segunda-feira, 29 de agosto de 2011

dos palpites


© Google

caríssima(o),

eis o segundo post do caríssimo Armando Vieira, o novo colaborador deste nosso espaço de discussão pública.
espero que a leitura também seja do teu agrado. ;)

«
Liga dos Campeões: Grupo G, o que esperar?
No sorteio da passada Quinta-feira (2011-08-25), o FC Porto ficou colocado no Grupo G da Liga dos Campeões, juntamente com o FC Shakhtar Donetsk (Ucrânia), o FC Zenit St. Petersburg (Rússia) e o Apoel FC (Chipre).
A primeira conclusão a retirar é que o FC Porto vai percorrer muitos quilómetros nesta fase.
A outra conclusão é que o grupo não é nada fácil, dado que as equipas não têm um grande historial mas são aguerridas e batem-se muito bem; mas a conquista do primeiro lugar do grupo não está fora do alcance dos Dragões.

O FC Shakhtar Donetsk é o rival mais forte. São os campeões em título na Ucrânia e já venceram a sua Liga diversas vezes. Na Europa têm uma Taça UEFA conquistada em 2008/09, derrotando o Werder Bremen, na final realizada em Istambul. Foi o último ano antes da modificação da segunda prova da UEFA para a designação corrente de "Liga Europa".
No ano passado participaram na Liga dos Campeões, competição em que são habituais, e chegaram aos quartos-de-final, onde foram eliminados pelo Barcelona. Tiveram uma campanha impressionante e, apesar dos números da derrota (6-1 no conjunto das duas mãos), venderam cara a sua eliminação.
Em 2009, também contra o Barcelona, saíram derrotados da Supertaça europeia. Curiosamente, um outro registo de destaque foi a presença nos quartos-de-final da extinta Taça dos Vencedores das Taças, em 1983/84, onde foram eliminados pelo FC Porto.

O FC Zenit St Petersburg é uma das mais fortes equipas russas da actualidade.
Protegidos e financiados pelo dono do Chelsea, Roman Abramovic, venceram a sua Liga em 2007 e em 2010. É um clube com um sucesso mais recente, devido a melhores circunstâncias financeiras.
Na Europa venceram, em 2008, a Taça UEFA, no estádio do Manchester City, tendo defrontado o Glasgow Rangers. Deixaram pelo caminho equipas como o Bayern Munique e o Bayer Leverkusen. No mesmo ano venceram a Supertaça Europeia frente ao Manchester United.
No seu plantel contam com os portugueses Danny e Bruno Alves, embora se fale que o central pode rumar à Juventus ainda antes do fecho do mercado.

O Apoel FC é teoricamente a equipa mais fraca do grupo. Os campeões cipriotas em título são a equipa com o maior número de títulos, mas na Europa as suas participações são modestas: marcaram presença na fase de grupos da Liga dos Campeões em 2009/10, precisamente num grupo em que também faziam parte o FC Porto, o Chelsea e o Atlético Madrid. Terminaram em último do grupo; em 2002/03 chegaram à segunda ronda da Taça UEFA e na época passada ficaram-se pelo play-off de acesso à Liga Europa.
Têm no seu plantel três portugueses, Paulo Jorge, Nuno Morais e Hélio Pinto.
Não se esperam dificuldades intransponíveis, mas por vezes é nos jogos teoricamente mais fáceis que se perdem pontos e qualificações.
»

ps:
o Tomo II agradece ao caríssimo Armando Vieira mais esta prestimosa colaboração, numa análise exemplar ao grupo da Champions em causa.

beijinhos e abraços (confiantes)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)