segunda-feira, 10 de outubro de 2011

nova "posta de pescada"® do Afonso


© um sítio rasca

«
Vítor Pereira: uma boa opção?

Na escola, tenho muitos amigos benfiquistas que me estão sempre a chatear afirmando ser esta época que vão (re)conquistar o campeonato. Metem-me cá um nojo!...
Principalmente gozam-me muito desde os 3-1 contra o Zenit. Bem mais do que desde o empate no Dragão, que aconteceu depois do nulo com o CD Feirense.
A partir desse jogo contra o "animal" do Danny, começaram com piadinhas sobre o Vítor Pereira ser pior do que o Jesus (!!). «Ele é muito pior!», dizem eles. Eu bem lhes recordo os 5-0 da época passada, mas eles vêm com o empate desta época e que este ano é o Vítor Pereira o nosso treinador. E contra estes factos eu já não tenho argumentos...

É claro que o André Villas-Boas já não é o nosso treinador! Qualquer miúdo de dez anos sabe disso! Mas eu já tenho onze, a caminho dos doze (faço anos em Fevereiro)! E portanto também sei que gostei ainda mais dos quinze milhões que a SAD encaixou. E que, com este negócio a acontecer quase no arranque de uma nova época, seria difícil contratarmos um treinador de top mundial; ou então, o Leonardo Jardim, que até foi elogiado pelo Pinto da Costa e que (parece-me) está a fazer um bom trabalho no SC Braga, depois da época excepcional do Domingos. Uma semelhança ao que aconteceu no FC Porto. Só que nós tivemos que recorrer à "prata da casa" e a Vítor Pereira...

Eu não gosto do Vítor Pereira. Não gosto da forma como treina a equipa, mas principalmente não gosto das suas invenções tácticas nem gosto de não ter empatia com os jogadores.
Também não gosto de não ter tido a oportunidade para ver o jogo contra a Académica. É por isso que escrevo este post, desafiado pelo Miguel, com os dois empates e a derrota na Rússia ainda bem presentes.
Não gosto da forma como Vítor Pereira e a sua equipa técnica treinam o meu FC Porto porque acho que há jogadores em baixo rendimento de forma, o que é uma responsabilidade sua. Isso é nítido no Álvaro Pereira, no Varela e no Hulk - três jogadores que foram fundamentais na conquista do campeonato passado.
Não gosto das suas invenções tácticas porque, por exemplo, no jogo contra o CD Feirense, em vez de ter colocado o Walter e ter retirado um médio, optou por retirar o Kléber (!!) e o Cristián Rodríguez - que até estavam a fazer um jogo razoável e colocar em campo o Varela e o Defour. Ou seja: terminámos o jogo com seis (!) médios e nenhuma referência na área. Sobre as invenções contra o [5lb] e o contra o Zenit, o Miguel já as explicou e bem melhor do que eu.
Também não gosto que Vítor Pereira não crie empatia com os jogadores, pois não me parece que alguns jogadores do plantel estejam motivados para jogar com a camisola do FC Porto. Um exemplo, para além do do Varela e que é mais flagrante: o Álvaro Pereira. Queria jogar por um outro emblema azul mas com uma pronúncia mais carregada "you know"; não aconteceu e agora até viu o contrato prolongado até 2016. Ou seja: só tem que suar a camisola! Se não quer ficar e como disse o Miguel ao jantar, «a porta da rua é a serventia da casa».

Esta é a minha opinião.
Espero (que para nosso) bem que Vítor Pereira mude de atitude e que o rendimento da equipa melhore, para que ainda nos consiga dar a alegria de muitas vitórias, principalmente a de uma boa carreira na Champions (pelo menos os quartos-de-final) e a conquista do bicampeonato.
Isso sim, é que era! Seria engraçado poder rir por último dos meus amigos benfiquistas! Já disse que me estão a meter cá um nojo?...

Vitória, vitória, acabou-se a história! :)
»

ps:
o Tomo II agradece ao Afonso mais esta prestimosa colaboração.
convém relembrar que o Afonso é um miúdo indefectível das cores portistas «a caminho dos doze anos» ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)