sexta-feira, 21 de junho de 2013

das origens (mais do que) prováveis de grandes alcunhas...


© Google

caríssima(o),

nesta altura da época, que muitos baptizaram de 'silly season', e onde o Futebol "(sobre)vive" de notícias desse epifenómeno (muitas vezes irreal) chamado "defeso", não há que enganar: fica muito difícil arranjar um tema que capte a vossa atenção.
na sua esmagadora maioria, o que por ora brota em muitos dos espaços (para mim) de referência nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®, e ao qual este espaço de discussão não é excepção, é o que vulgarmente se apelida de encher chouriços. sempre com uma chancela de Qualidade obviamente, mas não mais do que procurar ocupar um tempo que, de improviso, ficou vazio, ou seja, lançar mão de estratagemas para preencher o tempo de espera. encher chouriços, portanto.

e porque nesta época de autêntica 'silly season' - sobretudo na (des)Educação do Futuro das próximas gerações dest"rectângulo à beira-mar (im)plantado"® -, tal como já o afirmei anteriormente, recuso-me a «alinhar em teorias sobre a (des)construção do futuro plantel, com o lançamento avulso de nomes para uma fogueira de vaidades na qual a minha "voz" não será tida nem sequer achada!», fica ainda mais difícil encontrar algo apelativo e que capte a tua (devida e merecida) atenção - para lá das (mais do que óbvias) imagens de gajas que não são de Ermesinde, rubrica cujo nome se inspirou neste imemorial sketch (mesmo que algo "fedorento").

vai daí e num dos momentos em que ocupava o meu estado de espírito a inspirar-me em alguma coisa para escrever, e depois de uma pesquisa avulsa sobre coisas com interesse (sobretudo, principal, especial e mormente) para a minha pessoa, dei por mim a pensar na origem das alcunhas com se baptizaram os adeptos dos três clubes (ditos) "grandes", incluídos os calimeros do spórtém.

» sobre o epíteto "andrades", li por aí que se poderia relacionar com a cedência dos terrenos, para a construção do antigo (e saudoso) Estádio das Antas, por parte da família Andrade. na minha biblioteca e na net credível, não encontrei qualquer referência a este "facto".
como o sítio onde li a dita provável correlação de identidades era afecto a uma cor diferente da nossa, e constava de um comentário que em nada abonava quem pretendia atingir, não lhe dei qualquer credibilidade. está, assim, lançado o desafio a quem souber bem mais do que eu, partilhar o seu conhecimento com os demais. :D

actualização em Setembro de 2014:


afinal, nada terá que ver com a construção do saudoso Estádio das Antas, mas sim com a passagem atribulada do Campo da Rainha para o Estádio do Lima:


© Tomo II
(clica na imagem para ampliar)


» sobre os adeptos gverreiros do Minho, para lá dos óbvios "braguistas" e "arcebispos", também são conhecidos por "arsenalistas" - no sentido em que equipam de forma quase rigorosa ao clube que (para mim e no meu entendimento) é o 5lb de Londres.

» sobre os calimeros, adeptos viscondes do clube dos vasquinhos, também são conhecidos por "lagartos".
a sua origem «vem da má qualidade de alguns dos primeiros emblemas (de lapela penso) que se mandaram fazer, em que os leões mais pareciam lagartos», conforme consta num tópico num fórum demasiado verde para mim.
aliás, até se pode ler que «essa dos "lagartos" era o que nos chamávamos a nós mesmos, pelo menos até aos anos 1960. Os Jornais Sporting da altura estão cheios dessas referências, inclusive com títulos garrafais, de 1ª página, do género "Lagartos triunfam"».
portanto, a sua origem remonta a um termo (depreciativo) que terá sido instituído pelos próprios adeptos (!!!) e numa altura anterior ao nosso querido líder, a Adelino Caldeira e ao sr. bruno (vai mas'é p') carvalho.


sobra quem?
ah!, os «gloriosos» adeptos ilegais d"clube do mito urbano dos «oito milhões e meio...» por Roberto", mais conhecidos por "lampiões" - e (para mim) eternizados, por Carlos Tê, nesse verso pleno de sentido, num autêntico hino à cidade InBicta
« por pedras sujas e gastas / e lampiões tristes e sós » 

lindo! soberbo! e bem "mais melhor bom" do que ter a expressão «papoilas saltitantes» no seu hino coisinho...

de regresso à origem do termo "lampião".
em mais do que um sítio encontrei referência a este "facto":
« no final dos anos 30 e começo da década 40, os sportinguistas começaram a chamar os benfiquistas de "lampiões". "Lampeão" foi um famoso cangaceiro brasileiro, que espalhou o terror no Nordeste Brasileiro, na década de 30. E os sportinguistas da época, achando que os benfiquistas eram seriamente beneficiados pelos árbitros, começaram a aplicar o termo "lampião" quando a eles se referiam »

também encontrei estrouta referência, mas sempre escrita pelo mesmo autor e que não consegui (com)provar a sua veracidade:


« mais tarde, contaram-se estórias de um roubo da tampa da Taça "o Século" (ganha pelo spórtém), por parte de alguns adeptos do Carnide - facto esse que reforçou a alcunha de "lampiões" »

no fundo e como é fácil deduzir, «ambas as duas» versões confluem nesse mesmo sentido calabotenho do termo, em nada (cor)relacionado com o ano de 1954 e «a utilização do novo Estádio da Luz, numa altura em que, em muitas ruas de Lisboa, a iluminação pública provinha de lampiões a azeite», como os próprios pretendem fazer crer. se assim fosse, seria mais do que óbvio (porque demasiado evidente) que a alcunha lógica fosse "azeiteiros lampiões" (e vice-versa), «penso eu de que»...



na segunda parte desta já muuuitooo loooongaaa "posta de pescada partilho contigo (também) uma série de cinco imagens; a saber: quatro sobre a vida do cangaceiro "lampeão" em causa (desde o gang de que fez parte até à degola final) e a uma estrouta sobre a Taça "o Século".
é logo depois do símbolo do "faceboKas, bastando clicar em «'no pare, sigue, sigue'» :D 



somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!


beijinhos e abraços sempre, mas sempre!, muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




ps:


clicar nas imagens para ampliar, se necessário.


© Google | Miguel Lima (Tomo II)


© Google | Miguel Lima (Tomo II)


© Google | Miguel Lima (Tomo II)



© Google | Miguel Lima (Tomo II)


© Google | Miguel Lima (Tomo II)



5 comentários:

  1. Sempre associei lampiões ao Estádio da Luz, sinceramente.

    ResponderEliminar
  2. Afinal lampiões deve ter sido porque quando foram roubar a tampa da tal taça aos amigos/inimigos, indo sorrateiramente às escuras, deviam ter iluminado (ou alumiado) o caminho através de luz de lampiões, isto é lanternas a petróleo ou azeite... e daí também ainda serem sempre azeiteiros.

    Sobre o epíteto dos Andrades há várias versões, uma da tal da família e outra relacionada com o Campo da Constituição. Isto assim por alto, pois, como nunca dei grande atenção a isso, a leitura sobre o assunto entrou-me por um lado e saiu logo por outro. Mas se for mesmo necessário posso reler, que tenho isso algures. (Ou seja a idade e tanta informação retida já estão a fumegar e a querer saltar, cá de dentro).

    AP
    Memória Portista

    ResponderEliminar

  3. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras

    no fundamental:
    penso que ganhámos todos com mais informação


    @ João Ferreira
    pois... eu também :D
    mas, vai-se a indagar, e afinal há outras estórias - mas sempre com o mesmo denominador comum, aquele que remete para o «O João... Pode vir o João» :D


    @ sr. Armando Pinto
    esteja à vontade se quiser partilhar essa pertinente informação com a malta mais nova e com menos experiência de portismo do que o sr. :D
    (tanto aqui, como no memória portista)

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois»
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. Eu até tentei ler isto porque achei interessante, mas a qualidade do teu escrito é, perdoa a expressão, tão merdosa que não consegui... é que ainda por cima sendo em formato digital nem para limpar o cú dá!!!

    PS: bem sei que não vais publicar, fica o consolo de que vais ler!! meu grande anormal

    ResponderEliminar

  5. @ lampião serrado

    acho que o único merdoso, nesta história toda, não serei eu. sequer quem me visita por Bem.

    volta lá para o buraco de onde saíste e deixa este espaço na santa paz do Senhor, sim?
    tal como o outro comentário que escreveste e que não publico, por razões que só nós dois é que sabemos (mas que não serão muito difíceis de adivinhar...), os próximos, da tua autoria (ou de quem os escreve por ti, não sei se serás assim taõ inteligente, não é?...), terão tratamento igual: arquivo geral (eufemismo para aquilo que tu és. sabes o que é um eufemismo, não sabes?).

    e agora, vai lá escovar os dentes que está aqui um cheiro que não se pode, e que só pode vir de ti, que só dizes (e escreves) merd@.

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons