segunda-feira, 26 de setembro de 2011

das grandes facilidades


© Tomo II | Google


«
Escandaloso, mas legal

Dirigentes escolares dizem que "a coisa" é «escandalosa» mas - confirma o Ministério - «perfeitamente legal». E o director da Faculdade de Medicina do Porto [José Agostinho Marques] não tem outro remédio senão afirmar o mesmo: a situação é «legal, mas injusta e pouco transparente».
É o golpe do baú, em versão "acesso ao Ensino Superior".
Tal como nas Novas Oportunidades, quem quiser ser médico "em suaves prestações" e sem esforço, mas não tiver "unhas" para conseguir os dezoito ou dezanove valores "exigidos" para entrar em Medicina, só tem que ser "portuguesmente esperto": em vez de se matar a estudar durante os longos anos do Secundário, espera até fazer dezoito risonhas primaveras, matricula-se no Ensino Recorrente em algum colégio privado (onde as propinas custam literalmente "uma nota") e conclui o Ensino Secundário "de empreitada". Basta um aninho e "'tá feito" [sic]. E sem qualquer avaliação externa (!!).

O director de um desses colégios - que, só por sua conta, "forneceu", este ano lectivo [2011/2012] às faculdades de Medicina vários alunos com vinte valores (!!) no Secundário liofilizado - explicou ao "Público" o "truque da via estreita para o sucesso".
Até se podem, por exemplo, fazer só cadeiras de línguas em vez das de ciências, o que sempre tem uma vantagem em relação às Novas Oportunidades: os futuros médicos receitarão Penicilina e não "Penissilina" [sic].

Está «tudo dentro da lei», ao contrário de outro extraordinário caso português de sucesso rápido: o de Alves dos Reis, que optou estupidamente pela ilegalidade.
»

autor: Manuel António Pina

fonte:
jn.pt
ps: as "aspas", os negritos, os sublinhados e os itálicos são da minha responsabilidade.


caríssima(o),

esta crónica recorda-me esta notícia (real) e cuja legenda refere tudo:



e já agora, lembra-me esta (brilhante) sátira dos "Cavalheiros do Apocalipse".

como trabalho nos Serviços Administrativos de uma escola pública do Grande Porto que (ainda) possui Ensino Recorrente e cursos de Novas Oportunidades/Grandes Facilidades, atesto a veracidade das mesmas.
 
 
beijinhos e abraços (ofendidos)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

2 comentários:

  1. Tou a ver que eu é que fui nabo, em estudar e fazer exames e essas coisas todas numa escola publica e depois numa universidade publica!!! Poderia ter sido o melhor aluno do país e dar entrevistas para o expresso! eheh

    ResponderEliminar
  2. "sermos" todos uma cambada de morcões, é o que é! ;)

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons