segunda-feira, 24 de setembro de 2012

onde estão, onde estão? por onde andam...

 
© Google | Miguel Lima (Tomo II)

  

... os detractores de Vítor Pereira?

certamente que se trata de um treinador com defeitos; que demonstra ter alguma dificuldade em lidar com (algums) "vedetas", no balneário portista; que tem muito trabalho pela frente para colocar a equipa a praticar (bom) futebol... 
mas também tem as suas virtudes. uma delas é nunca virar a cara à luta ante o primeiro obstáculo com que se depara no caminho. foi assim na passada Terça-feira, no primeiro encontro pós-Hulk, onde a equipa, mesmo sem deslumbrar, colocou muito pragmatismo na forma como encarou o desafio de Zagreb (ou seja: entrar com o pé direito na fase de grupos, conquistando os três pontos e o necessário milhão de euros por vitória); ontem, no Dragão, fez a vontade aos sócios, "rodou" no plantel, venceu o desafio de forma categórica (e sem conceder primeiras partes de avanço, como tanto pretendia) e ainda se deu ao luxo de conceder minutos preciosos de competição a Castro (que, ao que consta, joga lesionado... num Amor ao clube de se elogiar), Iturbe e Kléber.


... os detractores de Jackson Martínez?

só vi o jogo de Zagreb em diferido e na madrugada de Quarta para Quinta-feira.
já sabia de antemão o resultado final, a marcha do marcador, as substituições operadas, os casos do jogo. já tinha lido as crónicas à partida, quer nos meus blogues de referência nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"® (primeiro), quer na imprensa diária desportiva (depois).
mesmo assim, resolvi ver o jogo na íntegra e é (mais do que) óbvio que não teve (muito) interesse, tanto quanto teria tido se o pudesse ter visto em directo.

depois de todas as incidências da partida em questão, continuo sem perceber o que leva um grupo de adeptos (que se consideram «portistas do antigamente», seja lá o que isso for) a julgar as capacidades técnicas de Jackson Martínez por um lance onde as repetições demonstram que foi "abalroado" pelo tone do Tonel (pelo menos, para mim foi penalty) e pese embora a lentidão de processos de concretização que teve um jogador que se pretende que venha a ser o próximo "matador" e que sê-lo-á com certeza. 
ler expressões como «cepo» e outras que tais, teve em mim um condão de muita felicidade no dia de ontem (Domingo), depois de ter (re)visto a obra de arte futebolística que se segue (e de ter desejado ardentemente poder ter estado no meu teatro de sonhos para o aplaudir, não fosse o trabalho dos finais-de-semana. e de pé, como bem merecia. certamente que ficará para uma próxima oportunidade):


 
(clicar na imagem para ampliar)


por último e para esses que o apelidaram de «cepo», relembro-lhes que, na sua primeira época de Dragão ao peito, "el pesetero" também chegou a falhar golos inacreditáveis...


... os detractores da equipa B?

para esses adeptos de futebol e amantes do imediatismo dos resultados, certamente que a vitória da nossa equipa B, em Guimarães, não lhes soube bem. temos pena...
depois do que escrevi e que mantenho, em "há sempre algo mais a dizer...", só lhes posso desejar rápidas melhoras, pois confio que os resultados que os nossos escalões de formação nos darão e as alegrias que a eles se seguirão, irão muito além dos placards finais dos jogos de futebol realizados...


para finalizar,

há uns tempos atrás, em Fevereiro de 2012, redigi um texto de revolta a propósito de alguns comentários mais acintosos para comigo, e após algumas críticas (construtivas) que redigi no rescaldo de uma vitória magra, ante o CD Feirense, por 1-0, em pleno Estádio do Dragão. 
o título desse escrito chama-se "o meu portismo (não) é maior do que o teu" e dele extraio as seguintes palavras (pela sua premência e actualidade), bem como uma foto que sintetiza o que pretendo com a redacção de novo post de indignação sobre o pulsar do nosso clube, por alguns de nós:



«

não alimento polémicas sobre o portismo de cada um de nós (independentemente de idades e/ou anos de associado), tal como não discuto as (nossas) opções técnico-tácticas de treinadores profissionais de bancada, pelo simples facto de que, enquanto portistas dos quatro costados e adeptos indefectíveis do FC Porto, temos diferentes formas de vivenciar esse enorme Amor, que é certamente comum a qualquer um de nós [pelo que (...) ] não recebo lições de Moral e muito menos de portismo, de ninguém!
(e muito menos se o fazem em termos impróprios e desprestigiantes de quem se considera «cidadão de um país civilizado».)

»


"disse"!


2 comentários:

  1. Olá. Eu, um detractor mais ou menos radical do Vítor Pereira, acuso-me. Faço parte desse grupo porque, durante a aprendizagem que o mesmo fez na época passada, fez-me sentir por vezes vergonha dos jogos que fazíamos. Os jogos fora com o Zenit e os dois com o Apoel foram do pior que eu já vi na minha vida. No jogo com o Zenit vi jogadores nossos a fazer cruzamentos de letra (!) para a área vazia (!) quando perdíamos 3-1. Não sou detractor do homem DESDE SEMPRE nem PARA SEMPRE. O Jorge Jesus, por exemplo, tem um problema de personalidade que faz com que não se goste dele. O Vítor Pereira tem apenas jogos miseráveis que fazem com que seja criticado, só isso. Apenas critiquei a postura dele depois desses jogos, ao dizer que "a champions é difícil, não é como a liga Europa". Isso revela desconhecimento do que é o Porto. Neste momento parece-me que o VP aprendeu bastante, parece ter seleccionado um grupo de jogadores que têm boa relação com ele (exceptuando Rolando e Iturbe provavelmente). Isso ajuda. Os últimos jogos evidenciaram melhoras, mas temos testes difíceis na Champions que vão mostrar se a equipa de facto adquiriu solidez. Em relação ao Jackson, não disse nada de mal. Só referi que ele parece não aguentar ainda 90 minutos e que o Kleber, esse sim um CEPO, não é substituto. Aliás, espantoso é que tenhamos passado 3 meses da nossa história apenas com dois avançados como o Walter e o Kleber e tenhamos sobrevivido.... Até já

    ResponderEliminar
  2. @ doctor J.

    como te "disse" via sms, tu não és um dos destinatários da mensagem - apesar de reconhecer que, na parte do "sôr Vítor" pensei em ti (mas com muito Amor e Carinho, note-se bem :D)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons