quinta-feira, 17 de novembro de 2011

da desinformação vigente


© Google

«
Como as palavras enganam

Faz parte do meu trabalho ler as noticias diárias sobre desporto em geral e sobre futebol em particular. Nesta função, espanto-me ao ler, sobretudo nos jornais portugueses, que Guus Hiddink está a ponderar uma ida para o Chelsea FC.
A notícia foi, para mim, de tal forma estrondosa que intimamente questionei se estará o André Villas-Boas de malas aviadas para sair do clube londrino. Nos respectivos jornais vem uma citação do ex-seleccionador da Turquia a dizer que «precisava de tempo», que não poderia «começar já amanhã». Eis o que dela consta:

« Ainda não me decidi sobre o futuro. Vou tirar algum tempo para reflectir, mas os tempos que passei em Inglaterra foram maravilhosos. Treinar o Chelsea foi espectacular mas isto não quer dizer que estou disposto a começar já amanhã. Preciso de algum tempo para pensar. » 

Foram estas as palavras citadas.
Contudo a notícia era um pouco vaga e curta - algo estranho dado o sensacionalismo da mesma. Como tal, investiguei um pouco mais sobre o que realmente se passava e não demorei muito até encontrar, em inglês, o que Hiddink disse na sua totalidade, assim como de que se tratava esta ida para o Chelsea.
Ao que tudo parece, foi oferecido, pelo clube de Roman Abramovich ao treinador holandês, um cargo de director para o futebol, e não de treinador - como naturalmente muitos, tal como eu, terão pensado.

E é esta a desinformação que nos "atinge" diariamente na nossa Comunicação Social - por vezes acidental, muitas vezes propositada e ainda mais vezes por incompetência.
Deparo-me frequentemente com escritas duvidosas de alguns ditos "profissionais do jornalismo"; mas, mais do que tudo, ainda me surpreendo (pela negativa) com erros grosseiros em relação a factos (já para não falar em erros gramaticais), facto que não está sujeito à interpretação de cada indivíduo.
Mas assim é o jornalismo (que não só desportivo) em Portugal...

Por último uma confissão: quando me deparei com a notícia e, em consequência, com a eventual possibilidade da saída de Villas-Boas, dei comigo a imaginá-lo de volta ao Dragão. Aposto que não fui o único...
»

ps:
o Tomo II agradece ao caríssimo Armando Vieira mais esta prestimosa colaboração.

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)