terça-feira, 27 de março de 2012

nortada impensável

  
© zerozero.pt | Miguel Lima (Tomo II)


caríssima(o),

o destaque do dia de hoje vai por inteiro e com o devido mérito para o post (emprestado) da C.. se ainda não o fizeste, recomendo a sua leitura (atenta) e independentemente de cores clubísticas, tal é a sua pertinência pela paixão que demonstra por um clube de futebol - no caso em apreço, um Amor comum.
bem sei que "é só Futebol!", como poderás estar a pensar. mas e a bem da Verdade, nos dias que correm e exceptuando os convívios familiares e/ou com Amigos mais próximos, aquele é dos meus poucos bálsamos retemperadores.

contudo e porque hoje é Terça-feira, a C. vai-me perdoar por ter que abordar o que de "melhor" se publicou na edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada.
é que há escritos que não podem ficar sem resposta, pelas alarvidades neles contida.


© google | Miguel Lima (Tomo II)


principiarei as minhas reclamações por tão abjecta linha editorial - mas que, mesmo assim e por sua causa, merece ser divulgada, pois (penso) o "sr." Goebbels já cometeu suicídio - e pelo escrito "combatente solidário", da autoria do guerrinhas párias Fernando Guerra.
atente-se no seguinte excerto:


© abola


que eu saiba, outros há (ditos «gloriosos») que são conhecidos por preferirem realizar chamadinhas para «fazer as coisas por outro lado», seja ele qual for. mas sobre esses (inoportunos? incómodos? verdadeiros?) assuntos o editor em causa não faz alarde nem tece guerrinhas. não senhor!! como cobardolas que é, prefere atacar quem, na Justiça (cível e desportiva), tem ganho recurso após recurso, "na desportiva".
é assim a redacção do pasquim em causa e só que não o lê é que (ainda) se poderá admirar com artigos de opinião como aquele.

mas, pior do que os articulistas - alguns deles, que de tão lampionicamente fanáticos (cegos?) que são (estão?), dão-se ao trabalho de redigir uma "mensagem ao grande 5lb", como se ainda estivessem no tempo do outro senhor -, é ter num mesmo espaço jornalístico "profissionais" como o carlos-com-apelido-de-substantivo-colectivo-para-o-que-ele-é que elabora textos como "o prazer de jogar depois da águia", "os dilemas de Vítor Pereira", ou "Lucho anda em baixo". é que é indisfarçável a azia que sente por, no Presente, o seu «glorioso» clube estar em terceiro lugar no campeonato!

é (também) por aquelas razões que o pasquim é conhecido por ser o órgão de comunicação (mais do que oficioso) da (dita) «gloriosa» agremiação de Carnide. se assim não fosse, não teríamos a "oportunidade" de ler peças jornalísticas como "Orelhas ao lado da equipa", "solidários com Ai(ma)mar", "João Gabriel fala em 'classificação aldabrada'" ou "'Jebus' afirma que ironia de Drogba terá resposta em campo" [com Javi 'mula' García e/ou Pablito Ai(ma)mar], a tecer (enormes) loas como se já fossem campeões.
é que não vislumbro tais escritos em mais nenhum jornal desportivo diário - lixo tóxico não incluído. e assim, perante tamanha discriminação (nada positiva), é natural que haja quem se sinta injustiçado e o clame bem alto.

o pasquim da Travessa da Queimada também é conhecido pelo seu mercado de transferências, mesmo que virtual - no sentido em que só existe na cabeça de alguns dos seus "profissionais".
este mercado ocorre trezentos e sessenta e cinco dias no ano (mesmo nos bissextos), sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia e tem uma predilecção especial pelo plantel azul-e-branco, como se pode constatar aqui.

no paquim em causa também há análises à (actualmente tão polémica) arbitragem nacional.
esta está a cargo do ex-"árbitro" Cruz dos Santos - lampionicamente cego pela desastrosa carreira desportiva do seu «glorioso» clube do coração. é por o saber (e não esquecer) que, no seu escrito "brincar com o fogo", quando se insurge contra a forma «como se manobra a opinião pública em questões de arbitragem» e no sítio onde o faz, não pude deixar de esboçar um sorriso (tão ou mais) enigmático como o da Mona Lisa.
é também por isso que não me surpreende que os senhores (quase profissionais) do apito estejam a ser alvo de ameaças e que só Vítor Pereira (o ex-árbitro) esteja «assustado» com aquelas.

é por tudo isto que, ao contrário de artigos anteriores, hoje estou bastante desagradado com a NORTADA do nosso enfant térrible, Miguel Sousa Tavares, sob o título "a gestão inteligente", mormente pelo seu ponto 2., sobretudo no excerto que se segue:

© abola


desculpem-me a franqueza, mas "bater no ceguinho" já vem de longe; agora imputar responsabilidade maior ao nosso grande presidente pelo que (de mal) aconteceu no estádio da Lucy, para a Taça da Liga, isso é que não!é óbvio que há erros de gestão na planificação da presente época desportiva, mas este não é o momento para "dar trunfos" ao adversário. assim não, Miguel! assim não...
 
num sentido que não está diametralmente oposto ao do escrito de Miguel Sousa Tavares (pelo visado em causa), mas que está muito polido, é o artigo de opinião de António Simões "um fantasma...".
muito honestamente, é por saber que o vou ler que gasto (actualmente) oitenta e cinco cêntimos às Terças-feiras. vale bem a pena o investimento!

por me referir a "fantasmas", houve um jogador que sempre me deixou Belluschiado e que, consta, agora "deixa água na boca" em Génova. ou muito me engano, ou será mais um craque que nos vai deixar no real mercado de transferências já este Verão...
como esta época o comprova, também ainda gravita por aí o "fantasma" de Campo Maior e em grande estilo. a ele lhe é dedicado o (assertivo) "pimenta no cu dos outros é refresco para mim", da autoria de Rogério Azevedo.
 

ou seja e numa altura em que Leonardo Jardim, treinador do actual líder destacado do campeonato, afirma que «o SC Braga não meteu os papéis para a candidatura ao título», e o jogador Fabrice Muamba recupera a olhos vistos (passado um enorme susto), não resisto a passar a palavra do que escrevi na caixa de comentários do "café das antas" e escrevi na caixa de comentários do "dragão até à morte", por (ainda) «acarditar» que será possível! ;) 
«
[...] 
mais a sério, teremos que esperar (penosamente?) pelo epílogo desta funesta época para saber o total desse marcador. 
até lá, considero que teremos todos - portistas dos quatro costados e indefectíveis adeptos de um Amor comum - que "remar para um mesmo lado": i.e., no apoio ao Clube e a uma equipa que, por muito mau futebol que esteja a praticar, terá que merecer a nossa confiança, pois ainda nada está perdido e só dependemos de nós para revalidarmos o tão desejado título. 

bem sei que não sou o caríssimo Vila Pouca, nem estou com moral suficiente para afirmar a plenos pulmões "vamos ser campeões, car@£#%!!!", com toda a pujança e cagança - como, por exemplo, há um ano atrás; mas ainda não atirei a toalha ao chão e, em tempos de quaresma, mantenho a minha fé! 

por último, quem esteve os três primeiros anos deste milénio a ver épocas confrangedoras, esta até nem parece assim tão má ;)
»


perante todo este cenário, é caso para parafrasear o sr. com apelido de prato de bacalhau - outra "peça rara" da redacção do pasquim em causa -, em "um espelho infiel":
«o Futebol é o espelho fiel da Sociedade porque bebe dela as virtudes e os vícios, as paixões e os humores».


somos Porto!, car@go! 
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»! 

ps:
esta notícia é dedicada em exclusivo ao Marcelo, administrador do (muito verde) "porta10A".

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;) 
Miguel | Tomo II

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)