terça-feira, 6 de setembro de 2011

de uma nortada sobre a portugalidade

 © abola | Luís Afonso


caríssima(o),

porque hoje é Terça-feira, o pasquim da Travessa da Queimada vê o seu volume de vendas aumentar de forma proporcional ao aumento da tiragem do dia, na ordem de mais quinze mil exemplares. a razão deste epifenómeno? os muitos portistas que, como eu, adquirem a respectiva edição para (avidamente) lerem a NORTADA do dia.

o artigo da autoria de Miguel Sousa Tavares de hoje, com o título "o futebol português ainda existirá?", debruça-se numa questão anteriormente abordada neste espaço de opinião pública, e infelizmente não muito discutida: a questão da portugalidade nos actuais plantéis profissionais do clubes (ditos) «grandes» (ou da falta desta), e consequentemente do (crescente) desinvestimento na formação, com os resultados práticos que se conhecem - a compra de direitos desportivos de futebolistas estrangeiros em detrimento da venda de direitos desportivos de jovens promissores das nossas canteras.
não poderia estar mais de acordo com a opinião de Miguel Sousa Tavares pelos mesmos motivos explanados no post em causa.

e já que estou "com a mão na massa", por assim escrever, aproveito para actualizar os artigos em falta publicados no pasquim em questão; a saber:

1) a COLUNA DO SENADOR de Francisco José Viegas, com o título auspicioso de "confiança", publicada em 02 de Setembro;

2) os PONTAPÉs DE SAÍDA de Paulo Teixeira Pinto: "o novo tratado de Saragoça" (de 02 de Setembro) e "um reparozito aos meus" (de 03 de Setembro);

3) os PLENOS PODERES de Rui Moreira, intitulados "não nos deixaram sonhar", publicados em 02 de Setembro;

4) a entrevista completa a Danilo, em complemento com outra anterior, mas publicada no jornal diário desportivo OJOGO;

5) a gratidão de Bruno Moraes para com a instituição FC Porto, pelo que não tem «nada a ajustar»;

6) a notícia do declínio dessa instituição centenária portuense que dá pelo nome de Boavista Futebol Clube e que, na minha opinião, merece todo o nosso apoio e solidariedade;

7) o artigo (mauzinho) de João (nada) Bonzinho "o número. e o circo!", publicado em 02 de Setembro, a propósito da «deserção» de Ricardo Carvalho, bem como as opiniões, sobre aquele mesmo tema, de Vítor Serpa em "o desertor" (a 03 de Setembro) e de José Manuel Delgado em "o apagão da FPF no 'caso' Ricardo Carvalho" (a 05 de Setembro);

8) em contraciclo com os anteriores mas versando a altercação entre Ricardo Carvalho e Paulo Bento, a conversa de Fernado Guerra, em "mimos e autoritarismos", publicada na edição de hoje;

9) os editoriais "missão cumprida, jogo cumprido" (em 03 de Setembro), "Vitória+Vitória... e houve 'rasteira' a Domingos?" (em 05 de Setembro) e "semana exigente para Domingos" (na edição de hoje).

penso que, até às 20h, terás tempo (mais do que) suficiente para pores a leitura em dia! ;)


beijinhos e abraços ('tugas)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

sugestão musical:

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)