sábado, 3 de março de 2012

soube bem! muito bem!




caríssima(o),

ao contrário dos outros dias desta semana - de inscrição nos Exames Nacionais -, consegui sair à minha hora da labuta. nem mais um minuto para além do combinado e logo no último dia de inscrições - principalmente porque meia hora antes de os serviços administrativos fecharem as suas portas ao atendimento ao publicozinho, já só se ouvia o respirar inquietante (e algo nervoso e apreensivo) deste que vos escreve. sempre era dia de Clássico no nosso actual salão de festas (mais do que) oficial lá para os lados da Segunda Circular. ;)

com carta branca concedida pela esposa para poder ir assistir ao clássico no Estádio da Lucy na companhia de Amigos de longa data, num restaurante bem no centro da InBicta e afamado pelas suas francesinhas, o meu espírito estava agitado por tal reencontro - mas mantinha-se nervoso.

à chegada dos primeiros convivas, um dos temas dominantes era qual seria o onze principal escalado pelo nosso (ainda) treinador principal. uma ideia reinava: que não repetisse a invenção da lateralização do Maicon e que concedesse a ala esquerda ao Cebola - «para partir o Maxi todo, car@[ças]! e oferecer um golo àqueles filhos de uma g'anda [meretriz], como alguém aventou.

cinco minutos antes do encontro principiar e com uma mesa (bem) composta, um de vós liga-me directamente da Figueira da Foz e a propósito das escolhas do nosso (ainda) treinador principal para o onze principal. «assim não! assim não vamos lá! invenções a mais... e ai de ti se colocas o Djalma a bold com cor azul!», confidencia-me resignado. «confiança!, J.», e afianço-lhe, entre tímidos (e nervosos) sorrisos Amigos, que não somos os únicos a partilhar deste receio inicial; há mais quem o expire nas mesas vizinhas.

só que, com aquele incrível início de jogo da turma azul-e-branca, foi-nos permitido voar e sonhar de que afinal seria possível tocar o céu no mesmo recinto que já foi apelidado de «inferno da Luz» e agora mais parece o nosso «glorioso» salão de festas. foram (quase) vinte minutos de alto nível, com um futebol de Qualidade e de uma garra e de uma entregas à partida, que superaram (largamente) as minhas expectativas.
porém - e há sempre um mas... -, a partir do minuto 24' e da primeira perdida flagrante do "Cagozo", lá voltou aquele futebol sensaborão que tanto tem marcado (pela negativa) a época em curso. e lá regressaram as aflições defensivas. e também a inevitável quebra do meio-campo portista (que mais parecia um "passador"). e (claro!) o sofrer o golo de uma praxis que (há muito) já deixou de ter piada - depois de um péssimo alívio da nossa defensiva.
a euforia que se (pres)sentia esmoreceu, como um estalo na cara com que não se conta.

o pior - bem pior, diga-se de passagem! - foi o autêntico murro no estômago que levei/levámos decorridos apenas dois minutos depois do reatamento da partida e após a invenção de uma falta (que não existiu) por esse sr. do apito que o Orelhas já não quer ver a cirandar no mesmo relvado onde também por lá anda o Djaló, segundo rezam as crónicas.
não me contive e invectivei (de forma áspera, acintosa e rude) a defesa do meu FC Porto pela enésima vez (e depois de um início de jogo tão prometedor) e por tamanha ineficácia. se já estava nervoso antes do encontro, não fiquei muito melhor.
e a francesinha arrefecia num prato cujo molho já não tinha sabor e as batatas fritas estavam tão ou mais frias do que o meu estado de espírito. razão tem a C., do (estupendamente brilhante e apaixonadamente bem redigido e sentido) "lá em casa mando eu" quando afirma que «Eu não como [...] durante o jogo porque normalmente estou a ver o jogo e não passa nada na minha garganta».

confesso que a minha ténue esperança numa reviravolta no marcador esmoreceu quase por completo ao minuto 59', com a saída de Rolando, a entrada de James "el bandido" Rodríguez, a passagem de Maicon para central e a permanência em campo do (amarelado) Djalma.
foi a gota de água que fez transbordar o copo com quase água nenhuma! - meu e de quase todos os adeptos portistas que estavam, não só na nossa mesa, como nas vizinhas. e foi o minuto em que pude perceber os sorrisos cínicos dos poucos adeptos lampiões presentes no mesmo espaço.
«
[fónix], J.! estás a ver o jogo? não?! em trabalho? pois... o gajo acabou de fazer entrar o bandido por troca com o Rolando; deslocou o Maicon para central e deixou o Djalma em campo!! pormenor: já estamos a perder. abr@ço».

no decurso do dia de hoje nunca pensei que poderia vir a ter tal ataque de fúria para com o treinador principal da minha equipa do coração; mas a verdade é que o tive, com uma lágrima de raiva a escorrer pela face. a noite não podia estar mais negra e o meu estado de espírito mais desanimado.
«porra!! car@[ças]!! perder com estes filhos de uma g'anda [meretriz] é que não, car@[ças]!! [fónix] para isto!! estou cansado deste gajo e das suas invenções em nexo, porra!!».

depois, bem... depois veio o minuto 63' e o golaço do James.
e, como que de rajada - qual Rocky a recuperar de uma tareia que parecia sem fim* -, as recorrentes lampiónicas picardias; a expulsão daquele que nem fez por isso durante os minutos que esteve em campo (ao contrário do caceteiro espanhol, do bruto brasileiro e do porquito paraguaio); a sonegação de mais um penalty (de frente para o lance e pela forma descarada como o "Cagozo" embalou a redondinha, Pedro Proença (com)provou que está numa forma soberba para o Europeu que se avizinha); e a imensa alegria por mais um golo de Maicon, que nos daria a vitória final e na qual estava descrente - e estou pouco me marimbando se o Maicon estava fora-de-jogo no lance em causa; foi a forma sublime de (pelo menos) seis milhões «gloriosos» adeptos da agremiação de Carnide provarem do veneno que têm destilado nalguns jogos da presente campanha.

ou seja:
estou um sininho!
ainda me sinto a flutuar sobre as nuvens (e já lá vão algumas horas desde que o encontro finalizou)! e sei que terei um soninho bem tranquilo!

portanto, para finalizar e antes das despedidas, permite-me que enderece os meus sinceros parabéns a alguém muito particular e por me ter colocado um sorriso de orelha a orelha esta noite (e nas que se seguirão).




caro Vítor Pereira,

sabes (muito) bem o sentimento que nutro por ti enquanto timoneiro-mor do nosso clube do coração; não o escondo desde Outubro do ano passado. e se, desde então, tenho sido lesto a criticar-te (mesmo que com tentativas de que seja por um lado positivo, apesar da paixão de adepto indefectível que sofre com um Amor comum), hoje quero ser ainda mais rápido a dar os meus (sinceros)
 parabéns a ti, Vítor!

se há algo que não sou é ingrato.
assim e com o resultado desta noite, reconheço que muita da minha alegria - que também é a tua e a de quem vibra com o FC Porto - se deve a ti e ao enorme par de tintins que tens. operar aquela substituição efectiva e comprovadamente deu a volta ao jogo e a nosso favor. e a teu favor também, junto da exigente massa adepta portista.
certamente que não passaste a ser um génio da táctica e que o futebol praticado pela nossa equipa passou a ser de "primeira água"; mas conseguiste (i) destronar alguém que se intitula de «catedrático» no seu próprio reduto e (ii) colocar um enorme melão em muitos daqueles que já vaticinavam um 5lb campeão, com direito a rotundas reserBadas e afins. e estes dois factos consumados têm que ser destacados, por serem tão meritórios.

por último, Vítor e pese embora as nossas divergências (que sempre existirão, como já o terás depreendido das minhas palavras escritas a 20 de Outubro de 2011), "digo-te", do fundo do meu coração:
goza bem e saboreia ainda melhor este momento, Vítor!
tu mereces e fizeste (tudo!) por merecê-lo!

* vês, Gu, como consegui encaixar o Sly no post sobre o rescaldo do Clássico? ;)


beijinhos e abraços (extasiados)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

5 comentários:

  1. Bom dia,

    Ontem fizemos um jogo à campeão.
    VP que eu tenho criticado esta época, foi arrojado, arriscou e petiscou.
    O Benfica apenas nos criou dificuldades em bola paradas e foi assim que marcou dois golos.
    Grande jogo de Maicon, o defesa em melhor forma no plantel.
    Nervos de aço de Maicon quando encostou a cabeça a Gaitan, sem cair na tentação de o tombar.
    Desde que foi para o centro da defesa, Maicon anulou Cardozo, e foi a segurança na defesa que nos permitiu partir com certeza para o ataque.
    Grande golo de Hulk, a premiar uma boa exibição.
    James, El Bandido, foi o jogador que agitou a partida e nos empurrou para a vitória.
    Fernando excelente nesta partida, e fantástico na combinação com James no golo do empate.
    É de lamentar a atitude de Maxi no final da partida que cuspiu em James. Vamos aguardar a punição para o uruguaio.
    Lamentáveis a declarações dos responsáveis do Benfica, que se refugiaram nos erros de arbitragem para justificar a derrota. Foi a mais pura lavagem cerebral aos seus adeptos.
    O golo de Maicon é tão fora de jogo como aquele que apontaram em Barcelos.
    http://www.hostthenpost.org/uploads/343f1a6e7865d8d3e81db838935a9e09.jpg
    Também se aguardam punições pelas declarações.

    Fomos inteligentes, soubemos sofrer, lutamos e por conseguinte alcançamos a justa vitória.
    Estes 3 pontos de vantagem não nos garantem o título, mas esta vitória é muito importante do ponto de vista emocional para encarar as restantes 9 jornadas.

    Abraço e bom fim de semana

    Paulo

    ResponderEliminar
  2. É difícil de acreditar. Se ontem alguém nos contasse que o Vítor Pereira iria emergir como o grande herói deste jogo (com o Maicon como sidekick) ninguém iria acreditar.

    É nestes momentos que se distinguem os Homens dos meninos. Vítor Pereira já passou por muito esta época, mostrou que é um grande homem, mesmo que possa não ser grande treinador.

    Agora temos que nos unir todos em volta dele e da equipa. Da minha parte, a partir de agora e pelo menos até final da época, eles são os melhores jogadores do Mundo e VP é o melhor treinador do Mundo.
    Vamos acreditar, vamos ser campeões!!!

    ResponderEliminar
  3. Pois, no fim, parabéns Vítor Pereira, nos antes, o ainda treinador do F.C.Porto, Djalma? minha nossa, Maicon à direita? ui!, etc...

    Prognósticos no final do jogo é fácil, apoiar quando as coisas não estão fáceis, mais difícil, é mais cómodo juntar ao coro das críticas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Boas,
    E o FC Porto voltou a apagar a luz! Eu não esperava um jogo fácil, nada disso, porque no futebol não há jogos fáceis, mais ainda com os jogos das selecções
    pelo meio da semana. Mas correu tudo bem. É verdade que a espaços o Benfica criou perigo, mas sejamos realistas, era normal que assim fosse, estavam a
    jogar em casa e são uma equipa, que tal como o FC Porto, em Portugal procuram títulos. Para mim Vítor Pereira esteve bem nas substituições, arriscou quando
    tinha de arriscar. Vamos às individualidades? Não vou individualizar muito, mas: grande golo de Hulk! Dizem que a bola atingiu 108 quilómetros por hora!
    Grande, grande James; quem diria que o colombiano chegou a Lisboa na manhã do clássico? E finalmente, muito bem Maicon! À o terceiro golo do FC Porto está
    em fora de jogo? E daí? O Benfica nunca ganhou jogos assim? É verdade que gosto sempre que o FC Porto ganhe de forma limpa, mas de vez em quando não tem
    mal nenhum! E agora para todos aqueles, portistas, que diziam que esta época já estava tudo perdido, aqui fica, o FC Porto está na liderança isolada do
    campeonato. Está decidido o campeão? Nada disso, mas agora o dragão tem tudo nas suas mãos, ainda falta muito para jogar, ainda faltam saídas complicadas
    e recepções igualmente, mas está tudo na mão. E termino da mesma forma que comecei: e o FC Porto voltou a apagar a luz!


    Força FC Porto!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com
    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Caríssimo, partilho contigo a alegria com o nosso jogo de ontem, que só pude saborear hoje... Passo a explicar: ontem às 20h14 ia sair de casa com MUITA pressa e esqueci a minha carteira com documentos e (pouco) dinheiro em cima do tejadilho do veículo, na tentativa exasperada de instalar rapidamente o meu rebento na sua cadeirinha... Ao chegar ao restaurante notei que estava lixado com F grande e voltei a casa... Incapaz de encontrar a dita cuja carteira, que se perdeu pelo caminho (enquanto te ligava no início do jogo) passei o jogo todo a cancelar cartões bancários na net e ao telefone... Agora já deves entender o meu estado catatónico qdo me ligaste depois do golo do paraguaio... Entretanto, hoje de manhã, os restos da bendita carteira foram encontrados a 5 kms da minha casa por um cliente meu que, simpaticamente, ma entregou no local de trabalho. Só faltava o (pouquíssimo) dinheiro, os cartões bancários e o cartão de sócio do FCP do meu filho. Ora, constatando que o dinheiro que lá estava foi direitinho para o RENNIE deste meliante lampião ressabiado, vou alegremente pedir uma segunda via de sócio do Joãozinho e agora sim posso festejar esta GRANDE VITÓRIA, afastado que está o espectro de passar 48h na loja do cidadão a partir de 2ª feira. Obrigado por mais dois posts de enorme qualidade, grande Miguel. EAT THIS, JEBUS!!!

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons