segunda-feira, 3 de setembro de 2012

novo 'mail' aberto a Vítor Serpa


 
© abola


ex.mo senhor
Vítor Serpa
(director do "jornal" A Bola),

como deverá saber, desde Maio último, o meu nome é Miguel Lima e sou um fervoroso adepto do Futebol Clube do Porto
também já deverá saber que, na defesa intransigente dos interesses do meu clube do coração desde que me conheço (pertenço à colheita de 1975...), sou administrador de um blogue afecto a tal causa, desde Julho de 2008, o qual já vai na sua segunda edição e possui um razoável número de visitas diárias (cerca de meio milhar por dia). e que aquele é um número que em nada se compara, por exemplo, a outros sítios de referência nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®, ou até à página on line do seu "jornal", mas que, mesmo assim, me deixam muito orgulhoso do trabalho desenvolvido em prol do meu orgulho futebolístico.

por diversos motivos, desde aquela data de 2008, sou um "fiel" leitor do "jornal" que V. Exa. dirige, e sigo os seus editoriais com particular interesse, dispensado algum do meu precioso tempo a comentá-los naquele espaço de discussão pública e sempre que a Razão assim me assiste.
por exemplo, fi-lo a 14 de Maio último, enviando-lhe um e-mail aberto e que divulguei no meu blogue, e ao qual ainda aguardo resposta...

hoje e apesar do adiantado da hora, vou repetir aquele gesto, o qual já não é redigido "a medo" e sem procurar ter cuidado com as palavras - o que não significa ser deselegante e/ou mal-criado (pois não foi essa a educação que recebi dos meus progenitores).
e repeti-lo-ei sempre que sentir que o meu portismo é ofendido nos editoriais que o sr. assina.

no editorial deste Domingo, sob o título "como é possível James de fora?", o sr. escreve:

1) « Fez bem o FC Porto em pressionar a Liga e levar o jogo com o Olhanense para o Estádio do Algarve. [...] ».
vai-me desculpar, mas a bem do interesse público, seria de todo útil  apresentar provas aos seus leitores do que escreveu, nomeadamente das «pressões» a que se refere, a bem de não se considerar que se trata de (mais) uma insinuação torpe - já para não referir a calúnia e a difamação públicas do bom-nome das instituições atingidas, as quais podem agir judicialmente sobre si.
(é que, pelas notícias vinculadas ao público, em Agosto último, a mudança de local para o jogo em apreço deveu-se ao mau estado do relvado do Estádio José Arcanjo, casa do Olhanense - e cuja direcção do clube concordou com a realização do encontro no Estádio do Algarve. aliás, até foi por se aperceber desse péssimo estado do relvado que a direcção do clube algarvio solicitou à LPFP a alteração do local da partida ante o Estoril...)
2) « [...] pena foi que tivesse sido visto, ao vivo, por menos de dez mil espectadores. Continua, aliás, a não se compreender muito bem como é possível que tão poucos portistas acompanhem o bicampeão nacional. Parece que apenas os incondicionais marcam presença e puxam com entusiasmo pelo dragão. [...] ».
vai-me desculpar novamente, mas sabe tão bem como eu (ou melhor, até) que o FC Porto, apesar de ser um clube com adeptos espalhados por todo o Mundo, em Portugal Continental e em terras algarvias em particular, ainda não possui um nr. de adeptos suficiente para encher um Estádio do Algarve, com uma lotação para 30305 espectadores. também deverá perceber que uma deslocação, a título particular, ao Algarve, nos tempos que correm (que são de muito aperto do cinto...), não fica por menos de cem euros - só em gasolina e portagens e sem contar com o preço do bilhete.

assim e pelo exposto, peço-lhe um pouco mais de contenção na sua ironia (nada) refinada quando se dirige aos adeptos do FC Porto nos modos grosseiros em que o fez e tendo em apreço as citações em causa. 
pode não simpatizar connosco, mas como responsável de um órgão de comunicação que também é vendido no estrangeiro, o sr. possui responsabilidades editoriais, pelo que fica-lhe mal ofender adeptos de um clube de futebol da forma deselegante em que o fez, sejam eles de que clubes forem.

mesmo assim e porque não quero que fique na Ignorância, fica o registo de que alguns milhares dos que foram ao Estádio do Algarve não o teriam conseguido se pretendessem ir ao Estádio José Arcanjo, com uma capacidade para 5561 espectadores.
e, já agora e só para termos de comparação, talvez devesse saber que o Vitória de Setúbal não viu a lotação do seu estádio totalmente preenchida no encontro frente ao 5lb. numa partida em que a deslocação do clube visitante dista menos de cinquenta quilómetros, o Estádio do Bonfim teve 10566 espectadores para uma lotação máxima de 15497...
 mas, destes factos não escreve o sr. nos seus editoriais, pois não? pois não... chama-se a essa atitude "discriminação".

para finalizar este meu novo desabafo, mais uma vez lastimo que, no jornal que V. Exa. dirige, o meu FC Porto não encha de orgulho a sua redacção (antes pelo contrário), sendo infelizmente alvo de muita inveja (daquela dita «gloriosa» e que consta em "Os Lusíadas", no último verso, da última estrofe, da última quadra, do último canto).
mas, também sabemos que o nosso balneário se "alimenta" das muitas, imensas manchetes do seu jornal para continuar a granjear enorme prestígio além-fronteiras e a Vencer (para a descomunal azia de muitos).
somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

de V. Exa.,
saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! 

Miguel | Tomo II


9 comentários:

  1. Excelente, Miguel! Infelizmente, no seguimento da postura cobarde adoptada por esse energúmeno em situações anteriores, não se espere resposta. Os ratos são assim.

    ResponderEliminar
  2. Mai nada !!!

    e quem fala assim não é gago.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. o "off-topic" do momento: algo de muito podre existe neste negócio do Hulk. No mesmo dia em que compram um cepo como o Witsel por 40 milhões, levam o único desequilibrador do nosso plantel pelo mesmo valor, 10 milhões abaixo do que o Pinto da Costa disse ter recusado??? Epá, desta vez preciso que alguém me explique. Dasss. Tou deprimido para o resto da época. Dasss.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem Miguel. ele não responde porque além de cobarde,é bronco e o português aplicado nesse mail não é para individuos com tão fraca formação,ele entende melhor os chiclas deste país.
    Abraço
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  5. comentário do caríssimo "doctor J."
    (enviado por e-mail)

    «
    Mike:
    se tu dizes que os
    'mails' que envio aos meus amigos do benfas são inúteis, estas tuas cartas então são pérolas a porcos...
    Tens muita razão no que dizes, mas este panasca nunca te vai responder.

    Até já
    J.

    »

    ResponderEliminar
  6. comentário do caríssimo "dragão Vila Pouca"
    (enviado por e-mail)

    «
    OK!
    Eu não fiz isso, não estou com esses pruridos...
    Já tinha avisado o Serpa que, se no site da Bola são permitidos os piores insultos contra o FC Porto, dirigentes, técnicos, jogadores e adeptos, que não se admirasse se 'A Bola' fosse tratada da mesma maneira no meu blog.
    Por isso, ontem enviei-lhe o
    post que fiz, aliás, faço-o sempre que ele se estica.

    Abraço

    »

    ResponderEliminar
  7. comentário do caríssimo "guardabel" ("poBo do Norte")
    (enviado por e-mail)

    «
    Muito bem.
    Louvo a tua iniciativa.

    Abraço.

    »

    ResponderEliminar
  8. comentário do caríssimo "José Lima" ("mística azul-e-branca")
    (enviado por e-mail)

    «
    Caro Miguel,
    Muito boas as suas intervenções junto deste Vítor Serpa, lacaio do clube da treta.
    O meu amigo é da colheita de 1975, eu sou da de 1938, embora só começasse a pertencer ao clube em 1952 (ano da inauguração do Estádio das Antas).
    O tal jogo arbitrado pelo Calabote (de que os sócios jovens ouvem falar) foi presenciado por mim e também pelo senhor Pinto da Costa.
    Nessa altura, éramos humilhados em todo o lado. Nem imagina o que eu, e os meus amigos dessa data, passámos!
    Só depois de 1982, já com o Pintinho à frente dos destinos do clube, começámos a levantar a cabeça.

    O Clube e a SAD estão com sérios problemas financeiros. Agora é que somos todos precisos.

    Gostei da sua intervenção no I Encontro da Bluegosfera. Creio que estava sentado à minha frente.
    São precisas mais iniciativas destas, porque difíceis tempos se avizinham.

    Do lado dos nossos adversários, a "instituição" está completamente falida, e faz de tudo para nos tramar. O
    Zbórden está em risco de desaparecer.

    Abraço

    »

    ResponderEliminar
  9. caríssimos,

    obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras de encorajamento!

    não temos que temer anormais como o senhor que gere os destinos editoriais de "algo" que nunca passará de um pasquim. eu há algum tempo que lhe perdi o medo (e algum do respeito, confesso).

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a todos, sem excepção :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons