segunda-feira, 8 de outubro de 2012

de um certo histerismo reinante...




primeiro ponto prévio


as linhas e os termos (demasiado) depreciativos (quase insultuosos) que se seguem não se aplicam ao caríssimo Marcelo Silva, nem ao meu Amigo de infância Danny - dois sportinguistas que muito prezo e que nelas não se podem rever.
o mesmo já não posso escrever sobre outros cacifeiros que, por estes dias, vão andar com uma imensa dor de corno (para lá de uma azia do carv@lho da silva)...

segundo ponto prévio


parece-me que os calimeros ainda não compreenderam o fundamental do jogo de ontem:

a equipazinha deles não foi mais do que isso mesmo: uma equipazita que se apresentou aos seus energúmenos adeptos, situados no sector destinado aos visitantes do meu teatro de sonhos, como se de um clube de terceira ou quarta linhas se tratasse, totalmente concentrada em não levar nova abada no pacote e em retardar o primeiro golo do bicampeão a todo o custo.
foi factual: o Sporting de ontem não jogou "pevide", não fez"bolha" de porra alguma durante noventa minutos; os seus jogadores inspiraram-se no javí "la mula" garcía e divertiram-se muito a distribuir "cacete" como se não houvesse Amanhã (talvez porque não saibam mais sobre como jogar bom futebol, talvez porque tenham tido ordens para tal, talvez porque lhes esteja no sangue...); o seu primeiro remate enquadrado com a baliza só surgiu aos 57 minutos de jogo; o único lance de verdadeiro perigo para as redes defendidas por Helton resultou de uma bola parada, aos 87 minutos; o único «equilíbrio» que houve durante o jogo resultou de uma lesão muscular do Alex Sandro e quando o FC Porto já tinha esgotado todas as substituições possíveis (sendo que, até então, as fraldas leoninas já estavam bastante cheias).
e os números frios das estatísticas não mentem:



 © ojogo | FC Porto para sempre
(clicar na imagem para ampliar)


ou seja: 
se eu fosse lagartão preocupava-me por, no Presente, a minha equipa estar a uns singelos três pontos acima do último classificado e por (não) praticar um futebol que se coaduna com o décimo primeiro lugar que ocupa no campeonato...

terceiro ponto prévio


ao invés de reconhecerem que jogaram tanto quanto o fizeram frente ao Videoton, os dirigentes, técnico interino e jogadores (certamente a mando dos anteriores) do Sporting CP, fizeram da actuação do árbitro o seu pomo da discórdia e para ele canalizaram toda a sua ira calimera.
para mim, o seu supra-sumo foram as estapafúrdicas declarações de Elias - que não o profeta, mas sim o jogador que passou ao lado do encontro de ontem.

é certo que, a posteriori e (re)vistas todas as repetições em super-ultra-slow-motion (e de que o árbitro não dispõe...), parece que houve benefício para o FC Porto nos dois lances que deram origem a outras tantas grandes penalidades e como se comprova pela imagem abaixo:


 
(clicar na imagem para ampliar)


pois é...
mas e referindo-me só ao jogo de ontem, daquela análise e sobre o que aconteceu no minuto 62', ressalta um exemplo exemplarmente exemplificativo do que escrevi no ponto prévio anterior; no meu entendimento o Wolfswinkel deveria ter visto vermelho directo por agressão ao Danilo e não deixou de ser curioso como o mesmo árbitro que os calimeros tanto se insurgem tentou segurar o encontro com a amostragem dos primeiros amarelos todinhos a jogadores afectos ao FC Porto, quando antes já tinham ocorrido entradas bem mais maldosas por parte de jogadores que trajavam listas horizontais verdes-e-brancas - sendo que o mostrado ao Fernando, bem... sem comentários...

e tudo quando o placard marcava 1-0 para o FC Porto, num golaço que só poderá suscitar dúvidas em quem não gosta de ver bom futebol

quarto ponto prévio


a resposta do nosso capitão foi pronta, rápida e eficaz - digna de um verdadeiro "comandante":

 © ojogo | FC Porto para sempre
(clicar na imagem para ampliar)



quinto ponto prévio


não posso deixar de concordar com o caríssimo "Antas", colaborador no "Bibó FC Porto, car@go!", quando escreve no seu post "calimeros & calimeros":

«

bem... resumindo e concluindo, até aos dias de hoje, só ouço os dirigentes do Sporting arranjar desculpas sempre que perdem, mas quando ganham "com ajudas", ninguém os ouve a falar. 
quando somos nós a nos queixarmos, as piadas são sempre as mesmas e que «nem sequer nos deveríamos manifestar porque não temos Moral».

[...]

quando encontramos esta gente, esta falta de memória é tal que até os recebemos sempre bem independentemente do mal que nos fizeram, façam ou podem fazer. 

[...]

»



beijinhos e abraços (muito azuis-e-brancos)!
Muito Obrigado! pela tua visita :) 


6 comentários:

  1. Eles tentaram emitar o seu treinador interino, que enquanto andou pelos relvados deste país, bateu em tudo o que mexia, e os jornalistas da capital do imperio diziam,ele não é maldoso,parecia mais um lenhador do que um jogador de futebol,possívelmente acreditam que o futebol é aquilo que fizeram,mas não é, perguntem ao Jakson Martinez que ele explica.
    Um abraço
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  2. Só para adicionar que a falta que dá origem à ÚNICA oportunidade do Sporting e dá um cartão amarelo ao Alex Sandro (na altura da lesão) NÃO É FALTA EM LADO NENHUM DO MUNDO. Ele corre à bola e já está à frente do lagarto, quando ele se encosta e cai. A imagem vista de trás, que deveria ser a do árbitro, tira todas as dúvidas. Ficou também um vermelho por mostrar na falta sobre o Jackson por trás. Até já.

    ResponderEliminar
  3. Miguel, nao se arranja por aí nesse magnifico espolio a primeira pagina do jornal onde o labrego dizia há 2 anos atras que na Europa, só havia 2 equipas a praticar futebol de primeira agua: Barcelona e Benfica. Era só para me rir mais um pouco....

    ResponderEliminar
  4. @ Ribeiro

    numa intensa pesquisa no Google, consegui-te:

    1)
    a notícia da citação que referes

    2)
    a entrevista per si, divulgada a 27 de Setembro de 2010

    3)
    as capas dos jornais desportivos de 26 a 29 de Setembro daquele ano

    diverte-te :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  5. @ Manuel Moutinho e doctor J.

    obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras!

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons