segunda-feira, 5 de setembro de 2011

as expectativas de Danilo


«
pergunta: Quais são as suas ambições ao assinar pelo FC Porto?
Danilo: Quero tornar-me numa referência do clube, mas sobretudo quero ganhar, porque esse é o meu objectivo principal. Quero ter o mesmo sucesso que os brasileiros que estão lá, como o Hulk, o Helton e todos os outros. Ganham sempre muitos títulos e representam muito bem o FC Porto e é isso que eu pretendo ao juntar-me a eles.
Porque escolheu o FC Porto quando se sabia que o Benfica também estava na corrida?
Toda a estrutura da proposta do FC Porto foi melhor. Mas também porque é um clube que está a ganhar muitos títulos, tem um grupo forte; e todas as outras coisas foram mais atractivas, daí ter feito a escolha que pareceu mais acertada do meu ponto de vista.
Disse que o FC Porto apresentou uma estrutura de proposta melhor e vem ganhando. Isso foi decisivo por optar por esta porta de entrada na Europa e não por outra?
Sim, tivemos outras propostas. Mas ponderámos bem as coisas e também foi uma opção do Santos vender ao FC Porto. Depois de mim, o Santos é que tinha de optar e para eles a proposta do FC Porto era muito mais vantajosa. Deixámos de ouvir outras propostas também porque entendemos que o FC Porto seria uma equipa onde eu me iria encaixar bem, integrar melhor com o resto dos brasileiros e espero que tenha sido a decisão certa.
Sabe que os 13 milhões desta transferência constituem, nesta altura, um recorde para o FC Porto, que nunca pagou tanto por um jogador. Isso vai pesar nos seus ombros?
Vou ter que fazer por merecer todo esse investimento. É lógico que fico feliz pelo reconhecimento, por saber que o meu trabalho foi tão valorizado, mas eu ainda vou ter de chegar lá e mostrar por que o FC Porto pagou tanto pelo meu passe. Mas estou tranquilo e assim que chegar podem ter a certeza que saberei ser reconhecido por isso.
A Champions pesou muito nesta sua decisão?
Sem dúvida que sim. A Liga dos Campeões foi sempre uma coisa que colocámos como uma prioridade, porque é a maior vitrina mundial do futebol e isso chama a atenção dos jogadores e deixa-os muito motivados. Por isso foi, de facto, um aspecto que pesou muito a favor do FC Porto.
Falou em vitrina para os jogadores. Precisamente pelo facto de ver que muitos jogadores que passam pelo FC Porto conseguiram uma projecção enorme na Europa. Isso também o cativou?
Muito, claro. Mas como eu disse antes, é o momento.
Tanto posso pensar fazer a minha carreira ali, fazer a minha história no FC Porto, como também ter que sair. Mas primeiro vou tentar conquistar o meu espaço por lá, ser feliz no FC Porto e só depois pensar em outras alternativas.

[...]

O que é que conhece do FC Porto para já? Venho conversando com o Hulk, que já me disse que as pessoas nos acolhem muito bem, que a cidade é muito tranquila e bonita para se viver e também fala muito da organização. Segundo ele, o FC Porto destaca-se pela organização e isso chamou-me muito à atenção.
Já vi que o estádio é belíssimo, espero ter muito sucesso ali, gosto de fazer golos, já vi que costuma estar cheio e que tem uma torcida maravilhosa. Enfim, acho que vai dar muito certo esta parceria entre Danilo e o FC Porto. Tem tudo para isso!
Estou feliz por, a partir de Janeiro, estar vestindo a camisola desse grande clube e podem ter a certeza que dedicação e muita vontade nunca vai faltar com a camisola do FC Porto.

Falou da organização do clube, mas pergunto-lhe também se já viu o FC Porto jogar, se tem noção do sistema em que a equipa joga?
Assisti ao jogo contra o FC Barcelona e deu para perceber que o FC Porto marca muito forte e marcou muito bem o FC Barcelona. É claro que cometeram alguns erros, mas o FC Barcelona é uma equipa que dispensa comentários. Gostei de ver o FC Porto marcar muito forte e dedicar-se o tempo inteiro. Acho que vou dar-me bem no clube, porque também tenho essa característica.
Mas nesse encontro viu-se um FC Porto diferente, mais cauteloso, menos empreendedor do que é habitual. Na Liga portuguesa verá o FC Porto assumir o comando do jogo e procurar atacar. Já viu mais algum jogo?
Não, não vi mais nenhum. Mas um clube do tamanho do FC Porto, com a estrutura que tem, só pode ter uma equipa dessas: que tome as rédeas do jogo. Estou habituado, no Brasil, a jogar num clube de porte e de conviver com a pressão de ter de ir buscar o resultado a todo o momento e de jogar bem, por isso esse não será um problema para mim.

[...]
»
fonte: ojogo.pt
ps: os negritos, os sublinhados e os itálicos são da minha responsabilidade.

caríssima(o),

confesso que, a meio da entrevista do craque* brasileiro do FC Porto, esperava por ler que o FC Porto seria uma espécie de «ponte aérea». penso que terá andado lá perto (« Tanto posso pensar fazer a minha carreira ali, fazer a minha história no FC Porto, como também ter que sair .»), mas não foi tão taxativo.

no fundo, fiquei agradado por saber que um mesmo factor diferencia o nosso de alguns demais, ditos «gloriosos»: a sua organização («estrutura»).

* craque no sentido de, à data, ter sido a contratação mais cara na história do clube


por último, uma advertência à navegação de quem pesquisa neste espaço:

devido a vários motivos de índole pessoal, a publicação de artigos onde exponho a minha opinião não terá uma periodicidade tão diária como até hoje - por vezes, com mais do que um post.
peço a vossa maior compreensão para tal facto que (prometo!) será breve.

beijinhos e abraços (angustiados)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)