sexta-feira, 11 de abril de 2014

notas soltas (carregadas de tristeza) sobre Sevilha... [actualizado com 'brasão abençoado']


© google


caríssima(o),

nem sei por onde principiar... não que esteja com "brancas" (para lá das que já vão contemplando o meu couro cabeludo), mas pela imensidão de factos que vão atropelando a minha Razão e que se sucedem numa rapidez maior do que o Danilo a (in)tentar aliviar uma bola do nosso sector defensivo...

vou começar pelo topo, i.e., afirmando que não foi o jogo de ontem que colocou em causa o meu portismo. aliás, não foi só a partida de ontem, pois que toda esta época desportiva foi um descalabro, a qual não se encerra em Sevilha. 
portanto, da minha parte, com as forças que me restam e a (in)capacidade financeira que me assiste, no Presente, sempre que tiver oportunidade irei ao meu teatro de sonhos azuis-e-brancos, alapar o meu rabo na minha cadeira de sonho, e apoiar a equipa principal de futebol do meu clube do coração, pelo "simples" facto de que, no meu entendimento, são nestas ocasiões que deveremos marcar presença e principalmente porque o meu clube está sempre acima de quaisquer nomes de atletas e/ou treinadores e/ou dirigentes.


depois, mais do que considerar que esta época deverá ser esquecida de uma forma mais rápida do que o Alex Sandro a levantar a cabeça para procurar um colega desmarcado, sou da opinião que deverá ser sempre recordada para que não se cometam os mesmos erros. e quais são estes?

"à partida, a escolha do treinador", dir-me-ás tu. 
concordo. e com esse "suplemento adicional" de que, quem tantas decisões acertadas teve, ao longo de mais de trinta anos, certamente que terá algum crédito para se descontar numa menos apropriada. tal não significa, para mim, colocar (mais do que) um "paninho quente" neste erro, mas sim constatar que este tipo de ocorrências não é a sua/nossa imagem de marca e que não será este percalço a fazer-me mudar a opinião de que efectivamente possuímos uma muito boa estrutura organizativa. e é, claro, que a direcção da SAD deverá ser chamada à liça por, não só se ter equivocado na escolha do dito, mas também por ter demorado na sua substituição e numa altura em que, na teoria, ainda poderia ser possível lutar por todas as competições em disputa - campeonato e manutenção na Champions à cabeça. e refiro «em teoria» pois que certamente que há dados, factos, condicionalismos e condicionantes que não são do conhecimento público, antes do segredo dos gabinetes...
tenho lido que o nosso querido líder, desde o £ibras-Boas, "tem esticado a corda" em relação a este capítulo. quem assim pensa, deverá ter em linha de conta, não só o capital de crédito acumulado nestes últimos trinta anos, como ter presente que sempre assim pautou as suas presidências: apostando "as fichas" em nomes desconhecidos para a esmagadora maioria de nós, comuns mortais, e reconhecendo as devidas capacidades onde nós só descortinamos defeitos.
(e, como é óbvio, Luís Castro é quem menos culpa terá neste "arrozado", pois que (in)tenta "colar os cacos de um vaso" que está para lá de totalmente desfeito. só por má fé é que se lhe poderão imputar responsabilidades exclusivas pelo descalabro de ontem, ao qual ele não se escondeu nem se refugiou em lugares comuns e/ou subterfúgios vagos. é bom recordar que ele assumiu o comando da equipa no último terço da época com a missão de "salvar" o que ainda fosse possível ser salvo. e que ele não é nenhum "milagreiro". e que, num curto período de tempo (um mês) conseguiu transfigurar, para melhor, o futebol praticado pela «pior equipa dos últimos dez anos».)


"depois, alguns dos jogadores do plantel", continuarás tu. 
aqui, já tenho algumas dúvidas. e cito, como exemplos, Reyes e Kelvin.
o mexicano Reyes tem demonstrado qualidades, certo? certo. mas sobretudo desde que passou a ser aposta de facto, e não uma presença assídua no banco de suplentes e/ou na bancada e/ou na equipa B. acontece, porém, que não me esqueço do que sobre ele foi escrito e/ou dito aquando da sua estreia na equipa principal, ante o «clube do guardanapo»... 
e, como Reyes, há outros em situação em tudo idêntica: Herrera, Ricardo, Ghilas. e muitos dos jovens promissores da equipa B, à espera de uma oportunidade: Tozé, Pedro Moreira, Mikel, Gonçalo Paciência, Rafa... com a época perdida, faço mesmo votos sinceros para que, na (quase) dezena de jogos que faltam para o seu epílogo, estes (e outros) nomes figurem na equipa principal e que aquela oportunidade atrás referida seja concedida. 
Kelvin é um "caso aparte" do do mexicano, no sentido em que já faz parte do plantel principal desde a época transacta, mas tarda em afirmar-se, com esse facto de já ter sido "observado" por três treinadores (Vítor Pereira, Paulo Fonseca, Luís Castro). como talento não lhe falta e não o afirmo só pelos golos decisivos que marcou em 2012/2013, então o que se passa para não ter protagonismo só num singelo recanto do Museu do clube? desconheço a resposta. mas "quem de direito" tê-la-á, pelo que estou curioso para saber se o brasileiro estará por cá em 2013/2014.
o que pretendo "demonstrar" é que os jogadores são um pouco como os melões: só saberemos o que podem render depois de uma aposta consistente e assídua nas partidas "a doer". refiro só mais um exemplo para sustentar esta minha opinião: Aboulaye. estava em razoável plano no Vitória, regressou em Janeiro e, desde então, revela ainda não possuir a "estaleca" necessária para envergar o nosso manto sagrado (pelo menos, no meu entendimento - o qual significa menos do que zero, para os responsáveis do FC Porto).


em suma:


quero acreditar que a época desportiva 2014/2015 [obrigado!, João. é o que dá o copy/paste...] já estará a ser planeada e planificada, "por quem de direito", há bem mais tempo do que eu (in)conscientemente a antecipo...
(ler alguns comentários, nalgumas caixas dos meus blogues de referência, nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera, é bem mais penoso do que a cadência de cada um dos golos sofridos na partida de ontem... não sou mais do que ninguém e não peço meças ao portismo seja de quem for. mas, depois de um jogo como o de ontem, infelizmente idêntico a tantos outros, não me peçam para "cavalgar ondas de destruição massiva"... se tudo está assim tão mau e todos quantos trabalham em prol do Clube são assim tão péssimos e incompetentes, então é tempo de quem legitimamente se julga mais capaz, começar a reunir consensos para formar uma lista e se opor "a quem de direito" e no tempo e no local próprios: nas próximas eleições gerais, em Maio de 2016!)


actualização às 18h38m:


para quem tiver interesse, divulgo à saciedade o que (também) "de melhor" se publicou na edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada, desta Sexta-feira - com o especial destaque para a última crónica de Pedro Marques Lopes "humilhados e ofendidos" (aqui), na sua habitual coluna de opinião BRASÃO ABENÇOADO.
para quem ainda "tiver estômago
" (e paciência), o último "excremento" do Delgado, em forma de editorial (para conferir dignidade à coisa) e a última patetice de sílvio "o senador pateta" cervan ("andamos todos a pedir 'diga 33'") são tempo bem empregue...

post scriptum:


confesso-te que, pior, mas muito pior do que tudo o que tem acontecido esta temporada, é escutar, pela primeira vez e de uma forma tão inocente como quando foi "para o nosso lado", o Guilherme proferir o nome (maldito) do clube nosso arqui-rival...

fod@-se...




6 comentários:

  1. Caro Miguel,

    Permita-me apenas uma correcção no ponto "em suma", refere a época 2013/14 quando quererá dizer 2014/15. Também eu queria começar esta época novamente agora que sabemos os erros nela cometidos, a ver se ainda íamos a tempo...:)Cumprimentos desPORTISTAS! João Pereira

    ResponderEliminar
  2. Não sou um portista só de vitórias; sou Portista de todas as ocasiões, boas ou más.

    Não sou um portista de "bota abaixo" só quando as coisas estão más - e este ano está a ser muito mau; sou Portista de criticar quando assim tiver que ser e ser justo nas críticas.

    Não sou um portista de "paninhos quentes"; sou Portista para, nos locais próprios, usar da palavra e confrontar os responsáveis, se assim tiver que ser.

    Assim sendo, ainda estou "dorido" de ontem. Foi uma exibição miserável - e não vou indicar nomes porque não fomos uma equipa, antes um grupo de jogadores que se reuniu para dar uns toques «ao mais alto nível» e que se comportou pior do que uma equipa de amadores.
    Não houve quem desse um berro na altura própria, a fazer lembrar a História que aquele emblema carrega.
    A imagem do Luís Carlos a fumegar pelos olhos ainda não a esqueci - e ele é o menos culpado disto tudo. E "isto" é só uma época que se vislumbra um descalabro: milhões investidos que não terão retorno - pelo menos o retorno desejado (Mangala está com a sua cotação em queda; Fernando idem; Jackson por confirmar - e só para referir os que são mais "vendáveis").
    Mas, sobretudo, ainda me dói perceber que há muito jogador no plantel que não faz a mínima ideia no clube onde está a jogar. E que se está a marimbar para a nossa grandeza, a nossa História, o nosso Orgulho: quer é o guito ao final do mês, jogue-se bem ou não.

    Portanto, faço minhas as tuas palavras: será desejável que já se esteja a planificar a próxima época, de preferência com Luís Castro ao leme. Pronto! Já o disse!

    ResponderEliminar
  3. A minha filha no fim do jogo pediu uma camisola do Porto igual à minha. Fiquei menos triste.

    ResponderEliminar
  4. Silvio Cervan?
    Não te louvo o mau gosto.
    É preciso estômago...
    E uma quantidade apreciável de luvas de borracha para lidar com essa merda.

    ResponderEliminar
  5. Não vou pessoalizar, mas sei bem o que se fazia neste domingo: era convocar uns 25 ou 26 jogadores (incluíndo da B), levá-los todos a Braga, e 1h antes do jogo mandar para a bancada meia dúzia de craques. Fazê-los sentir na pele a vergonha de serem culpados pelo comportamento de ontem, por aquela primeira parte inqualificável, e fazer ver aos que entrassem em campo que se os craques vão para a bancada, então os não-craques que se esfolem porque a consequência está à vista.

    ResponderEliminar
  6. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    @ João Pereira
    tanto permiti, que até fiz a devida referência ao pertinente alerta, no texto principal :D
    (e que seja o primeiro de muitos mais comentários :D )

    @ glorigozo
    desconheço se há gente que, no actual plantel, se esteja «a marimbar»; o que sei, porque salta aos nossos olhos, é que há, de facto, alguns jogadores que nítida e notoriamente não rendem, em campo, o que deles se espera e cujas expectativas estão a sair goradas.
    aguardemos...

    @ doctor J.
    tiveste mais sorte do que eu, nesse dia :D

    @ Ribeiro
    estou a reduzir às "luvas de plástico", acredita. as "úlceras" têm sido muitas e o "estômago"está a dar de si :D
    (paulatinamente vou dando uma espreitadela pelo pasquim; mas já sem a "obrigatoriedade" a que me impunha. penso que será melhor assim)

    @ magro
    o teu pertinente comentário também inspirou a "posta" com o título "de um exercício nada especulativo"
    obrigado! por tal.


    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os cinco» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons