quarta-feira, 24 de agosto de 2011

de um novo ano lectivo

 © Google

caríssima(o),

como poderá ser do teu conhecimento (ou então, não...), trabalho num estabelecimento de ensino secundário no Grande Porto.
após já ter respondido às mesmas questões (bem mais do que) cinquenta vezes diárias desde o meu regresso de umas (merecidas) férias, registo as seguintes regras de ouro e algumas ideias-chave sobre a problemática das matrículas (e das suas renovações).
estou em crer que estas recomendações serão bastante úteis, não só para o próximo ano lectivo 2011/2012, como para os vindouros.

as duas regras de ouro são:
1) acompanhe sempre o seu educando em todo o processo de matrícula.
lembre-se que a pior imagem que poderá transmitir para o exterior é desconhecer que afinal o seu educando falsificou a sua assinatura num Boletim de Transferência de Escola e, por absurdo, preferiu o curso profissional de "Técnico de Import/Export" (que não existe!) na Escola Secundária de Alcoitão de Baixo (idem), quando tinha garantido que iria frequentar o curso de "Ciências e Tecnologias" na melhor escola do concelho onde reside;
1.1.) por "acompanhar" entenda-se perder (pelo menos) duas horas de televisão e apoiá-lo no em todo o processo, inclusive no preenchimento daquele  impresso;
1.2.) por "todo o processo" entenda-se comparecer nas reuniões de avaliação final de ano de escolaridade e nas de renovação de matrículas, marcadas pelos directores de turma do estabelecimento de ensino que o seu educando frequenta(va);

2) nunca se esqueça da regra nr. 1), que é a fundamental.

algumas ideias-chave a reter em todo este processo, sendo que a ordem da sua apresentação não obedece a qualquer critério:
1) compareça presencialmente nos Serviços Administrativos e dentro do seu horário de expediente.
em vez de telefonar e/ou enviar e-mails e/ou recados por funcionários que trabalham no estabelecimento de ensino que pretende que o seu educando venha a frequentar, aproveite a(s) oportunidade(s), não só para conhecer o espaço escolar em causa, como alguns dos funcionários com quem o seu educando irá lidar quotidianamente - o que poderá vir a ser bastante enriquecedor e para todas as partes envolvidas;

2) compareça na escola dentro do horário de expediente estipulado para atendimento ao público.
recorde-se que este horário foi definido por uma direcção escolar e um Chefe de Serviços, e não por si. com certeza que poderá não estar de acordo com ele; mas também é verdade que sabe de cor a que horas encerra a repartição de finanças da sua zona, certo?

3) informação constante no sítio da escola na Internet (e a existir) é sempre um auxiliar para os interessados, o que não dispensa a sua consulta junto das instalações da Escola e nem todas as questões podem ser respondidas via e-mail e/ou telefone;

4) certifique-se que o seu educando garantiu uma vaga, num estabelecimento de ensino (mesmo que não seja o que deseja), antes de ir de férias.
pior do que não ficar no estabelecimento de ensino com que sempre sonhamos para o nosso educando, é este ficar fora da Escola;

5) as (boas) notas são sempre a melhor apresentação do seu educando.
recorde-se que apesar de todos os critérios que lhe forem apresentados para a aceitação (ou recusa) de uma transferência e por muito que as notícias sejam contrárias (e, por vezes, contraditórias), ainda há um que se sobrepõe aos demais: as classificações finais que o seu educando obteve no ano de escolaridade anterior ao da matrícula serão sempre a porta de entrada (ou de saída) e a sua melhor (ou pior) apresentação junto do estabelecimento de ensino em causa;

6) mesmo que comprove que reside «mesmo em frente» ao estabelecimento de ensino que pretende que o seu educando frequente, se formulou esse desejo, em impresso próprio, datado do final da primeira semana de Agosto, tal não lhe garante, por si só, a vaga desejada.
lembre-se que há escolas públicas que encerram as suas potenciais vagas nos primeiros dias do mês de Julho.

«e prontos, então!»
espero que esta informação tenha sido útil e que ajude a esclarecer algumas dúvidas, certamente que pertinentes.

beijinhos e abraços (básicos ou secundários)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

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(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)