sexta-feira, 18 de novembro de 2011

os plenos poderes nas palavras dos outros


© Google

caríssima(o),

num dia como o de hoje, em que só apetece ficar no choco, as palavras de outros tantos articulistas, bem mais conceituados do que eu, na edição de ontem de OJOGO e de hoje do pasquim da Travessa da Queimada, ajudarão a passar o (nosso) tempo.
principiemos, então, por um dos portistas que mais prezo, Rui Moreira de seu nome, que em "Portugal 6, Alemanha 2, Bósnia 0", na sua coluna habitual (PLENOS PODERES), para além da resenha da partida de Terça-feira e de outras tantas verdades, coloca o dedo na seguinte "ferida":



© abola


também eu estou à espera (pacientemente impaciente) desse FC Porto...

ainda sobre o quotidiano azul-e-branco, aconselho a leitura das declarações de Vítor Pereira, no lançamento da partida de amanhã, ante a briosa Académica. sincera e honestamente, não gostei de perceber que o treinador principal do meu clube do coração não consegue «ser preciso ao ponto de dizer se a paragem [para os compromissos com a Selecção] foi benéfica ou não». com certeza que o "defeito" estará em mim, que já embirro por tudo e por nada.

por seu turno, as recentes declarações de Helton, o nosso grande Capitão, merecerão a minha melhor atenção num artigo à parte e a "sair" em breve. ;)


num outro diapasão, recomendo a análise às contas da SAD portista, por intermédio de Paulo Assunção.
sempre custa menos do que a leitura do seu Relatório e Contas Consolidadas para 2010/2011...

e para quem gosta de Futebol e de o discutir com seriedade - assim ao estilo do Jorge, do Porta19 - recomendo a leitura atenta das intervenções de Dan Jones (especialista em Negócios do Desporto da 'Deloitte'), de Peter Kenyon (ex-director-geral do «mónster unáite» e do Chelsky) e de Karl-Heinz Rummenigge (director-executivo da SAD do FC Bayern München), no âmbito do I Congresso Internacional de Futebol Profissional "Football Talks", patrocinado pela nossa Liga Portuguesa de Futebol Profissional [LPFP].
todos eles, sem excepção, levantam questões pertinentes, não só para o Futebol, como para a nossa realidade comezinha. pena é que alguns não o entendam e prefiram manter a "cabeça dentro da areia", tal como a avestruz. mas se a cabeça fica bem enterrada na areia, à uma outra parte anatómica que fica (bem) à mostra...


já o novel dragão de ouro, Paulo Teixeira Pinto, em "da (im)perfeição", resolve (a meu ver) colocar o dedo na ferida dos últimos acontecimentos relacionados com a Selecção Nacional: desde a polémica com Bosingwa, à entrevista de Paulo Bento à SportTv, passando pelas recentes declarações de Henrique Jones (principal responsável clínico da selecção tuga) e terminando na escolha de um (possível) núcleo duro para o Europeu sem Ricardo Carvalho e José Bosingwa.
tanto enredo em situações extra-futebol em redor da «a equipa [que deveria ser] de todos nós», que se lamentam e se deseja que não se repitam, suscitaram os seguintes artigos de opinião: o mauzinho "o imbróglio" (da autoria de João Bonzinho), "por que não se calam?" (de Jorge Maia) e "saiu a ganhar Portugal" (da responsabilidade de Tomaz Morais).




por sua vez, a piada acima, do Sistema², publicada na edição de hoje em OJOGO, tem a razão de ser nas abjectas declarações de Joseph Blatter, actual presidente da FIFA, que ao defender que «há coisas que são ditas e feitas no campo de jogo que são erradas... Mas isso não significa, em geral, que exista racismo no campo de jogo. O futebol une mais as pessoas do que as divide», "pôs-se a jeito", não tendo passado incólumes - com o actual primeiro-ministro inglês à cabeça.

quem também se está a pôr a jeito é o outro paladino da Madeira.
bem ao estilo do seu querido líder, ao insinuar que o FC Porto pretende «desestabilizar» o (igualmente «glorioso») plantel do Marítimo - essa super-potência do futebol... madeirense - arrisca-se a levar uma rebecada daquelas por parte de quem de direito do meu clube do coração.
o caríssimo Vila Pouca já abriu as hostilidades


beijinhos e abraços (estabilizados)!
e MUITO OBRIGADO! pela tua visita ;)

2 comentários:

  1. eu?! falar com seriedade?! não te admito!!! :)

    bom artigo e excelente título. abraço!
    Jorge

    ResponderEliminar
  2. obrigado!, Jorge!

    fo'te abr@ço! ;)

    ps:
    dia 10 de Dezembro é dia do grande clássico espanhol.
    tu sabes ao que me refiro ;)

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons