sexta-feira, 25 de novembro de 2011

plenos poderes para 'Shakthyar'

© Getty Images | uefa


caríssima(o),

apesar do que a imagem acima possa reflectir, referente ao encontro da passada Quarta-feira, peço a tua atenção para as seguintes palavras, com as quais espero não chatear(-te) muito:

«
agir com respeito
»

© abola


é exactamente por aquelas também serem as minhas dúvidas relativamente ao momento actual do nosso FC Porto que compartilho a que se segue, igualmente de Rui Moreira, em "agir com respeito", publicada nos PLENOS PODERES da edição de hoje do pasquim da Travessa da Queimada:
« o próximo jogo do campeonato, com o SC Braga, irá aclarar a dúvida:
veremos nós um FC Porto "à Porto" ou o FC Porto "à Coimbra"? » 

talvez tenhamos mais respostas esclarecedoras a partir das 20h de Domingo, quando aquela partida já tiver terminado.
acontece, porém, que pese embora tais evidências, não acredito que o nosso cronista tenha desejado a derrota ao nosso clube do coração. é por essa razão que não concebo que haja quem, de entre nós, tenha desejado um resultado negativo na Ucrânia por forma a poder "acelerar" um eventual processo de despedimento do nosso treinador.
mas que raio de portismo é esse?! já não bastam os nossos adversários para nos desejar "sorte", ainda temos que gramar com "ratos" dentro das nossas fileiras?
o que não sentirão os adeptos do Chelskych pelo técnico da sua equipa principal de futebol profissional já ir em cinco seguidas, com antigos jogadores do clube virem a terreiro defender a sua competência. haja paciência...

sobre a partida frente ao Shakthar, realço um facto importante que (provavelmente) terá passado despercebido a esses incautos que se dizem «portistas»:

«
Shakhtar's domestic domination is no surprise given 45-year-old Akhmetov has spent almost £900m during his time in charge [desde 1996]. The annual budget now stands at £64.5m, allowing the club to maintain a squad containing numerous Ukraine internationals along with 12 top-class foreigners, many recruited from Brazil.
»
fonte: Shakhtar Donetsk
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.

a propósito dessa partida que nos (re)coloca na disputa por um lugar nos oitavos-de-final da competição mais importante de clubes na Europa do Futebol, realço:
1) a crónica do jogo "90' no congelador para refrescar as ideias", da autoria de Nuno Vieira;

2) o artigo "FC Porto a uma vitória dos oitavos", de Miguel Cardoso Pereira;

3) o artigo "a importância de ser primeiro", de Hugo Vasconcelos;

4) a referência ao "Hulk: o espremedor de laranjas" (!!);

5) as declarações de Vítor Pereira, com destaque para «às vezes é preciso bater no fundo para nos levantarmos»;

6) as declarações do nosso grande presidente, a garantir que «os jogadores prometeram-me [...] que teríamos em campo o meu FC Porto, o nosso FC Porto e com alma. Cumpriram e é isto que eu quero e é isto que vai acontecer no futuro»;

7) o reconhecimento de Mircea Lucescu de como «o FC Porto foi bem sucedido [porque] foi uma equipa organizada», apesar dos lances polémicos da partida;

8) as atribulações da viagem de regresso com o título "entre o desgaste e a motivação", pr Nuno Vieira;

9) as declarações de João Moutinho à chegada de Donetsk;

10) o editorial do pasquim "o regresso do carácter", da autoria de Vítor Serpa;

11) o fel e a azia "do" Leonor Pinhão pela nossa vitória em "afinal, o Schaars tem razão";

12) o REMATE DE LETRA "competência", de Hugo Vasconcelos. 

ainda sobre a edição de hoje daquele pasquim e dos cronistas habituais afectos à cor azul-e-branca, não consigo destacar a prosa do novel "dragão de ouro" Paulo Teixeira Pinto. sob o título "olha a surpresa...", como recurso a subterfúgios literários e entendimentos dúbios, não consegue ser tão directo como Rui Moreira.
todos nós sabemos da assertividade das NORTADAs de Miguel Sousa Tavares, o nosso enfant térrible, mas, para mim, não há como a clarividência do portismo de Rui Moreira - o qual admiro muito.
 
num outro diapasão mas ainda no que concerne ao quotidiano azul-e-branco, destaco as declarações do nosso Mágico Deco «o clube que mais amei foi o FC Porto», a propósito da sua renovação de contrato com o Fluminense.
de facto, ele também foi um dos enorme jogadores que mais adorei ver envergar a nossa camisola.
sobre o Presente no futebol brasileiro, recomendo a leitura do último artigo de Luís Freitas Lobo "os 'quadrados' brasileiros".

já em relação a algumas curiosidades que se podem encontrar nas edições do pasquim da Travessa da Queimada, realço:
i) o artigo do católico (rato de sacristia) Bagão Félix "preservativos à [5lb]" (!!);

ii) o «fazer as coisas por outro lado», com o «glorioso» dedinho do 5lb, na Associação de Futebol de Lisboa, na notícia "[5lb] não faz cair Carlos Ribeiro";

iii) a "notável peça jornalística" (pela pressão que intenta colocar na partida) "contas a ajustar com Vítor Pereira";

iv) o último artigo (mauzinho) de João Bonzinho "à capela";

v) e, last but not least, para os mais saudosistas (e resistentes, pelo testamento que se tornou este post) o "rain man entre Deusébio e Hilário", no lançamento do encontro da segunda Circular de amanhã.

beijinhos e abraços (silenciosos)!
e MUITO OBRIGADO! pela tua visita ;)

2 comentários:

  1. Meu caro, o Paulo Teixeira Pinto escreve para os amigos. Quando se escreve num jornal deve-se ter a preocupação de escrever para a maioria que lê, perceba. Até vou ver o que vai sair amanhã.
    Para já teve de guardar o lenço branco...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. acho que não foi só ele a guardá-lo.
    e até acho que houve quem tivesse guardado lençóis...

    abraço
    Miguel

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons