quinta-feira, 1 de setembro de 2011

os meus heróis


caríssima(o),

encerrou o pano no mercado de transferências e, a partir de hoje, o nosso técnico principal terá um árduo trabalho pela frente: conseguir uma época desportiva exemplar, ao nível da anterior mas que não seja uma cópia da dita. explico.já
sucintamente, o que peço ao nosso mister é que não faça o tudo por tudo para apagar da memória dos adeptos o que de tão bom aconteceu em 2010/2011, pois tal será (de todo) impossível. o que pretendo é que trilhe um caminho que (parece-me) já está a (in)tentar, isto é, conferir uma nova identidade à equipa, tendo por base os conceitos técnicos e tácticos adquiridos das anteriores. penso que o que se pôde aferir do encontro ante o FC Barcelona já o terá dado a entender.

assim, ao plantel azul-e-branco e à equipa técnica portista, com Vítor Pereira como timoneiro-mor desta nau que se deseja que navegue para bom porto, espero que sejam capazes de: (1) honrar e prestigiar o bom-nome deste centenário Clube, em todas as competições profissionais em que participarem; (2) recordar a quem de direito que o emblema bordado na frente das camisolas será sempre mais importante do que o nome estampado nas suas costas, seja em que situação for; (3) revalidar o título de campeão nacional de uma forma categórica, isto é, sem mácula (que não no sentido de invencível, mas de que não haja dúvidas sobre a legitimidade da sua conquista); (4) realizar uma campanha "uefeira" condizente com a classificação actual do clube nos rankings da IFFHS e da UEFA, pelo que não basta ultrapassar a fase de grupos (no mínimo os quartos-de-final da Champions, sem pudores, complexos de superioridade e/ou de soberba e/ou de arrogância desmedida); (5) rentabilizar os "activos" à sua disposição, por forma a que o interesse dos grandes tubarões da Europa do Futebol não esmoreça e tendo em consideração o perfil de clube vendedor de jogadores com o símbolo intrínseco da Qualidade.

é por estas razões e por todas as outras que não cabem nestas linhas, mas que lhes são inerentes e se encontram subjacentes, que, a partir de hoje, estes são os meus heróis:

  
© Miguel Lima | Tomo II

a saber e por ordem alfabética:
Alex Sandro, Álvaro Pereira, Belluschi, Beto, Bracalli, Cristián Rodríguez, Danilo, Defour, Djalma, Emídio Rafael, Fernando, Fucile, Guarín, Hulk, Helton, Iturbe, James Rodríguez, João Moutinho, Kléber, Maicon, Mangala, Otamendi, Rolando, Sapunaru, Souza, Varela, Walter.

no entanto, considero que os jogadores assinalados a laranja terão uma tarefa suplementar: convencer os adeptos, para além deles mesmos, que permanecem no FC Porto de cabeça, corpo e alma "limpas", depois de goradas as suas muito propaladas transferências.
o caso do Djalma é diferente dos demais, no sentido em que terá que me (nos) convencer de que possui futebol suficiente para integrar o plantel principal do FC Porto.

para finalizar, sem pretender ser exaustivo (logo, maçador) e por muito que aqueles sejam os meus heróis, não posso deixar de salientar que:

a) a permanência de Beto no plantel fará com que dificilmente discuta a titularidade da baliza de Portugal, mesmo sabendo-se da preferência de Rui Patrício por parte de Paulo Bento;

b) a permanência de Álvaro Pereira poderá ser entendida como salutar tendo em conta o futebol que pratica; em tudo o resto e espero estar enganado, fará com que Alex Sandro viaje entre o banco e bancada (logo, será um activo inactivo, a aguardar por uma oportunidade) e que, no mercado de Inverno, o Rafa conheça novas paragens (que não resultantes de lesões);

c) Rolando, Fernando e Guarín terão que suplantar os seus fantasmas, evitando uma saída pela porta pequena do Estádio do Dragão. como o seu telefone não tocou até ao dia de ontem, a anunciar um contrato um contrato chorudo, fazem parte de um plantel cuja direcção do clube que os emprega apostou em substitutos à altura. assim, ou "dão à perna" ou estarão em "maus lençóis" para justificar, não só o seu vencimento mensal, como o valor das suas cláusulas de rescisão (logo, a possibilidade de, em princípio, de hoje a um ano, poderem estar a celebrar o contrato das suas vidas); 

d) temos cinco alas puros (!!) e apenas dois avançados-centro (Kléber e Walter), sendo que estes últimos ainda estão em fase de crescimento e/ou amadurecimento - que se compreende e entende - e que uma aposta de Hulk no centro do ataque não é tão incrível, perdendo o FC Porto poder de fogo e de explosão;

e) por tudo o que foi escrito, tendo em conta esta realidade e a presença de Iturbe no plantel (pese embora a sua juventude), também considero que o nosso mister deverá estar a preparar uma alternativa ao 4-3-3 vigente desde os tempos de António Oliveira.


beijinhos e abraços (esperançados numa boa época)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

sugestão musical:

1 comentário:

  1. Boa noite Miguel,

    O mercado fechou, muitos de nós estávamos à espera da contratação de um avançado para o lugar de Falcao. Mas a vir tinha de ser um de qualidade, que de caras entrasse no onze.

    Apesar de Pinto da Costa dizer que não precisava de substituto para o R9, o clube talvez tenha mesmo procurado mais uma solução de ataque, mas possivelmente as alternativas qualidade/preço não seriam as desejáveis.

    Falcao saiu numa altura em que mercado estava a "mexer".
    Nessa fase haviam mais opções de escolha, mas talvez pelo atraso do pagamento de Falcao e Ruben, não terá havido capacidade financeira para comprar Damião ... sim porque os outros não passaram de especulações.
    Love já havia sido abordado, ainda Falcao estava no Porto.

    O clube também tinha uma situação complicada para gerir, pois além de termos demasiados extra-comunitários e termos obrigatoriamente de colocar Walter para outro extra-comunitário entrar, sabe-se que Walter que na pré-época tinha pleno apoio do mister, está a viver um drama. A sua filha nasceu prematura, chegou a correr perigo de vida, e o atleta tem andado num vai e vem hospital - treino. Para piorar Walter teve uma pequena lesão.

    Ora, sabemos como o nosso clube trata os atletas. Pinto da Costa nunca iria mandar o rapaz embora sem estabilidade.
    O mesmo acontece com Rafa que estando a recuperar de uma lesão gravíssima que se calhar o irá impedir de voltar a ser o que era, também acabou por ficar.

    Ruben foi apanhado quando Pinto da Costa puxou o tapete a Jorge Mendes, que assim deixou de ter qualquer atleta por si representado no nosso clube. Falcao mudou muito desde a renovação até às polémicas declarações.Cheira-me que houve dedo de Jorge Mendes.
    Na selecção nacional, se não se põem a pau, ele vai minar aquilo. Ricardo Carvalho, um profissional exemplar não ia abandonar a selecção só porque ia ficar no banco um jogo. Esta é uma história incompleta.

    De positivo deste fecho de mercado, temos o facto de Guarin e Alvaro permanecerem, e penso que vão ser empenhados e sérios na defesa da camisola.
    Também de positivo temos o facto de nos termos livrado de muitos "monos", jogadores que jamais se afirmariam no clube.

    Tive pena pelo empréstimo de Castro e Sérgio Oliveira, bem como como me entristece só ver 4 portugueses (Rafa incluído) no plantel.

    Positiva também a inscrição do jovem goleador francês, Thibaut Vion, que havia sido contratado em Junho.

    Vamos ter confiança no nosso mister, e contamos com os que cá estão, que terão o apoio da nação portista.

    Somos Porto!

    Abraço

    Paulo

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons