segunda-feira, 17 de outubro de 2011

do clubisticamente (in)correcto



caríssima(o),

é no que dá não consultar esse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"® com a regularidade que ele merece (e exige). é que há muito mais para desvendar sobre a actualidade do nosso clube que não cabe nos flashes do Porto Canal, nas notícias dos pasquins nacionais e/ou no (inoperante) sítio oficial do nosso clube do coração. eis alguns exemplos avulsos e de enorme imprtância para o Futuro do nosso clube:

«
Termino apenas dizendo que, se calhar, ao invés de andarem preocupados em poupar meia dúzia de euros em multas da Liga, talvez fosse melhor preocuparem-se em pagar os salários dos atletas das modalidades amadoras, que já levam três meses em atraso e a época ainda agora começou.
Será que estão à espera que os atletas finalmente concretizem as ameaças de greve que já vêm do ano passado, para depois pagarem o que é devido?
»
fonte: Bibó FC Porto, carago!
ps: os negritos e os sublinhados são da minha responsabilidade.

na citação de um post indignado da autoria do "Norte", colaborador no "Bibó FC Porto, carago!", mais do que a entrevista de Pinto da Costa ao "jornalista" Nuno Luz e das (pseudo-)razões para tal sucedido, esta é a minha preocupação maior:
que a actual direcção do clube não termine com o ecletismo reconhecido do nosso clube e que muito lhe enriquece o seu Passado, não passe à História, em prol de modalidades (ditas) mais rentáveis - como o futsal.

«
não gosto de ver "MEO" escrito nas nossas camisolas.
Para quem não saiba, a MEO é aquela empresa cujos rostos publicitários são um grupelho de ex-comediantes que mais não fazem se não destilar veneno contra o nosso clube.
Mas há pior! A MEO é também a empresa que apadrinhou o lançamento do canal dos enc@rnados, que é (ou era) exclusivo da sua grelha, e publicita-o no nosso próprio estádio! Sim, já vi publicidade ao canal dos mouros no Estádio do Dragão, na publicidade luminosa em volta do campo, a par da Real Madrid TV, Chelsea TV e outras do género. A vergonha foi tanta que só comentei em casa, com a minha família, e tentei nem falar muito nisso.
»
fonte: Bibó FC Porto, carago!
ps: os negritos e os sublinhados são da minha responsabilidade.

eis também algo que também perdi e só soube pela voz da "Enid", colaboradora no no "Bibó FC Porto, carago!". mais do que a colocação da lampiónica bandeira da agremiação de Carnide no último clássico, - que também não gostei -, o que me deixou apreensivo foi o destaque a negrito.
ter receio de falar sobre um assunto que se considera «vergonhoso» para as cores do nosso clube porquê?! é que esse é precisamente um dos ponto de ataque ao nosso clube de sempre: o seguidismo e a (pseudo-)falta de crítica.
não sei se lês este blogue "Enid", mas deixa-me que te escreva o seguinte: não deveremos ter temor por seguirmos o nosso coração e, por vezes, afirmarmos algumas verdades que nos parecem incómodas e que certamente poderão deixar perturbar os espíritos dos visados nas nossas críticas, se consideramos que o faremos por Bem e numa atitude construtiva.

ainda sobre o clássico com os coisinhos, algo que também não me agradou foi a passividade do animador de serviço ante a alegria contagiante na bancada onde estavam instalados os lampiões com o soar de um dos seus hinos. porra, Saul! mais do que a gaffe (desculpável), foi teres tocado a música dos ciganos até ao fim e depois meteres o "Porto Sentido" como resposta (ritmos diferentes).
adiante.




«
Se determinados valores, como a paixão, o desprendimento, o dar tudo sem querer nada em troca e se o respeito pelo contrato e por aquilo e dizemos e vezes sem conta repetimos, já não contam para nada. pior: se pisámos em cima dos outros, daqueles que acreditavam e confiavam em nós e exclamavam "carago! o gajo é um dos nossos!".
então, se só contam os títulos, eu tenho de repensar a minha paixão pelo FC Porto e estou a mais nesta "guerra".
»
fonte: dragão Vila Pouca
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.

mesmo que reconheça as razões do caríssimo "Dragão dos Diabos", no (muito) seu "o Diabo de Azul" - principalmente na corroborarão de que não somos mais portistas do que os outros, seja eles quem forem -, repudio o dragão de ouro a André £ibras-Boas, tal como o caríssimo Dragão Vila Pouca.
tenho para mim e por muito mérito que lhe assiste na época memorável de 2010/2011, que a forma como abandonou os destinos do clube, o tempo em que anunciou a sua preferência por valores mais altos (£) e a mensagem que não deixou à massa adepta que sempre o apoiou e de que afirmou fazer parte, torna-o numa das figuras ingratas do meu clube do coração. é também por me ainda sentir traído que partilho da exigência de um pedido de desculpas pela sua atitude, tal como Manuel Pérez, no "Dragões Azuis".
e é também por perceber a indignação do caríssimo Vila Pouca que tenho a certeza que não abandonará esta "guerra" - onde nunca esteve a mais - e que chegará o dia em que sócios indefectíveis como ele receberão o seu dragão de ouro. quanto mais não seja, a roseta pelos cinquenta anos de associado. ainda tenho presente no meu espírito a alegria incontrolável e o brilho nos olhos do meu avô no dia em que a recebeu das mão do nosso grande presidente, numa cerimónia evocativa de tal feito.
para finalizar e por abordar o conceito de cerimónias evocativas.
por intermédio do "Mística do Dragão", soube do seu apoio à realização de um jogo de homenagem ao nosso mágico Deco. nada contra, tudo a favor. mas se o clube se associa à consagração de (sem dúvida) «um dos maiores símbolos [da sua história] e figura incontornável nos títulos europeus da era Mourinho» a minha pergunta é para quando a realização de algo semelhante para Vítor Baía, uma lenda viva do clube e para quem «o FC Porto foi sempre o seu clube do coração»?
é triste perceber que a petição que circula na Internet não chega (sequer!) à dezena de signatários... 


beijinhos e abraços (críticos)!
e MUITO OBRIGADO! pela tua visita ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)