quarta-feira, 12 de setembro de 2012

de (se) estar à espera de melhores dias...


© Google


caríssima(o),

eu bem sei que as notícias da ordem do dia referem-se a questões que mexem (e como!) no meu/nosso bolso.
e também sei que o Futebol «não põe "comida na mesa"», como me (re)lembra a minha esposa diariamente (por não compreender que dispense algumas horas em frente ao computador para «falar de bola»).
mas sei que são as vitórias do nosso clube do coração que (também) me alegram o dia-a-dia, para lá dos sorrisos do Guilherme e de outras coisas mais.
portanto e para não destoar, esta será (mais) uma "posta de pescada"® a  abordar questões do foro futebolístico, mas com uma nuance: será um pouco mais "verde" do que é habitual neste espaço de discussão pública.

de facto, tenho para mim que actualmente o Sporting Clube de Portugal há muito que o deixou de o ser - i.e., representativo «de Portugal». e que só é considerado um (dito) "clube grande" devido ao seu histórico desportivo, o qual já não é recheado desde 2008 (com a conquista da Supertaça Cândido Oliveira, em Agosto daquele ano, frente ao FC Porto) - já para não referir que nos últimos vinte e dois anos só conquistou dois singelos títulos de campeão nacional...
aliás, há três épocas desportivas consecutivas que não consegue ser "o primeiro clube dos últimos". pior: nessas mesmas três época, deixou-se ultrapassar pelo "outro Sporting", o dos gverreiros do Minho, os quais lograram atingir o que o Sporting CP almejava, ou seja, a fase de grupos da Champions.

para lá da virtude de ter uma academia que forma jogadores de topo - há que reconhecê-lo com toda a frontalidade e no plantel actual do nosso FC Porto são três os jogadores que já por lá passaram (a saber: Emídio Rafael, João Moutinho e Silvestre Varela) -, o Sporting CP debate-se com graves problemas de tesouraria, ao ponto de se poder considerar que a SAD leonina «caminha para o abismo», com números que indiciam uma falência técnica iminente (apesar do contraditório alegado pelo seu Presidente)...
também não ajuda ao seu Futuro o facto de não possuir a totalidade dos passes dos seus jogadores mais valiosos  - e por muito que a direcção se esforce por fazer passar a mensagem de que houve uns supostos «sessenta e seis milhões» que «grandes clubes europeus» terão oferecido por seis «craques leoninos», em contraponto com os quinhentos milhões de vendas conseguidos pelo FC Porto...
bem como a notícia da retenção dos prémios de jogo que o Sporting CP possa vir a conquistar na UEFA, esta época, por não ter comprovado «o pagamento de dívidas a outros emblemas e/ou funcionários e entidades tributárias» (!!!)...

a agravar toda esta situação, também a sua imagem de impolutos e de "meninos bem comportadinhos incapazes de fazer mal e/ou subornar e/ou ameaçar quem quer que seja" está a desvanecer-se progressivamente. só na presente época desportiva, começou com o circo Cardinal e continua com a notícia da «condenação dos quatro arguidos» envolvidos na negociata do "menino d'oiro" para Alvalade por «fraude fiscal»...

assim sendo, só fica admirado com o esquecimento deste clube na disputa pelo título, por parte dos verdadeiros adeptos tugas (onde não incluo o "jurássico" Rui Oliveira e Costa), quem não compreende que o SPorting CP é um Projecto (desportivo, financeiro, de gestão, comercial, o que quer que seja) que já não o é (e que talvez nunca o tenha sido).
se sinto pena por tal realidade? não!, pois quem tem penas são as galinhas. e porque é um clube armado à vedeta e à alta linhagem - daí o epíteto de "viscondes" -, logo e subsequentemente sem um lugar onde cair convenientemente morto. e porque tem uns cacifeiros que são piores do que um misto do taxista máximo com o barbas. e porque grassa nas suas fileiras um adepto como o dr. eduardo borroso, mais conhecido por "dr. Cutty Sark".

confesso que esse "sinhôre" está no meu top five de adeptos pelos quais nutro um carinho particular - o qual inclui e por esta ordem, rui gomes da selva, sílvio "senador pateta" cervan, antónio-pedro vasconcelos e joão "el gordo" gobern. ou seja, é quase, quase um lampião para mim.
mas, na sua crónica de hoje, sob o título "Portugal no seu melhor. pior era impossível", e publicada na sua coluna de opinião habitual no pasquim da Travessa da Queimada ("INTERVENÇÃO CIRÚRGICA"), conseguiu a proeza de me surpreender, pois se por um lado, insurgiu-se de forma veemente à palhaçada da questão do "castigo" aplicado ao «catedrático» Jorge "Jebus", pelo outro, (in)tentou desculpabilizar o que aconteceu no dia de ontem, lá para os lados do Fórum da Justiça, na zona do Parque das Nações pela perspectiva da ilibação do actual administrador da SAD leonina.
ou seja, se por um lado defendeu uma questão bastante "cara" para os adeptos do FC Porto, pelo outro "esqueceu-se" do que afirma constantemente a propósito das sucessivas vitórias de Pinto da Costa na Justiça (cível e desportiva). nada que não se esteja à espera de um calimero que se comporta como o pior dos lampiões...

e por falar em lampiões, recomendo a leitura atenta do último artigo de opinião de alguém que se situa no meu top ten de adeptos pelos quais nutro um carinho particular - bagão "o papa hóstias" félix -, em "perplexidades" -  o qual está diametralmente oposto ao "o que falta a quem tem tudo?", da autoria de Luís Freitas Lobo.
deixo para ti posteriores comentários ao(s) dito(s).

por último, um "boneco" da autoria do lampião Henrique Monteiro para desanuviar a mente :D


 


beijinhos e abraços (muito portistas)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)