segunda-feira, 29 de agosto de 2011

do chauvinismo francês



caríssima(o),

não foi amplamente divulgada, pelo que só tive contacto com ela acidentalmente.
refiro-me à entrevista que o actual Presidente da UEFA, Michel Platini, concedeu ao jornal desportivo OJOGO, na semana passada, em vésperas do sorteio para a fase de grupos da Champions, e publicada no dia da final da Supertaça Europeia.

dela retenho o desconforto que o francês tem relativamente a dois temas: o FC Porto, o nosso grande presidente Pinto da Costa e o facto de paulatinamente conquistarmos o nosso espaço na Europa do Futebol. afinal são três. ;)
um exemplo fulcral:

« [...] Acredito no futuro do futebol na Europa porque vamos regulamentar as questões económicas e haverá mais equilíbrio. Hoje, o FC Porto tem dificuldades em vencer as grandes competições internacionais. [...] »

alguém me faça um enorme favor e: (1) informe o sr. em questão para deixar de beber fora das refeições, (2) lhe dizer «não há droga!» e que (3) o FC Porto é o actual detentor da Liga Europa (ex-taça UEFA) - a segunda competição europeia de clubes mais importante organizada por aquele organismo.
ou então, pelas suas palavras se depreende que efectivamente a Liga Europa e os moldes em como ela decorre já não interessam a ninguém, nem mesmo ao actual Presidente da UEFA.

também "gostei muito" quando o sr. afirmou categoricamente que: « Pego no exemplo [de corrupção] do Fenerbahçe: temos uma ideia clara de que cometeram erros, mas os tribunais não conseguiram provar nada. Sendo assim, o que fazemos? Este caso não é muito diferente do que aconteceu com o FC Porto. [...]».

peço um segundo favor para que uma alma caridosa tenha a infinita bondade de explicar as distinções entre os processos "Apito Dourado" (o desportivo) e "Apito Final" (o cível), e entre estes e o caso turco, ao actual Presidente da UEFA. é que com este tipo de afirmações o sr. mais parece um Presidente de Junta que eu cá conheço...

a entrevista segue dentro de momentos.


beijinhos e abraços (com uma baguette debaixo do respectivo)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)



«
FC Barcelona e FC Porto têm sido equipas elogiadas pelo futebol que praticam. Como antevê esta Supertaça Europeia?
Eu não sou adepto. Respeito as emoções dos jogadores do FC Porto e do FC Barcelona e espero que se faça uma festa em torno deste jogo. Não sei quem vai ganhar, mas não sofro com isso. Vejo jogos quase todos os dias, mas não sou um adepto. Gosto de sentir a emoção dos jogadores, acho que isso tem de ser válido para o futebol e para a vida. Há bons jogadores em ambas as equipas, jogadores que colocam emoção no jogo, portanto…
Conhece bem a equipa do FC Porto? Concorda que merece ser conhecida como um "mini Barcelona"?
É difícil dizer isso. Não sigo o futebol português diariamente. Pela televisão é difícil de ter uma ideia muito clara. Mas, se há quem diga que é um "mini Barcelona", parece-me que é um bom elogio. Sei que têm um novo treinador, talvez mudem o estilo de jogo…
Todos conhecem o estilo do FC Barcelona... Não estou assim tão identificado com o estilo do FC Porto. Não sei se têm a identidade que tinham quando jogaram a final contra mim [Taça das Taças, em 1984]; a esse nível o FC Barcelona é mais previsível porque tem sempre a mesma forma de jogar. Mas também confesso que sigo menos as tendências tácticas do que os jogadores.
Há algum jogador do FC Porto que aprecie particularmente?
Falou-se muito do Falcao na época passada. Sei que se transferiu para o Atlético de Madrid. Ainda há muitos sul-americanos no FC Porto?
Alguns. Aliás, fez questão de dizê-lo depois da final da Liga Europa…
Sim, mas digo também que o 5lb não jogou com portugueses ontem [Quarta-feira, no encontro ante o Twente, na segunda mão da terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Champions]. E vocês têm bons genes, até foram finalistas do Mundial de sub-20. Há que proteger os jogadores portugueses.
Mas esse não é um problema global?
É. Mas eu não posso fazer nada contra isso. Posso alertar contra isso, mas não posso fazer nada [!!].
Em Maio último, falou especificamente do FC Porto e essas declarações não caíram bem em Portugal. O Inter de Milão, por exemplo, ganhou a Liga dos Campeões em 2010 sem nenhum italiano no onze…
Sim. E eu disse exactamente a mesma coisa. Digo sempre isso. O futebol baseia-se nas identidades. Quando joga o FC Porto contra o 5lb é Porto contra Lisboa. Como explicar que haja equipas portuguesas sem portugueses? Isso é algo que me deixa alterado. Talvez seja esse o futebol de hoje em dia, mas não são esses os valores do jogo.
O que pode ser feito contra isso?
Nada. Os adeptos do FC Porto é que têm de estar contra isso [!!].
Imagino que as crianças que apoiam o FC Porto tenham o sonho de jogar pelo seu clube, mas não podem porque há jogadores que chegam de todos os lados. E quem é do FC Porto vai jogar onde? No Guimarães? Em França? É uma filosofia e não se pode fazer nada contra isso. É assim…
Também jogou em Itália…
Sim, mas havia dois estrangeiros. Não eram 11! Eram dois, depois três, depois a Lei Bosman… São as regras europeias e nada a fazer...
Não estou contente, percebem? Je suis pas amoreux... I'm notNon sono innamorato di questo... Mas não posso fazer nada. E aqui quem está a falar é o Michel Platini, ex-jogador de futebol, não o presidente da UEFA.
Um exemplo: na época passada o Manchester United jogou a final da Liga dos Campeões com apenas três ingleses. Porque não disse nada? Porque falou especificamente do FC Porto?
Digo sempre. Perguntem à Imprensa inglesa se não o disse. Aliás, digo o mesmo quanto ao Paris Saint-Germain. Não gostei que viesse um catari comprar o PSG.
Talvez seja esse o futebol de Amanhã, mas não são esses os valores que me fizeram gostar de futebol. O Futebol é um jogo popular e isso requer identidade. Hoje há árabes no Manchester City, russos no Chelsea… É outro mundo.
Aqui fala o meu coração. Em 1984 havia muitos portugueses no FC Porto contra quem joguei a final da Taça das Taças. Bom, isso mudou. É preciso gerar dinheiro, mas atenção que hoje temos 1,2 biliões de euros de défice anual no futebol. É dinheiro perdido.
Mas sobre isso a UEFA pode actuar.
Sim. E actuaremos. Haverá um controlo financeiro cuja base é muito simples: não podemos gastar mais dinheiro do que aquele que somos capazes de gerar. Hoje há 1,2 biliões perdidos todos os anos. Imaginem isso no vosso jornal. Fecha as portas, não é?
Bom, mas o futebol continua e vejam o que está a acontecer... Até em Espanha e Itália há jogadores a fazer greve porque não recebem. Algo se passa e há que fazer alguma coisa para que isso mude. Essa sim é a missão do presidente da UEFA.
O que se passa em Espanha e Itália é a consequência de algo contra o que venho alertando há mais de um ano: os jogadores têm de receber o seu salário! O Futebol tem de ser viável! Isso é válido também para as pequenas divisões profissionais.
Concorda com um tecto salarial [para os salários dos jogadores profissionais da modalidade]?
Actualmente isso não é possível. Sou a primeira pessoa que está a travar esta luta nos últimos 50 anos. Mas é uma necessidade. Temos de ajudar os clubes, os clubes concordam com isso. Há que fazê-lo.
O FC Porto tem apresentado resultados positivos todos os anos. É um exemplo?
Sim, o FC Porto está muito bem.
Falcao foi vendido por 40 milhões de euros depois de ter sido comprado por 5. É este o modelo?
O problema é saber se o Atlético de Madrid tem 40 milhões para gastar. E se alguém podia comprar o Aguero por 45…
Acha que as transferências não são claras? Há dinheiro que não se sabe como circula e por onde circula?
Não digo isso. Penso que hoje é fácil contratar jogadores e depois desrespeitar os contratos.
É por isso que precisamos de implementar regras. Perde-se muito dinheiro no negócio do futebol, portanto tirem as vossas conclusões…
O futebol não pode acabar, mas não pode viver acima das suas possibilidades. Teremos comissões financeiras e de disciplina para regular isso. Não gosto de falar de punições, mas de regras.

Conhece Pinto da Costa há muito tempo. O que pensa dele?
Não o conheço pessoalmente
[!!]. Tornou o FC Porto numa equipa campeã. Compra barato e vende caro, trabalha bem.
Há três anos, disse que…
Sim, houve problemas há três anos...
... Disse que a punição ao FC Porto pela Liga portuguesa era um bom sinal contra a batota. Mantém essa ideia?
Tomámos uma posição importante. Hoje temos o mesmo problema com o Fenerbahçe.
O presidente da UEFA não está aqui para ser popular, está aqui para ser o garante da legalidade. Mas está resolvido.
Disse que não estava satisfeito com a admissão do FC Porto na Liga dos Campeões. Mas foi uma decisão do Tribunal Arbitral do Desporto [TAS]
Pois. O TAS decidiu. E pronto.
Mas é bom para o Futebol que o presidente da UEFA diga uma coisa e que o TAS e a própria UEFA decidam outra?
Não desrespeito o TAS. Havia evidências…
[Platini pergunta a um dos assessores: "Qual é a história?"]
Ah sim! mudámos o regulamento. Isso... O TAS não se pronunciou sobre a corrupção, mas sobre o seu enquadramento face aos regulamentos.
Acha que os títulos do FC Porto não são "claros"?
Não estou contra o FC Porto...
Mas em Portugal as suas intervenções são polémicas...
Por que estaria contra o FC Porto? O presidente da UEFA deve ter opiniões. Se decorrem inquéritos, nós somos obrigados a tomar uma posição.
Pego no exemplo do Fenerbahçe: temos uma ideia clara de que cometeram erros, mas os tribunais não conseguiram provar nada. Sendo assim, o que fazemos? Este caso não é muito diferente do que aconteceu com o FC Porto [!!]. Aliás e para perceberem a dinâmica, se estivesse contra o FC Porto e se este clube "controlasse" os árbitros, eles não teriam ganho a final da Liga Europa no ano passado. Certo?

Com Mourinho, o FC Porto ganhou a Liga dos Campeões depois de vencer a UEFA. A história pode repetir-se?
Actualmente, é um pouco mais difícil. Não porque não queria, ou porque não conheço os árbitros [risos], mas sobretudo porque acredito que há equipas de grande qualidade na Liga dos Campeões.
Hoje em dia, é muito mais difícil. Aliás, vai ser difícil voltar a ver uma final entre dois clubes como o FC Porto e o Mónaco. Para além disso, o FC Porto também derrotou o Deportivo da Corunha nas meias-finais, um clube que, tal como o Mónaco, também está na segunda divisão. O futebol evoluiu ao longo dos últimos anos.
Sabia que quando era miúdo, Pep Guardiola tinha um poster seu no quarto?
Por acaso sabia. Já tinha lido sobre isso, mas nunca tive a oportunidade de falar com ele sobre o assunto. O que posso dizer mais? Bem, posso dizer que ele tinha bom gosto [risos].
E sabia que ele tinha tentado pedir-lhe a camisola durante uma partida entre a Juventus e o FC Barcelona?
Não, não sabia. Isso é verdade? Mas não sabia. Acaba por ser uma situação normal. Por exemplo, eu queria ter a camisola do Cruyff e do Pelé...
A UEFA foi acusada por vários clubes (Arsenal, Chelsea, Real Madrid...) de defender o FC Barcelona...
Isso não é verdade! Por que motivo é que protegeria o FC Barcelona? Porquê?
Não percebo porque é que as pessoas dizem isso. Sinceramente! A UEFA é uma casa honesta. Os árbitros também. Podem eventualmente errar num determinado jogo, mas tenho a certeza de que não é voluntário.
Já o ouvimos elogiar várias vezes este estilo do Barcelona...
Gosto muito da forma de jogar do FC Barcelona porque me faz recordar o futebol de antigamente, mas ao mesmo tempo com as exigências da actualidade. Eles jogam a bola com um estilo de passe como fazíamos com a selecção francesa, eu, Tigana, Giresse e Genghini. Eles conseguiram guardar o espírito trazido pelo Cruyff e acho formidável a forma como eles jogam.
O Real Madrid joga de outra forma, a selecção francesa também tem um estilo próprio, e é por isso que eu gosto tanto de futebol e dos jogadores. O Messi não joga igual ao Ronaldo, o Gerard é diferente do Lampard, e é por isso que o futebol é fantástico.
Já agora: Messi ou Ronaldo?
São dois jogadores completamente diferentes e são a prova de que o futebol pode ser jogado de duas formas completamente distintas, mas com a mesma qualidade.
Acho os dois formidáveis, são os melhores do mundo, e não consigo dizer que um é melhor do que o outro. Hoje em dia, fala-se mais do Messi, mas o Ronaldo até marcou mais golos em Espanha na última época. Ronaldo é mais rápido, enquanto o Messi tem uma forma muito particular de jogar. Mas é subjectivo: fala-se muito da questão de quem é o melhor, Pelé ou Maradona? Eu, por exemplo, gostava mais do Cruyff.
Qual é o futuro que a UEFA pretende para o futebol na Europa?
Acredito no futuro do futebol na Europa porque vamos regulamentar as questões económicas e haverá mais equilíbrio.
Hoje, o FC Porto tem dificuldades em vencer as grandes competições internacionais [!!]; provavelmente, dentro de poucos anos, clubes como o FC Porto poderão competir da mesma forma com os principais clubes europeus, uma vez que haverá um maior equilíbrio no que diz respeito às situações financeiras.
Para além disso, estou certo de que vai continuar a haver grandes jogadores.

A UEFA nomeou para a final da Supertaça Europeia o árbitro da primeira mão da meia-final da Liga Europa frente ao Villarreal, sobre o qual saíram notícias de um eventual jantar com Pinto da Costa. Consegue explicar esta nomeação?Não sei... Nem sequer sabia quem era o árbitro para este jogo.
Não me ocupo de dois temas na UEFA: os assuntos disciplinares - que têm um comité independente - e as questões relacionadas com as arbitragens. Nesse campo, é o senhor Collina que decide. Se conseguirem falar com ele, perguntem-lhe porque escolheu este árbitro. Não conhecia os árbitros quando jogava, e não conheço os árbitros agora. Podem acreditar em mim. Preocupo-me com a arbitragem, mas não com os árbitros. Posso apenas dizer que estou muito contente com o estado da arbitragem.

Está satisfeito com a experiência dos cinco árbitros?
Como referi, estou tranquilo quando o assunto é a arbitragem. Não há erros.
Não há erros?!
Não há muitos erros... Ou melhor, não há erros. Não há erros.
A inclusão dos árbitros de baliza foi importante para que isso acontecesse. Por exemplo: ainda agora, no jogo entre a Udinese e o Arsenal, foi o árbitro de baliza que marcou a grande penalidade, uma vez que o árbitro principal não conseguiu ver. Por isso, estou muito contente. E os árbitros também.

Como descreve a relação de José Mourinho com a UEFA?
Gosto muito do José - e gosto mesmo! Mas quando alguém faz uma asneira, fazemos o mesmo que às crianças: castigamos. E foi isso que fizemos com ele. Apesar disso, gosto muito do José Mourinho, da forma como treina. É verdade que tem algumas reacções intempestivas, mas gosto dele.
E que opinião tem sobre os recentes incidentes no final do jogo entre o FC Barcelona e o Real Madrid?
Não foi bonito e o Futebol não precisa de momentos como aquele. Dois dos maiores clubes do mundo deram um péssimo exemplo às crianças. As duas equipas deram um grande espectáculo de futebol durante os 90 minutos, mas estragaram tudo com aqueles segundos. O futebol é um desporto de homens, mas é necessário respeitar os adversários. E as pessoas têm de aceitar a derrota. Aliás, vemos a grandeza dos homens nas derrotas e não nas vitórias. Gosto muito dos dois clubes, dos treinadores, dos jogadores, mas tenho de admitir que fizeram uma figura triste. 
»
fonte: ojogo.pt
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.

2 comentários:

  1. Conheces a expressão: "caguei e andei"?
    É o que eu faço quando o xôr plantaki usa da sua verborreia.

    Nem li mais, desculpa lá, que duas linhas. E já a tinha visto no dia em que saiu no jornal O Jogo e fiz o mesmo nessa altura.

    ResponderEliminar
  2. @ Nelson

    o platinados também é um dos meus odiozinhos de estimação. desde 1984. mas resolvi public(it)ar a dita entrevista, não só para memória futura, mas igualmente porque as alarvidades do sr. não podem ser sonegadas, não podem ficar escondidas no Silêncio. afinal, sempre é o actual Presidente da UEFA, que diabo! e aquele sorriso a entregar as medalhas e a Supertaça Europeia ao FC Barcelona conseguiram que momentaneamente me tivesse esquecido da nossa bofetada de luva azul-e-branca em Maio último.

    abraço
    Miguel

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons