sábado, 19 de abril de 2014

sobre o actual L-O-L de Portugal


© google | Tomo II


«


É que a malta do spórtém, este ano, parece "andar a cuspir para o ar", e sabemos bem o que faz a gravidade nesses casos. spórtém não ganhou, nem vai ganhar nada esta época. Na próxima época conviverá com as dificuldades de lidar com competições europeias, o que não permite fazer apenas um jogo por semana: há mais cansaço físico e psicológico. Quando se perde na Europa, a jogar com malta jovem (como é a equipa dspórtém, ou como é a actual defesa do FC Porto), as coisas têm reflexos gigantes nas competições internas: os jogadores só têm um 'chip' e, se as coisas correm mal à Quarta-feira, o 'chip' que entra em campo no Domingo vai "danificado".
Não sei até que ponto spórtém terá capacidade para se reforçar convenientemente nesse sentido, ou se para isso não terá de vender mais do que um jogador importante do plantel para ter essa capacidade. E digo mais do que um porque pelo menos um será inevitável (o popularuxo do vosso presidente pode berrar o que quiser com voz grossa, mas no fim do dia o que conta é o dinheiro para pagar as contas).

Já que vou aqui, vou continuar a dar uns conselhos para esta vossa subida ao topo. 
Também não será fácil manter dois desejos simultâneos: manter os jogadores e o orçamento baixo. É que, mais cedo ou mais tarde, os jogadores sentem que valem mais do que o que recebem ao final do mês (e o que recebem é o que define em larga escala grande parte desse orçamento reduzido). E até podem amar spórtém do fundo do coração, mas têm ambição pessoal. Além disso, os "tubarões" chegam aí e fazem-lhe a cabeça, e lá vão eles… 

Portanto, não há qualquer "segredo" para se manter no topo: é ter os melhores jogadores, vender, e comprar outros que sejam tão bons para vender mais tarde. O ciclo do clube português é este.
Sempre que faço ver isto a alguém dspórtém, invariavelmente respondem-me: mas temos a academia!. E eu pergunto sempre: “e quantos jogadores da Academia saíram dspórtém por mais de 20M€ nos últimos 10 anos?”... O silêncio normalmente é a resposta, mas acho que nos últimos 10 anos ainda venderam o Nani acima dos 20M€. Confirma-se? Há mais algum?

»

um comentário "confiscado" ao muito leonino "porta10A", o blogue do caríssimo Marcelo Silva


«


Vai haver [sic] mexidas cirúrgicas no plantel porque felizmente a Realidade, para o próximo ano, vai ser diferente. Não fomos às competições europeias pela segunda vez na história e não queremos repetir. Haverá, por isso, uma cirúrgica melhoria, tendo em conta as responsabilidades acrescidas na próxima época.

Não estou a contar com nenhuma saída, mas há cláusulas de rescisão e se elas forem batidas a direcção nada poderá fazer. Nós não precisamos, não contamos e não faz parte dos nossos planos a saída de atletas com quem sabemos e queremos que sejam mais-valias para a próxima época.

»

burro do Carvalho aqui


«


Realmente há muitos clubes: uns que acham que são grandes, uns que gostariam de ser grandes, e depois há um que é grande, que é o spórtém Clube de Portugal.

Quando tivermos títulos e está para breve o início de outra época, havemos de comemorá-los [sic] com orgulho, porque saiu do nosso trabalho e não de qualquer outra situação mais obscura. Esse será sempre o nosso pergaminho.

»


burro do Carvalho aqui 



[ ficou registado. para memória futura. ]





8 comentários:

  1. Uma santa e feliz Páscoa. Com tudo o que de melhor possa trazer a renovação da natureza, própria do tempo pascal.

    http://memoriaporto.blogspot.pt/
    e
    http://longrahistorico.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Amigo Miguel,

    Obrigado pela referência ao meu blog e à ' confiscação ' do comentário do Lead que ainda não respondi. Para além de bem esgalhado é pertinente.

    Vamos pois ver o que acontece. Creio que sairão 2 ou 3 jogadores e que os mais jovens ainda não estão preparados para maiores exigências. A Academia tem que ser um viveiro de jogadores que deverão ser aproveitados para a equipa principal, mas nem sempre ' nascem ' grandes jogadores.
    No nosso caso a Academia é parte integrante da nossa essência como clube, pelo que temos que continuar nesse caminho e rentabilizá-la.
    Se há jogadores que irão pedir melhores ordenados? Penso que sim, mas BdC e a sua equipa lá estarão para tratar dos assuntos.
    A época da afirmação está concluída e, a ver pelas reacções clubistas e corporativistas, valeu a pena. Na próxima época, seguramente, não deixando de marcar o calendário e a agenda do futebol português, BdC vai olhar mais para dentro.
    Não gostam do estilo?
    Também muita gente não gosta de PdC e o que é facto é que ele obteve resultados. O estilo de BdC está para agradar aos Sportinguistas e é para eles que tem que trabalhar como apresentar resultados.
    Portanto, caríssimo Miguel, tanto nos dá como nos deu, se gostam ou não, se lhe chamam nomes bonitos ou feios, se lhe acham piada ou nem por isso. A missão dele continua e espero, faço votos, para que ele consiga mesmo mudar o estado do futebol português.
    E aqui é que a coisa pia mais fino, pois a malta que está alapada aos poderes há muitos anos não quer, obviamente, deixá-los, mesmo que isso signifique a falência do futebol. Mesmo que passados todos estes anos de queda, eles achem que tudo vai lindamente.
    Ressalva para dizer que ' estes anos ' não significam os anos que o vosso clube ganha. Já o disse, vocês tem muito mérito nas conquistas mas também tem ' telhados de vidro '...
    De resto, cada um deve continuar a lutar por aquilo que acha justo, a marcar o seu caminho e a defender os seus interesses.
    E como eu sempre digo, podemos ir por caminhos diferentes, mas lado a lado conversando.

    Páscoa feliz ao dono do Tomo e a todos os Portistas
    Marcelo Silva
    porta10a.wordpress.com

    ResponderEliminar
  3. A velha máxima de que nem todos os benfiquistas são estúpidos; mas todos os estúpidos são lã-piões bem se pode aplicar aos Calimeros/Viscondes Falidos.

    Devo ressalvar que o comentário do Marcelo revela ser o comentário de um Calimero que não é estúpido, mas que certamente nos quererá fazer passar a todos (Portistas) por tal, insinuando que apenas nós e os seus vizinhos de carnide temos telhados de vidro. O seu impoluto Spórtem passa ao lado dessas coisas desportivamente menos verdadeiras. Mas não, nós temos memória e lembrá-mo-nos dos vossos Paulos Pereiras Cristovãos, Jorges Gonçalves, Carlos Góis Motas e afins.

    Saudações desPortistas!!!

    Abr@ço!!!

    ResponderEliminar
  4. Caro Siulloureiro,

    Obrigado pela sua referência e resposta ao meu comentário.
    Por acaso, só acho mesmo que os lã-piões são dessa classe que menciona.
    Como não me conhece, nem deve ter lido nada do que escrevi aqui no blog do Miguel, tão pouco o que escrevo no meu, vou levar as suas palavras apenas como ignorância momentânea. Não lhe estou a chamar ignorante permanente ou estúpido para a vida toda, mas apenas a dizer-lhe que não vos tenho como tal. Até porque estaria a chamar estúpido ao meu próprio Pai, coisa que a (boa) educação, respeito, admiração e amor, não me deixariam.
    Não insinuei nada. O FCP, o slb, o Sporting Clube de Portugal, todos sem excepção ( incluindo os restantes ) tem telhados de vidro e não dão lições de moral a ninguém. E sim, não me 'orgulho' nem me revejo com o PPC, o bigodes, o Sousa Cintra e outros que são ou se dizem Sportinguistas, que de uma maneira ou de outra prejudicaram o meu clube.
    Tendo dito isto tudo, aqui o Calimero | Visconde Falido gosta de uma boa conversa, da dialéctica que dois adeptos que não se conhecem de lado algum, podem ter num blog como este do Miguel e que alimentam esta paixão pelo futebol, com clubite à mistura, com alfinetadas daqui e dali, mas respeitando as pessoas que escrevem e que tem opiniões diferentes das nossas. Já vos chamem tripeiros, até morcões, mas não desci, a outros níveis como, reconheço, faço com os lã-piões.
    Tive todo o gosto em responder-lhe e espero não tê-lo ofendido com este comentário.
    Voltarei sempre a este blog que faz parte da minha leitura diária, pois consigo reconhecer no seu autor, elevação e inteligência, mesmo quando nos bate forte e feio como é o caso deste post ou de outros bem mais agrestes. Tento dar-lhe 'luta' na minha porta. E também recebo comentários em troca da pena do Miguel e do Lead, entre outros.
    Para terminar, saudações desportivas para si e para os Portistas.
    Marcelo Silva
    porta10a.wordpress.com

    ResponderEliminar


  5. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    @ sr. Armando Pinto
    obrigado! pelos simpáticos votos, os quais retribuo e nos quais incluo os que lhe são mais queridos.

    @ Marcelo e Loureiro
    não vos conheço a não ser pelos vossos comentários. sei que têm Educação suficiente para ultrapassarem questões a propósito de eufemismos - acho que não preciso de "dizer" mais nada.

    e sim!, eu também sou dos que acredita que todos os clubes, sem excepção e mormente os três (ditos) «grandes», têm os seus telhados de cristal. mas, Marcelo, o Loureiro teve razão ao apontar-te a lacuna do teu primeiro comentário: reli-o e, de facto, dás a entender que vocês são impolutos. eis a frase da polémica: «Ressalva para dizer que ' estes anos ' não significam os anos que o vosso clube ganha. Já o disse, vocês tem muito mérito nas conquistas mas também têm ' telhados de vidro '...».

    @ Marcelo
    «Se há jogadores que irão pedir melhores ordenados? Penso que sim, mas BdC e a sua equipa lá estarão para tratar dos assuntos.»
    ao estilo Elias e 'su padre' ou ao estilo Labyad? isso é o que eu quero assistir. e de camarote. o primeiro nome surge pronto: William Carvalho. veremos se só sai pela cláusula. eu acredito que vai dar uma de Matić...

    quanto ao burro do Carvalho, podes crer que ele já «mudou o estado do futebol português»: desde o actual sacristão do Estabelecimento Prisional da Carregueira que não havia tanta animação "por aqui". neste ano ele apanhou-nos desprevenidos; na próxima época já não haverá surpresas - a não ser que o teu Sporting resolva, à última hora, já não alinhar com os juniores e os juvenis...

    ps:
    o «L-O-L de Portugal» desta "posta" refere-se ao palonço do teu presidente, nunca a um desprestigiar baixo do nome do teu clube - o qual, enquanto tiver o burro em causa, será sempre o spórtém (pois é assim que ele o pronuncia quando está animado).


    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os três» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  6. Caro Miguel,
    Zero questões com o Loureiro. Não fiquei nada aborrecido, como espero que ele não tenha ficado com a resposta. Pelear um bocadinho é saudável e sim, somos suficientemente inteligentes para manter um diálogo civilizado e sem descer a níveis lampiónicos.
    Se entenderam das minhas palavras que considerava o meu clube ‘impoluto’, endereço as minhas desculpas, mas não foi isso que quis transmitir, até porque sei que não somos e também existem estórias para contar. E estórias até bem piores que as do PPC. Reforço dizendo, que a maioria das vossas vitórias é fruto do mérito, de melhores equipas, jogadores, gestão e vontade. E isso tudo misturado, resultou num FCPorto de nível mundial. E não estou a dar graxa ou a ser ‘educado’ estando num blog Portista. É por ser verdade.
    Também estou curioso para ver como ficará a questão William Carvalho. O que noto de diferente é a forma como BdC tem tratado destas matérias. Mas o dinheiro ou a necessidade dele podem fazer descer a(s) cláusula(s). Mas também reconhecerás que estamos melhor e a colocar as coisas no sítio, especialmente no que concerne a empresários e sanguessugas. O Elias e o Labyad são heranças pesadas da mais ruinosa das políticas de contratação de Godinho Lopes e sus muchachos duque & freitas e companhia (i)limitada, que aumentaram e de que maneira, a já muitos débeis finanças do clube.
    Fico feliz por ‘ ele ‘ os ter apanhado desprevenidos. Será isso um sinal dos tempos? De uma liderança que, se calhar, já precisa de ser renovada? Fico também curioso sobre a escolha do vosso novo treinador, assim como a lista de entradas e dispensas. Revolução à vista como já foi anunciado?
    A animação faz parte do circo que é o futebol. Porventura, foi uma ‘ à la Mourinho ‘. Focados em mim, a equipa a jogar. Quanto à taça da carica eu, se estivesse no lugar de BdC, mantinha a coerência e as palavras e ia lá com os miúdos. Era de caras e fosse qual fosse o resultado da ousadia, ajudava a descredibilizar uma competição que está mal feita de raíz e que, note-se, nem os seus regulamentos são uniformizados com a entidade que a organiza.
    Tudo bem, o burro palonço do BdC aguenta a bujarda e nós também. Também brincamos e nos divertimos com o Fêquêpê e as tiradas do João Pinto, PdC, Manuel Serrão e outros ilustres Portistas. A pronúncia do ‘ Puorto carago ‘ também ajuda.
    Para terminar, o meu coração só tem uma cor, é branco e verde com calções pretos.
    Saudações desportivas ao Loureiro, aos Portistas que aqui ‘ militam ‘ e especialmente ao autor deste notável blog de um Portista indefectível para Portistas dos quatro costados.
    Marcelo Silva
    porta10a.wordpress.com

    ResponderEliminar
  7. Zero questões com o Marcelo, pois claro, a quem endereço as melhores saudações desPortistas e dou a saber que sim leio-o os seus comentários aqui no TomoII bem como no porta10a este último por referência do Miguel, dado que não sou lá muito de espiar a concorrência Magrebina ;)

    Abr@ço para "ambos os dois"!!!

    ResponderEliminar
  8. Caro Loureiro,

    Há magrebinos para todos os gostos, daqueles retintos, outros mais palhetos e ainda outros numa versão mais light.

    Há de tudo.

    Cumprimentos para vocês e mais uma vez obrigado! por me receberem bem na vossa ilustre casa.
    Marcelo Silva
    porta10.wordpress.com

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons