terça-feira, 9 de outubro de 2012

seremos mesmo Porto? estaremos mesmo todos unidos?

 
© Google


caríssima(o),

não sei se já to "disse" (penso que ainda não), mas tenho e sinto um orgulho enorme em ser portista!
é um sentimento que, como o deverás saber, não se explica por palavras.
mas, não era directamente sobre este assunto que eu pretendo redigir umas (assim se espera) breves linhas. indirectamente sê-lo-á. explico.

nos meus tempos de rapaz mal comportado, corria o ano de 1996, frequentava assiduamente as bancadas do saudoso Estádio das Antas. era, nessa altura, sócio de bancada. e recordo-me muito bem do local: precisamente no enfiamento da linha divisória do meio-campo, sete filas acima da rede de vedação do rectângulo de jogo. foi efectiva e sem qualquer sombra de dúvida, a minha cadeira de sonho! ocupei-a quatro épocas seguidas (de 1995/1996 a 1997/1998), sendo que, na seguinte, fui sócio cativo! o meu único luxo para com o meu clube do coração!
naquela (já longínqua?) época de 1995/1996, tive a oportunidade de assistir «ao vivo e a cores» a um dos meus melhores jogos de sempre: o FC Porto vs. Vitória SC
foi um jogo electrizante, "aberto", com a equipa visitante a não temer o poderio que se reconhece ao FC Porto no seu domínio, pleno de episódios caricatos, com imensas oportunidades de golo para ambas as equipas. o nosso FC Porto abriu as hostilidades, viu o seu lateral direito ser expulso decorridos apenas 30 minutos de jogo, conseguiu empatá-lo a duas bolas ainda na primeira parte, teve duas perdidas escandalosas pelo Quinzinho (isolado e só com o guarda-redes do Vitória pela frente) que muito nos desesperou e claudicou a sete minutos do fim, com um golaço do Zlatko Zahovič (o qual ingressaria no clube na época seguinte).
para lá destas (boas) emoções e pese embora a derrota (a qual digeri "bem", pois saí do estádio com a sensação de ter sido um privilegiado por ter assistido a um excelente jogo de futebol, que compensou - e de que maneira! - o preço do ingresso), também guardo a memória do meu único arrufo com um sócio do meu clube do coração.

até hoje desconheço o seu nome mas sei que se sentava na mesma fila do que eu, três lugares à minha direita. passou toda uma época a mandar vir com o jogo que a equipa (não) praticava - recordo que se tratou da segunda época de Sir Bobby Robson à frente dos destinos do nosso clube (a primeira com pré-época incluída), em que fomos: campeões, melhor ataque (84 golos marcados), melhor defesa (20 golos sofridos), e o Domingos venceu o prémio de melhor marcador do campeonato (25 golos), pelo que estará tudo dito... 
mas, para aquele sr., se vencíamos por quatro golos, poderíamos ter vencido por cinco ou por seis; se dávamos "show de bola", havia sempre um jogador que tinha sido medíocre e que não prestava (normalmente o Edmilson); se perdíamos (o que foi raro) o treinador era um incompetente... enfim... um chorrilho de barbaridades, que fui acumulando até um dia.

e, naquele (para mim) célebre jogo, foi o dia!
ao intervalo, com 2-2 no marcador, o sr. desfiava um sem-número de situações que só ocorreram na sua cabeça, como que a demonstrar a quem o queria ouvir que estávamos a ver um jogo diferente do dele. eu não o queria ouvir (de todo!), mas tinha que o gramar e à sua "cassete" (que já me fustigavam os ouvidos...). até que ele se saiu com esta "pérola", que não mais esqueci
«se o Pinto da Costa tivesse mantido o Ivič, nada disto estava a acontecer!»

não me contive: num ápice estava de pé, furibundo (quase colérico) e perguntei-lhe:
«ó amigo, vai renovar o seu lugar para a próxima época?»

foram só estas as palavras que lhe dirigi, as quais foram repetidas mais uma vez pois o sr. não compreendeu o alcance da minha pergunta. eu também não fiz questão de o retirar da Ignorância.
o certo é que, nas épocas seguintes, deixou de ser nosso vizinho - meu e de quem nos rodeava e gostava de assistir aos jogos sossegado da vida.


conto este singelo episódio para ilustrar o meu pesar por, ainda hoje, haver portistas que também assim pensam e para quem o clube do meu coração não lhes consegue exceder (sequer satisfazer) as suas expectativas. esses "portistas" nunca estão (de) bem com o que o clube lhes oferece, pois há sempre um "mas", uma merd@ qualquer que não ficou bem e que precisa de ser revista (normalmente) «com urgência». e mesmo quando vencemos de forma contundente, note-se bem!
portanto, vem este post a propósito do que por aí li, nalguns dos meus blogues de referência, nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®, e sobretudo nas suas caixas de comentários, mormente algumas opiniões que se enquadram e coadunam na perfeição com o episódio relatado.
é que, para lá de me deixarem triste (e algo resignado, confesso, ao ponto de ter o impulso primeiro de as rebater em comentários posteriores, mas que sei que só irão dar azo a "desavenças" que em nada dignificarão a massa adepta de um clube que nos merece o maior respeito e admiração, pelo que "passo à frente"), põem-me a pensar se não seria melhor para esses "portistas" escreverem em blogues afectos a outras cores que não a azul-e-branca - tal é o fel que se (pres)sente na sua escrita.

relembro que não pretendo entrar em discussões estéreis sobre o portismo de cada um de nós. muito menos pretendo ser arrogante e/ou ofensivo para quem pensa de forma diferente de mim - para além de que não pretendo alterar essa forma de pensar e/ou de criticar.
se há algo por que sempre me baterei é por, no seio do nosso clube do coração, poder haver massa crítica e o direito à plena liberdade de expressão e de podermos afirmar o que nos vai na alma sem receios e/ou pudores e/ou temores de estarmos a ser politicamente (in)correctos.

agora, não me peçam para pactuar com críticas pura e simplesmente destrutivas, sem qualquer pingo de coerência.
é que já não consigo (sequer!) tolerar essa ignomínia de alguns portistas - a qual parece-me ser mais ingratidão do que outra coisa qualquer*.
[ * por respeito aos seus autores, abstenho-me de as reproduzir; mas elas "andem aí", pois ainda estão disponíveis para uma leitura atenta. é só ter um pouco de paciência para as encontrar (e poder de encaixe para as ler, já agora...) ]

como não me canso de o referir:

«

continuo a preferir ajudar a construir do que destruir pelo simples facto de o pretender. 
a primeira tarefa, apesar de ingrata, é a mais difícil. e eu gosto de desafios - mesmo que impossíveis! :D 

»


beijinhos e abraços (sempre muito portistas)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)



4 comentários:

  1. Miguel está tudo dito neste magnifico post,estou 100% de acordo com o que escreveu e ainda me apetece dizer,"eles não podem ser despedidos"? Há adeptos que parecem do inimigo, no meu sector duas ou três filas atrás, também há por lá uma pele que mete dó, o gajo está sempre a gritar para o Vitor Pereira ir treinar o Espinho, possívelmente preferia o Porto a jogar à sporting, temos que viver com isto, como dizia o outro é a vida.
    Um abraço
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel,
    Concordo com o seu post e o mesmo mostra, através da história da sua revolta contra o adepto portista permanentemente insatisfeito, que a mesma é tão actual… Muitas vezes dou por mim a revoltar-me com comentários de gente que questiono-me se são realmente portistas. Também penso em responder-lhes, mas depois percebo que não vale a pena, porque esses supostos portistas só vêem, ou só querem ver o que lhes convém…

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com


    ResponderEliminar
  3. Caro amigo
    ..."põem-me a pensar se não seria melhor para esses "portistas" escreverem em blogues afectos a outras cores que não a azul-e-branca - tal é o fel que se (pres)sente na sua escrita."
    Sabe o que eu digo meu amigo?
    Esses "tais" estão é mal habituados.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. caríssima Ana, caríssimos:

    obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras!
    e bem hajam por tal, são elas que e dão ânimo e força para prosseguir esta aventura :D
    (mas, confesso que há dias em que me apetece baixar os braços tanta é a ingratidão que grassa por aí. só que tal é um estado de alma passageiro, pois o meu amor pelo nosso FC Porto é superior ao desânimo que sinto quando leio esses supostos "portistas")


    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os três» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons