser um dos (poucos) criativos no plantel, capaz de criar lances de ruptura em equipas que se apresentam com dois a três autocarros de dois pisos cada.

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar


  5. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    @ João, Armando e Silva
    nada tenho a acrescentar aos vossos (muito) pertinentes comentários.


    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os quatro» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons