sábado, 27 de agosto de 2011

do dia seguinte



caríssima(o),

hoje, este espaço de opinião púb(l)ica está a carborar em pleno, qual «máquina de contar notas em plena laboraçom». no entanto, confesso que ao contrário das outras "postas de pescada"®, esta não estava (digamos) agendada. é que hoje é (efectivamente) final-de-semana aqui para o je; e para este que vos escreve, quando não descansa, «a criatividade rima com bitoques de alumínio». assim, depois de abrir a pestana perto das 10h da matina - dado que «os pedreiros levantam-se às 7h» mas é só durante a semana -, resolvi ir comer uma bela de uma regueifa a uma padaria perto de onde habito (nada de segundas intenções, sff), passando pela tabacaria habitual para passar os olhos pelas capas dos jornais do dia, desportivos inclusive. gostei muito da do Rascord, que deixo para memória futura. é que nem o pasquim da Travessa da queimada se atreveu a tanto!



depois de esboçar um sorriso, não só perante aquele destaque, mas sobretudo ao facto de felizmente ter perdido um "outro" jogo que não o de ontem, pedi ao sr. Carlos, não pelo (agora habitual) pasquim da Travessa da Queimada, mas pelo jornal diário desportivo com sede na Rua Gonçalo Cristóvão, na cidade InBicta. e foi na leitura da crónica ao encontro de ontem que quase me engasgava.

sucintamente e para não te entediar, refiro que o sr. André Viana, mesmo estando no Mónaco, não assistiu ao vivo e a cores, no estádio, à mesma partida que eu vi na televisão. centro-me na questão fulcral: para aquele jornalista o Guarín deveria ser proscrito do futebol. não bastando a prosa que lhe dedica no "momento do encontro", atente-se nesta classificação individual ao seu desempenho:

«
Guarín: 2 [numa escala de 0-10]

Uma noite para esquecer.
O colombiano traiu a equipa ao assistir Messi para o primeiro golo - um lance que abalou uma equipa que, até aí, estava a controlar o super-Barça.
Como um mal nunca vem só, perdeu a cabeça e agrediu Mascherano, sem bola [!!], deixando a equipa com nove elementos, mesmo que perto do fim.
De positivo, uma bomba, do meio da rua, aos 54', que Valdês desviou com dificuldade e uma grande penalidade que lhe terá sido negada por Bjorn Kuipers, por falta de Abidal.
»

de facto, Fredy Guarín teve uma noite memorável pelos piores motivos, todos o reconhecemos, ao estilo de «cada cavadela, uma minhoca». no fundo, ontem, o Fredy teve um «processo evolutivo no lado descendente da curva», no sentido em que errou como outros tantos jogadores que enverga(ra)m a camisola do FC Porto erra(ra)m. assim, de repente, à pressão, lembro-me das últimas asneiras do Fernando - um polvo que já «ordenhou» mais do que no Presente.
o que aconteceu foi que, no caso do Guarín, a asneirola resultou em golo. foi "só" isso, e em que o advérbio "só" não significa que Guarín deva ser acometido de actos severos de punição, que envolvam tudo o que possa ser censurável e condenável nos dias que correm; não receber o prémio de jogo já será suficiente. é que e lá vem a frase feita, quem nunca errou que atire a primeira pedra, pois que «isto parecendo difícil não é nada fácil». e percebe-se porquê: em início de época, para o nosso tanque colombiano, «passagens? Só se forem as de níBel», isto é, não lhe peçam para ser o Belluschi.
em resumo: não confundam «a obra-prima do mestre com a prima do mestre-de-obras».

já agora e num registo de «grão a grão, apanha a galinha uma congestão», também não gostei de ler o mais recente REMATE DE LETRA de Jorge Maia. só o título "Guarín, o jogador mais infeliz do mundo" já revela todo o seu conteúdo, certo?

para ajudar à festa e já em casa, consultando esse maravilhoso mundo que é a bluegosfera®, normalmente frequentado por indefectíveis portistas dos quatro costados, fiquei incrédulo quando li por aí os seguintes comentários:

«
« mas este treinador vale alguma coisa, por acaso?! vai ser uma época igual à do Octávio. »

« pouco Hulk para quem esperava ser ele a carregar este Dragão para um momento inesquecível. »

« não gostei do FC Porto, uma equipa à mercê das acelerações do FC Barcelona; uma equipa sem patrão no meio campo; uma equipa sem laterais, que deveriam subir para abrirem nas alas e, talvez o pior, uma equipa que espera uma proeza duma individualidade, esquecendo que a individualidade nasce do colectivo. »

« constatação das respectivas diferenças entre as equipas em confronto: quase todos os jogadores do Barça são exímios executantes a: driblar, fintar, simular e a desarmar os seus adversários e nestes aspectos muito melhores do que os jogadores portistas. Além disso são mais profissionais, pois não se limitam a brincar com a bola no ataque também são sérios, humildes e eficazes a defender! » 
« confio a 200% no nosso presidente mas este ano algo está a falhar: a equipa sofreu com saídas, alguns jogadores têm a cabeça noutras paragens, temos um dos melhores jogadores do plantel encostado [...] Se todos sabíamos que Falcao ia sair, como é possível que, com tanto que se investiu, [ainda] não haver um grande ponta de lança na calha? Gosto do Kleber, mas não é ele que vai resolver os jogos nesta altura. Enfim, por estar habituado a uma gestão tão criteriosa do nosso clube, este ano estou algo desiludido com este início de época. »  

»


tudo bem que me recuso a ser "ovelha" - que é o contrário de quem «tira os olhos da aveia, cavalo -, pelo que sou apologista do contraditório, mas depois do jogo realizado pela equipa do FC Porto ante o melhor clube do mundo no momento, que já chegou a humilhar o Manchester United numa final da Champions e a espetar cinco golos sem resposta aos galácticos do Real Madrid, legitimamente pergunto:
mas anda tudo doido?!

nós não somos o Zbording/Sportém, car@go!
será que quem escreveu aquelas alarvidades tem memória curta? será que sabe que estamos em início de época, que o plantel ainda está para ser formado (com as condicionantes de um mercado de transferências que se prolonga até ao final do mês de Agosto), que os atletas estão à procura dos seus melhores índices físicos, que o nosso treinador está a ter a coragem de alterar procedimentos tácticos há demasiado tempo enraizados no clube, e só para enumerar o que é por demais evidente?
será que esses portistas ainda confiam em quem dirige os destinos do clube há mais de vinte e nove anos? convenhamos que vinte e nove anos não são vinte e nove meses...

para finalizar, uma nota explicativa sobre as hiperligações deste texto inclusas em «aspas». todas elas, sem excepção, redireccionam para um sítio que recorda os saudosos tempos da rádio VOXX, que esteve no éter da InBicta na frequência 90.0; mas só foi inBicta até Junho de 2005.
porque me considero um saudosista e faço parte dessas «imensa minoria» que adorava a «VOXX! é bom!», dado que era passava «a melhor música de todos os apeadeiros!», pelo que era «a melhor rádio cá do prédio», pois «tudo o que se uva, uva na VOXX», por conseguinte «a número 1... dos ouvintes da VOXX», essas hiperligações mais não são do que o perpetuar de alguns memoráveis (e hilariantes) spots radiofónicos, todos eles dados a conhecer pela voz de Óscar Branco.


beijinhos e abraços (atónitos)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

3 comentários:

  1. Confesso que quanto a este jogo tenho sido calimero e me tenho queixado do arbitro. Até porque é unânime que temos razão de queixas mas quanto ao Guarin não tenho nada a queixar-me nem a lhe apontar. Nisso não tenho sido calimero.
    Teve um erro colossal (palavra muito em voga hoje em dia) mas são coisas que acontecem e nunca há boas alturas para acontecerem. Guarin fez um jogo esforçado, talvez a tentar dar nas vistas e ir para um "campeonato mais competitivo", mas as coisas nem sempre lhe saíram bem.

    Mas atribuo mais culpas nesse lance ao Messi que ao colombiano.
    O argentino começa a dar-me raiva. Não só controla a bola colada ao pé de uma forma incompreensível e que foge as regras da física como ainda por cima tem o condão de ter uma sorte do tamanho do iate do Abramosbicos. O ranhoso do gajo está plantado no meio da horta e não é que é para lá que o outro mete a bola?

    Tipos assim, que nascem com o cu virado para a lua e que têm um constante paio deviam ser proibidos de participar em qualquer coisa que envolva sorte e azar. Ou seja, serem presos e ninguém lhes pôr a vista em cima até morrerem. lol

    ResponderEliminar
  2. Mega-Tollas. Penso que o que nos aflige neste início de época são muitos jogadores a querer saír e o clube a tentar travar a sangria como pode... O problema é que os jogadores que nós queríamos connosco são os que querem saír com mais força (excepto o Hulk) e os que queríamos bem longe não querem ou não têm pretendentes para saír... Portanto, até quarta feira estamos mal. Depois, demoramos um mesito a animar os que não saíram.. E depois então voltamos ao jogo dominador da época passada. Penso eu de que...

    ResponderEliminar
  3. @ Nelson

    nem mais.
    escrever seja lá o que for sobre o teu (assertivo) comentário é "estragá-lo" por redundância ;)

    @ Doctor J

    o teu pensamento é também o meu desejo.
    e nunca mais é Sábado... ;)

    abraços a «ambos os dois» ;)

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons