quinta-feira, 6 de outubro de 2011

dragão de ouro: 'dragão' Vila Pouca


© Google

caríssima(o),

quanta felicidade!
«acardita hoje é um dia de enorme fortuna para mim.
graças a um de vós - que solicitou anonimato -, consegui recuperar grande parte do espólio documental do (falecido) TOMO I - e não me refiro (só) ao arquivo de que disponibilizo em página própria.
sei que para muitos poderá parecer infantil este meu estado de espírito; mas foram (quase) três anos dedicados a uma causa cuja perpetuação está evidente neste recomeço.
naquele espaço entretanto (irremediavelmente) perdido, redigi mais de setecentas "postas de pescada"®, por vezes de uma forma infantil e/ou ingénua (quase naïf), mas sempre, sempre!, com muito afinco, dedicação, paixão e sentido de um verdadeiro serviço público: a defesa das cores do meu clube do coração. daí ainda sentir uma mágoa muito grande pelo que (cobardemente) aconteceu...
adiante!

daquelas "postas", houve várias que guardo com enorme gratidão e carinho, nomeadamente as da categoria "vinte perguntas a...". para quem já não se recorda e/ou desconhece ao que me refiro, cumpre-me elucidar que se tratou de uma (mini-)série de entrevistas a alguns de vós, portistas dos quatro costados e indefectíveis apoiantes da causa azul-e-branca. em «apenas e só» vinte perguntas, propus-me (com o consentimento dos entrevistados) «dar a conhecer o pensamento, o "sentir", a opinião sobre temáticas do quotidiano do FC Porto, de alguns dos administradores de sítios que (não só para mim) são emblemáticos da bluegosfera® - em suma, aqueles espaços de tertúlia azul-e-branca que me são queridos, que visito regularmente e onde (por vezes) mando uns bitaites. sucintamente, será uma categoria feita por portistas, sobre portismo e dedicada a todos os portistas».

porque nos encontrámos numa pausa para assuntos (muito pouco) seleccionáveis, recupero a entrevista (na íntegra) ao caríssimo dragão Vila Pouca - alguém que já dispensa apresentações.
faço votos para que este regresso ao Passado seja do teu agrado, o qual será revisitado todas as Quintas-feiras deste mês de Outubro (e salvo qualquer imprevisto).
mais informo que é uma categoria "com categoria", pelo que merece continuar para lá das revisitações saudosistas (obviamente!), «penso eu de que». ;)


beijinhos e abraços (saudosistas)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)





© Tomo I | Google
«
vinte  perguntas ao dragão Vila Pouca

[2010-11-10]
 
introdução
caríssima(o),
hoje iniciamos uma nova etapa no Tomo I, com a estreia da sua mais recente categoria e que se espera ser do agrado de todos nós: «vinte perguntas a...».
sucintamente, pretendo dar a conhecer o pensamento, o "sentir", a opinião sobre temáticas do quotidiano do FC Porto, de alguns dos administradores de sítios que (não só para mim) são emblemáticos da bluegosfera® - em suma, aqueles espaços de tertúlia azul-e-branca que me são queridos, que visito regularmente e onde (por vezes) mando uns bitaites. sucintamente, será uma categoria feita por portistas, sobre portismo e dedicada a todos os portistas.
e para estreia da dita pensei no carismático dragão Vila Pouca, que gentilmente aceitou o convite. desde já, expresso (novamente) o meu MUITO OBRIGADO! pela sua gentileza, pela sua amabilidade e pela sua prontidão na resposta ao dito.
trata-se de portista dos quatro costados, administrador do blogue "dragão até à morte" - um sítio que dispensa apresentações porque se trata de espaço de referência, ao ponto de já ter merecido uma citação no pasquim da Travessa da Queimada - e uma voz respeitada por muitos (daí as minhas citações a escritos seus, sempre que surge a oportunidade).
na decisão da sua escolha também pesou a regularidade com que visita este espaço e os comentários (sempre a propósito) que deixa.
antes da dita entrevista - previamente enviada via e-mail e respondida a 05 de Novembro, do corrente ano -, informo que, por motivos que respeitam à privacidade dos intervenientes na categoria supra, os dados biográficos serão sempre gerais - sem especificações concretas, portanto.
por último: à possível pergunta «porquê vinte perguntas?» respondo «porque sim!», dado que poderiam ser muitas mais (ou menos, dependendo da perspectiva). efectivamente, o que não se pretende é maçar todos os intervenientes, principalmente o entrevistado. considero que é um número considerável, "redondo" e que já "obriga" ao dispêndio de (pelo menos) dez minutos do precioso tempo dos entrevistados para reflexão e para responder de pronto; no limite, vinte minutos. lá está a razão do dito cujo! :D

I. dados biográficos (gerais)


ano e mês de nascimento: Fevereiro de 1956

signo do Zodíaco:
Aquário

naturalidade
(Freguesia, Concelho, Distrito)Massarelos, Porto (Porto)

residência
(Freguesia, Concelho, Distrito): Custóias, Matosinhos, Porto

estabelecimentos de ensino frequentados:

sector de actividade:
indústria de maquinaria

II. entrevista


1. é sócio do FC Porto? se sim, desde que ano?
Entrei em 1970; saí, ou melhor, deixei de pagar [quotas] quando fui para a tropa - erro que até hoje me penitencio...
Voltei a entrar de sócio em 1982 e já tenho 28 anos de sócio efectivo sou o 13 [mil e...] quando poderia ser o 7 [mil e...].

2. qual a primeira lembrança que tem enquanto portista?
Um FC Porto vs. SC Freamunde, em Juniores. Jogava o Pavão.
Foi a primeira vez que vi jogar o FC Porto e tinha 8 ou 9 anos.

3
. ainda se lembra da primeira vez que entrou num estádio de futebol? se sim, o que sentiu? recorda-se desse momento?
O jogo que referi na pergunta anterior foi no campo de treinos.
A primeira vez que entrei num estádio tinha para aí 6 anos - andava na primária da Rua João de Deus [Escola Primária João de Deus], que ficava perto do Bessa, a 100 metros e quando o professor faltava nós piravamo-nos para lá para jogar à bola.
A primeira vez que entrei num estádio cheio de gente foi num SL Benfica vs. FC Porto, com o meu avô. Perdemos 3-2, depois de recuperarmos de 2-0 para 2-2 e com o 3-2 a ser marcado pelo Torres, que meteu o Américo pela baliza dentro. Tinha 10 anos e fiquei marcado pela vergonhosa arbitragem de um senhor que já nem sei que foi.

4
. já agora: qual foi o estádio, quando foi (basta o ano), que equipas jogaram e qual o resultado final?
Está respondido [na pergunta anterior].

5
. o que entende por «portismo»? se possível, dê exemplos.
Portismo é gostar do Clube em todos os momentos, mas se possível quando as coisas correm pior - aguentei, como costumo dizer, uma longa travessia do deserto de 19 anos, com apenas um "copo de água": a vitória na Taça de Portugal, em 1968.
É praticar - ir aos jogos, de todas as modalidades, Assembleias Gerais...
É fazer alguma coisa pelo Clube sem ficar à espera que seja o Clube a fazer por nós.

6
. no seu entendimento, qual a melhor forma de se defenderem os interesses do FC Porto, quais os “locais próprios”? se possível, aponte as principais razões que sustentam a sua escolha.
Como vivemos num país centralista, que castra tudo e todos os que não pertencem à Capital, temos de aproveitar todas as possibilidades, por mais pequenas que sejam, para defender o FC Porto.
É isso que faço, é essa minha luta no blogue [dragão até à morte].

7
. há uma expressão que utilizo frequentemente: «bluegosfera®». li-a pela primeira vez no Porta19, do Jorge. nela pretendo incluir todos os espaços de debate e/ou comentário ao quotidiano do mundo azul-e-branco, sem excepção (apesar das minhas preferências, visitando-as diariamente). na sua perspectiva, o sítio oficial do clube cabe nessa definição? porquê?
Cabe. O site, apesar de não funcionar como nós queremos, é o espaço do nosso Clube e é aí que vou sempre em primeiro lugar buscar informação.

8. qual a sua opinião sobre o blogue “
Reflexão Portista”?
[esta é pessoal, eu sei ;) ]
Passo.

9
. quais as vantagens e as desvantagens, na sua opinião, de se ter um blogue dedicado ao quotidiano de um clube?
No meu caso é a minha forma de contribuir, dentro das minhas modestas possibilidades, para a defesa do FC Porto e, depois, tornar públicos os meus pensamentos sobre o Clube, sob o lema: "quem toca no FC Porto, leva"... a resposta, claro!

10
. o que o move na redacção (quase) diária de textos para o blogue [dragão até à morte]?
Está tudo dito na resposta anterior.

11
. como faz a selecção desses textos? qual é a sua rotina diária em termos de pesquisa cibernáutica?
Leio os jornais, oiço a rádio, dou uma passagem por vários sites e depois faço os posts.
Já tem acontecido lembrar-me de qualquer coisa que aparece de repente e aí, saco do telemóvel, coloco em mensagem e depois...

12
. sei que tem granjeado muitas amizades com o seu blogue [...]. e inimigos de eleição, tem alguns? se sim, conte, por favor, uma peripécia com um deles.
É verdade e isso é um motivo de grande satisfação. Posso dizer que já fiz muitas amizades, amizades que ficam para sempre.
Quanto aos inimigos, não me aquecem nem arrefecem. Sabia que quando se faz qualquer coisa que é pública, agrada-se a uns e desagrada-se a outros. E como eu não sou daqueles que pretendo agradar a toda a gente... sigo o meu caminho.
Como diz o ditado: «os cães ladram, mas a caravana passa».

13
. das seguintes opções, descreva o seu sentimento mais profundo (se possível) após uma derrota do FC Porto [só pode ser uma opção. Seleccione-a a negrito, por favor]:
a. – não durmo direito nessa noite
b. – que ninguém me fale durante as próximas vinte e quatro horas, pelo menos
c. – apetece-me mandar tudo para um sítio (ou dois) que eu cá sei
d. – extravaso o meu sentimento no “Dragão Doente” e/ou em sítios afectos ao FC Porto
e. – visito sítios do clube rival e/ou secção de comentários das edições on-line dos jornais cá do burgo e insulto tudo e todos

Mas eu tenho uma coisa: quer nas vitórias (por muito importantes que sejam), quer nas derrotas (por muitas marcas que possam deixar), rapidamente ultrapasso e parto para outra.
O meu lema é: não embandeirar em arco nas vitórias, nem ficar a chorar nas derrotas.

14
. mesmo sabendo da sua condição de indefectível apoiante da actual Direcção do FC Porto, gostaria que apontasse um nome (ou mais do que um) que, na sua percepção, poderia(m) substituir (com sucesso) Jorge Nuno Pinto da Costa. quais as principais razões dessa(s) escolha(s)?
Quando um clube tem um Líder tão carismático, tão marcante, a sucessão nunca é fácil.
Temo que o após Pinto da Costa [a sucessão] não vá ser fácil e apareçam muitos candidatos. O FC Porto é um grande clube, um clube muito apetecível e é preciso muito cuidado com quem vai aparecer.
Acredito que o último grande serviço que o actual Presidente vai fazer ao Clube é criar condições para que a transição seja pacífica, consensual e afasta os aventureiros.
Tinha pensado no [Vítor] Baía, mas ele está, pelos vistos, cheio de pressa...

15
. quem é, para si, o melhor candidato a suceder a Gilberto Madaíl na presidência da Federação Portuguesa de Futebol? quais as razões dessa escolha?
Acho que Madaíl vai suceder a Madaíl.

16
. se surgir uma oportunidade, apoiaria vender o Hulk por menos do que valor estipulado da cláusula de rescisão de cem milhões de euros? porquê?
Claro, a não ser que ele atinja uma dimensão de tal forma extraordinária que seja possível aguentar até aparecer quem pague os 100 milhões.
Nisso das vendas, estou tranquilo: poucos fazem os negócios que nós fazemos.

17
. uma série de cinco “rapidinhas” e de seguida:
a. um outro nome para o «pasquim da Travessa da Queimada»: vermes
b. um adjectivo para o «penhorado da Luz»: patético
c. um adjectivo para o «fedorento-mor»: ridículo
d. um sinónimo de «cineasta falhado»: António-Pedro de Vasconcelos
e. um antónimo para «et pluribus unum»: o significado é «em todos, um». O seu contrário talvez seja e com o FC Porto no pensamento, «um contra tantos».

18
. à data [Novembro de 2010], qual o melhor onze de sempre do FC Porto e o melhor banco (22 jogadores no total, portanto). pode "seleccionar" jogadores nacionais e/ou internacionais.

[Já fiz um post sobre o assunto.]

19
. à data [Novembro de 2010], qual o melhor onze de sempre do Futebol Mundial e o melhor banco (22 jogadores no total, portanto). pode "seleccionar" jogadores nacionais, se assim o entender.

Suplentes
:
[Gordon] Banks, Junior, Gaetano Scirea, Baresi e Paolo Maldini; Frank Rijkaard, Johan Neeskens e Platini; Zico, Ruud Gullit e Van Basten - mais Xavi, Iniesta, Romário e tantos outros que me obrigariam a fazer um grande esforço de memória.

20
. como visitante regular do TOMO I, pedia-lhe o favor de indicar um aspecto positivo e aspecto que gostasse de ver corrigido.
Tirando os cortes nas palavras, que não me caem muito bem, não tenho mais nada a apontar. Acho que tens uma forma de escrever que obriga a ler com atenção, ser lida sem pressas, o que nesta lufa-lufa, às vezes não é fácil.

21
. não há! chegamos ao FIM! MUITO OBRIGADO! pela sua participação. espero que tenha sido do seu agrado ;)
»


beijinhos e abraços (saudosistas)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :) 

1 comentário:

  1. eeii!

    k'a g'anda recordação! :)

    mais uma vez se comprova que, para o sr. Vila Pouca, « o medo é uma cena que não lhe assiste » :D

    e eu bem que tento comentar no Dragão Até À Morte.
    mas ele deve assustar-se com o meu nick :)

    mal ele sabe que é uma paródia aos lampiões e aos defensores da Verdade Desportiva ;)

    fico à espera de mais entrevistas como esta, certo?

    abraço
    SdF (Sugus da Fruta)

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons