quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

da minha percepção do Clássico. sim!, desse mesmo.


© google


«
Este plantel é, na minha opinião (e que vale o que vale) um "embrião" de - aí sim! - um grande futuro plantel! De resto, o que temos é gente imberbe à procura do seu espaço no futebol, do seu talento; em suma, na sua afirmação no futebol europeu.
Senão vejamos alguns exemplos que até constituem, grosso modo, a exemplificação da argumentação da minha opinião: 
Danilo - só agora se pode afirmar que está adaptado ao nosso futebol; daí evidenciar toda a sua qualidade, o que o conduziu à selecção brasileira, e «apenas e só» com 23 anos!!!
Martins Indi - vindo de um futebol mais ou menos parecido com o nosso (o holandês), não deixa de ser ainda um corpo que procura se integrar na nossa filosofia de jogo. 
Brahimi - um dos que "andou perdido" em equipas de menores dimensões e onde tudo lhe era permitido, devido ao seu talento. Numa equipa como o FC Porto o talento tem que ser forçosamente prestado em prol da equipa e não ao contrário, daí o seu actual "apagamento" virtual. 
Óliver - um "Frasco" qu«apenas e só» teve oportunidade de se mostrar nFC Porto. Ou seja: este é o primeiro ano em que actua "a sério" e numa primeira equipa. Talento e garra não lhe faltam. 
Tello - o mesmo (ou quase) do que disse de Óliver! 
Ruben Neves - 17 anos! mais palavras para quê? 
Casemiro - 20 anos. Brasileiro. A descobrir as funções de "trinco". Conhecem mais algum jogador desta nacionalidade e nesta posição específica, a dar cartas na Europa? 
Marcano, Campaña, Otávio, José Angel, Ivo Rodrigues, Ricardo Pereira e por aí fora...
São rebentos (com excepção a Marcano e aos seus 27 anos
) de onde se esperam bons frutos! 
E finalmente, o último mas o não menos importante: Julen Lopetegui.
Um jovem treinador, habituado a treinar jovens, com uma filosofia muito própria mas também ele num estado de aprendizagem (e, neste mundo, aprende-se até morrer; mesmo o Mourinho, acreditem!). 
Por isso eu, portista de baba e ranho, não peço o titulo. Não peço a Liga dos Campeões, nem tão pouco a pasmacenta Taça da Liga. «Apenas e só» peço que deixem esta equipa crescer. Deixem estes miúdos "ganhar calo". Haja paciência com eles, porque, como são jovens, mais facilmente aprendem com os erros. Sejamos tolerantes.
Afinal, perdemos porque fomos massacrados? Perdemos porque fomos esmagados? Perdemos porque fomos dizimados? Perdemos porque não passámos do meio-campo? Perdemos porque a táctica foi errada? não!, não!, não!, não! e não!
Bendito futebol inglês que ousa esperar para ver e depois julgar, ao contrário do nosso - que primeiro julga e depois nada vê!!!

»



caríssimO,

depois do desastre e/ou descalabro e/ou desgraça e/ou duro revés e/ou desaire futebolístico da jornada do final-de-semana passado, com novo 'déjà vu' ontem, no Dragãozinho, o comentário do "bluesky", no "dragão até à morte", foi dos mais lúcidos que encontrei nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®, e que vai ao encontro daquela que também é a minha percepção para a presente temporada, a qual não se resume ao encontro ante o 5lb.

é certo que o que aconteceu foi mau, sobretudo para o nosso estado de espírito, mormente na quadra festiva que se aproxima.
é seguro que a derrota deve-se exclusivamente a nós e à nossa pueril (por que imberbe) "infantilidade".
também é correcto afirmar-se que os erros de arbitragem (que os houve) não explicam, por si só, essa derrota.
foi evidente que a equipa deixou-se enredar numa trama lampiónica plena de trafulhice, de ratice, de canalhice e de filha da putice, não se conseguindo libertar de um "espartilho" em que o «catedrático do futebol» é «mestre»: a táctica do anti-jogo.
mas, nada "disto" apaga o nosso mau-humor, o nosso ressabiamento, o facto de estarmos lixados com um F bem maiúsculo, porque perdemos um encontro ante o nosso arqui-rival (dois, se incluirmos a partida de hóquei. e na mesma semana...)... é que nem trinta imagens "à bruta" da Kate Upton nos conseguem animar...

mesmo assim e juntamente com o que é descrito nesta "posta de pescada"® aqui, datada de Março de 2013, após um empate no "reino muito distante dos viscondes falidos de Alvaláxia"®, ante o pior spórtém dos últimos anos, dá para perceber que o que estamos a passar felizmente que é esporádico; em que a "Parte" não se confunde com o "Todo"; que ainda falta às agremiações da Segunda Circular comerem muita papinha Cerelac para conseguirem quebrar a hegemonia portista e por muito que o lampião de Paredes o decrete todas as semanas (ouver aqui, a partir dos 53')...

portanto e assim concluo esta temática, virando a página para o confronto que se segue, ainda bem que há quem tenha a cabeça suficientemente "fria" para perceber que há que conceder tempo ao Tempo necessário para esta equipa, a qual, estou convicto, ainda nos dará muitas alegrias. e até Maio de 2015.
também é importante que, nestas alturas, haja quem tenha a lucidez suficiente para revelar verdades factuais que, apesar da sua simplicidade "lapalisseana", necessitam de ser (re)lembradas, pois que há imensa mágoa a turvá-las...


entretanto e como sou um gajo porreiro, informo-te que na segunda parte desta "posta de pescada"®logo a seguir ao «gosto» do "faceboKas"®, em «'no pare, sigue, sigue'», segue-se um conjunto de trinta imagens em formato GIF de Kate Upton, para descontrair. e para nos conseguirmos abstrair de Domingo passado e de quaisquer eventuais resquícios que ainda subsistam. e, já agora, antes que tais "pérolas" desapareçam desse imenso "mar" que é a net, tomando a liberdade de seleccionar algumas, para "memória futura"
faço votos para que sejam do teu agrado (tal como foram para mim) :D
e não precisas de agradecer; eu sei que sou um querido! ;)


"disse!"




se houver necessidade, clicar nas imagens para ampliar, ok?



© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


© google


"disse!"



2 comentários:

  1. Gostei do que li e vi
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. @ sr Moutinho

      ainda bem, car@go! é para isso que cá estamos: para agradar ao visitante (que não é esse!)

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons