quarta-feira, 19 de outubro de 2011

do (não conseguir) desatar o nó




facto prévio:

«ambos os três» (ditos) grandes clubes portugueses têm uma percentagem de jogadores lusos diminuta, quase ínfima (se comparável com os plantéis até à publicação da Lei Bosman, em 1995).
será a situação ideal - verificar que o clube do nosso coração apresenta-se em campo com apenas um "estranho estrangeiro" numa falange que mais parece a Legião Estrangeira? com certeza que não!
será motivador para os futuros craques dos escalões de formação constatar que (actualmente), chegados a seniores, o mais certo será o clube prescindir dos seus serviços? com certeza que não!
algo que se possa fazer para inverter estas realidades, que até já incomoda(ra)m o sr. Platini? com certeza que sim!

mas tais decisões sobre este assunto tão sério não passam pelo meu crivo e muito menos por este espaço de discussão pública, por mais sugestões que apresente. poratanto, seria óptimo (para todas as partes envolvidas) que os comentadores também percebessem que não serão as transmissões televisivas de jogos da Champions o local mais indicado para se debater tais realidades factuais [pleonasmo propositado].


factos da primeira parte:

durante a primeira parte, foi evidente que (i) o FC Porto só conseguiu criar perigo iminente junto da grande área defendida por Chiotis através de rasgos individuais - fosse de Hulk, de James ou de Guarín (este, (in)tentando aplicar a sua meia-distância) - e que (ii) o regressado Kléber necessita de readquirir ritmo competitivo e não é um Falcao (no sentido em que só se "viu" aos 11' e aos 42', eclipsando na segunda parte).

foi igualmente angustioso perceber que a "força" do colectivo portista só se fez notar nas constantes lateralizações do jogo, em busca do afunilamento do mesmo algures nas imediações da meia-lua cipriota! tal foi ainda mais notório após o empate, conseguido pelo Apoel numa jogada que teve tanto de mérito (do Apoel) como de consentimento (do FC Porto).

o golo da equipa de Chipre trouxe consigo, para além do nervos miudinho que se instalou na equipa azul-e-branca, os assobiadores de serviço instalados nalguns sectores das bancadas do Dragão. até ao jogo de hoje andavam caladinhos que nem ratos, mas sempre à espreita da sua oportunidade, dos seus minutinhos de fama (incómoda). conseguiram, com o seu chinfrim, inquietar ainda mais uma equipa que se (pres)sente que joga sob brasas.
metessem eles o assobio no... bolso e apoiassem o colectivo portista até ao apito final do árbitro, e seriam bem mais úteis no apoio (mais do que) necessário e eBidente em alturas de crise.


factos da segunda parte:

a reatamento da partida trouxe consigo a clareza de uma arbitragem que foi tão benévola e condescendente para com Rolando assim como o foi para o lateral Poursaitides (que em apenas dez minutos conseguiu passar incólume a dois cartões amarelos).
também foi perceptível para mim que Belluschi merecia uma oportunidade de participar no encontro desde no início da segunda parte - por troca com Guarín - com quarenta e cinco minutos (mais os descontos) para poder mexer com um jogo "pastilhento", quezilento, "embrulhado" e demasiado "mastigado". o livre que Freddy Guarín marcou de forma (digamos) disparatada e desastrosa, aos 51', chamou ainda mais a minha atenção para a premência daquela substituição (que aconteceria aos 69', por troca com Fernando). são opções tácticas que devo aceitar; como não possuo um curso de treinador profissional, a não ser os de bancada (às vezes) e o de sofá (muitas), tenho que me resignar...
e foi "bom" perceber que ainda nos mantemos à tona e na luta por uma passagem aos oitavos (que está ao nosso alcance e que ainda só dependemos de nós para tal) graças a três brilhantes (porque soberbas) intervenções do nosso enorme capitão, "S. Helton" pois claro!

enfim... foi (demasiado) confrangedor perceber que continua a não haver jogo colectivo de Qualidade - também por uma inequívoca e manifesta falta de frescura física na equipa - e que o futebol portista pura e simplesmente não flui, pelo que reforço a seguinte ideia: tenho para mim que não é uma questão de "ópera", mas sim de "maestro".
assim e desde já, saliento que Vítor Pereira, apesar de ser o treinador principal da equipa e merecer o meu apoio até quando o nosso grande presidente o entender, para mim, está num patamar inferior ao do Professor Jesualdo Ferreira, no sentido em que é um cagão temeroso [pleonasmo propositado] - reforçada com a seguinte troca de sms com um de vós:

um de vós [udv]:
«
época perdida. este "Jesualdo" é bem pior do que o outro. car@**o! »

je:
«
calma! ainda nada está perdido. basta substituir o "maestro". »

udv:
« o Pinto da Costa não vai [despedir] o gajo. O [Vítor] Pereira diz que o Apoel é um «colosso» e que as equipas do grupo são «muito iguais». car@**o! ele não sabe quem é o FC Porto... »

je:
«
pois não... »


factos finais:

gostava muito que o (ainda nosso) Vítor Pereira tivesse assistido ao jogo no café onde estive a desesperar com a partida, no meio de  (aproximadamente) sessenta almas azuis-e-brancas e onde redigi o rascunho deste post.
facilmente teria percebido que os adeptos querem acreditar nele, mas a crença é fraca, o desespero é muito e a insatisfação com o que a equipa (não) produz está na mesma proporção com que ele hesita nas substituições e em dar um "safanão" a partir do banco.
por último, não escrevi estas linhas só a pensar por mim, dado que, findo o jogo, ouvi demasiados lamentos portistas enquanto as redigia...


somos Porto!, car@go!

«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)

6 comentários:

  1. Somos sempre NÓS que não dormimos bem, que vamos de cabeça baixa para o trabalho. Porque é que o raio da bola nos altera tanto? Porque é que nos lembramos tão bem dos Aberdeen, Juventus, Artmedia, Sampdoria, Schalke, Feirense, Zenit, Apoel? Três dos jogos mais tristes que me lembro de ver foram esta época... Espero que ainda mude. Enviei-te para o email as informações que me pediste no SMS e que não pude dar pq tava a conduzir. Até já. J

    ResponderEliminar
  2. Exibição cinzenta e preocupante, a dar a ideia que a equipa passa realmente por um momento periclitante. A defesa continua a dar brindes. Otamendi entregou de bandeja o ouro ao bandido, mas Helton resolveu. Os laterais estiveram lentos e complicados. O meio campo esteve muito apagado com Moutinho e sobretudo Guarín em claro sub-rendimento. Na frente, Kléber esteve activo mas infeliz no remate e James muitos furos abaixo das expectativas. Também Vítor Pereira não esteve feliz a mexer na equipa. Se as entradas de Silvestre Varela, Belluschi e Defour foram bem observadas, embora com algum atraso, já a saída de Fernando me pareceu desastrada. Creio que seria mais plausível a saída de Guarín.

    Enfim, mais um passo em falso que não ajuda em nada a auto-confiança necessária para voltar às exibições à Porto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Miguel,

    está a ser uma jornada de trabalho difícil: os lampiões com quem partilho o mesmo espaço não páram de mandar bocas. Estão com um papo enorme, maior do que o ego que têm.
    Até já respondi a um que "as galinhas fazem peito mas também levam no cú". Não adiantou. Respondeu-me que no rego levámos nós, frente ao Zenit. Tive que enfiar a boca (e devagarinho, para não magoar ainda mais)...

    Este Vítor Pereira é um cromo, é o que é. Como adjunto até pode ser (ou tere sido) bom; como treinador principal do FCP está a prazo.
    Seria preferível a sua substituição para já do que aguardar por melhores dias...

    Abraço
    SdF

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,

    Ontem foi uma tremenda desilusão.

    Fomos uma equipa apática, sem ambição e sem fio de jogo.

    Só Hulk remou contra a maré.

    Podíamos ter mesmo perdido a partida. O Apoel dispôs de duas excelentes oportunidades nos minutos finais.

    Vítor Pereira esteve uma vez mais muito mal na preparação do jogo e nas mexidas.
    Não é treinador para o Porto e há que mudar enquanto não temos tudo perdido.

    Vítor Pereira foi infeliz na análise final ao jogo, defendendo-se com a suposta qualidade do adversário. Senhor VP o FC Porto tem a obrigação de levar de vencida esta modesta equipa do Apoel, não venha com tretas.

    Os adeptos não mereciam este empate, pelo que foram justíssimos os apupos à equipa e treinador.

    As contas da champions complicam-se e obrigam nos a vencer os restantes jogos.

    Abraço e boa semana

    Paulo


    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Bom dia,

    Não estamos bem. A equipa está bloqueada mentalmente e o nosso mister está, como ele próprio temeu, a comprometer a qualidade que tem em mãos. É certo que os jogadores não ajudam, mas VP está completamente perdido!

    VP,

    Encarar o Apoel com tanto calculismo é uma enorme falha na abordagem ao jogo. É nisto que na minha opinião tens errado sistematicamente. Estás descontrolado, temeroso, apático e com grandes falhas no pensamento tático do jogo. Demonstras falta de segurança nas substituições e no diálogo com os jogadores receio que não consigas atingir a atenção deles! Mais…aquilo que disseste no final do jogo é um total descalabro! Equipas muito iguais?

    Foi uma noite como não me lembrava de ver. Má, muito má. A defesa esteve complicativa, o meio campo não funcionou e o ataque esteve em total desinspiração. Jogo lateralizado, sem soluções, descontrolado e muito apático. Salvou-se Hulk e Fernando da nota negativa.

    Nada está perdido, é certo. No entanto, isso é o que me preocupa mais. A minha preocupação é tanta que temo que quando se vier a intervir nesta situação já seja tarde demais. Que assim não seja.

    Criticar o FC Porto e o seu “maestro” não é fácil para mim. É quase como criticar as pessoas que mais amo, mas…não posso evitar.

    Mais uma vez a bola dedica-nos a sua capa. Curisoso ser sempre quando temos maus resultados. É a evidência daquilo que aquele jornal apoia: a mesquinhez, ódio, inveja e parolice do clube do regime. Tanta triunfos, tantos títulos e tantos feitos atinge o FC Porto ano após ano, mas só nos maus momentos é que se lembram de nós para a capa: mordam a língua seus energúmenos! Isso ainda nos dá mais força!

    Mudemos o rumo dos acontecimentos…

    Orgulhosamente Portista!

    http://portounido.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  6. caríssimos,

    obrigado! pela vossa visita e pelos vossos comentários ;)

    lastimavelmente o meu estado de espírito ainda não é o melhor desde (sensivelmente) as 21h35m de ontem...
    o que retenho é ter-me esgotado a paciência e o crédito para com Vítor Pereira e sus muchachos bem mais cedo do que esperava.

    abr@ço a todos
    Miguel

    ps:
    @ doctor J e sugus da fruta

    como li por aí, « quem não sente, não entende! »

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons