quinta-feira, 3 de abril de 2014

do dia das mentiras (que foi ontem), hoje...





caríssima(o),

esta "posta de pescada é um testamento.
já sabes o meu conselho para este tipo de situações: fazer-se acompanhar de uma bebida e, se possível, revisitá-la amiúde para se continuar a ler onde se interrompeu a leitura.
desde já, peço desculpas por regressar a uma imagem de marca da qual, por vezes, é difícil para mim desprender (que é como quem afirma «deslargar»).


no final deste (para mim, longo) dia de labuta, apraz-me registar a receptividade da última "posta de pescada. infelizmente não foi pelos melhor motivos, mas, sendo uma das mais vistas de sempre deste espaço de discussão pública, penso que consegui, mais do que conceder protagonismo a um "parasita"lavar a Honra a um de nós e que bem o merece.
e, para que fique bem claro, repito o que disse na caixa de comentários do escrito em causa: farei o mesmo por qualquer outro portista e/ou 'blogger', sempre que tiver conhecimento de situação semelhante. como em tudo nesta Vida, tem que haver limites, pelo que entendo que, apesar de o considerar "maravilhoso", a bluegosfera em particular e a blogosfera no geral, não poderão ser excepção, como não o são! e aquela "posta de pescada  é a prova provada do que afirmo.


© pasquim do sr. serpa
(clicar na imagem para ampliar)


para que (também) conste, considero o portista indefectível e dos quatro costados, Miguel Sousa Tavares "um dos nossos". e não é por simpatia que o considero um enfant terrible. é certo que "tem os seus dias"; inegavelmente possui os seus odiozinhos de estimação (Varela, por exemplo...); tece afirmações e/ou considerandos acerca do quotidiano do clube que são, no mínimo, discutíveis; é frontal com os nomes que "ataca", não se refugiando em subterfúgios; defende sempre o bom-nome e o prestígio do nosso clube do coração perante os mais vis ataques a que é sujeito. no fundo, nada que um 'blogger' afecto ao FC Porto não o faça.
acontece, porém, que Miguel Sousa Tavares não é um 'blogger', antes um colunista num órgão de comunicação social de grande tiragem. e é pago por isso. e, como se não bastasse, escreve no pasquim do "belenense" do sr. serpa, o qual lucra imenso por, nas edições impressas das Terças-feiras, possuir este verdadeiro "avançado centro" dos colunistas que por lá tecem interessantes considerandos a destilar muito (e sobretudo) anti-portismo primário (por que básico). aliás, é um facto comprovado que as Terças-feiras, para o pasquim da Travessa da Queimada, são o dia da semana que mais "papel" vende.

depois, é bom recordar que pode parecer que não, a Realidade até pode indiciar o contrário, mas ainda vivemos num Estado de Direito. e que, como tal, quem se sentir injustiçado pode sempre recorrer a instituições (supostamente) idóneas como os Tribunais para clamar por Justiça. haja é dinheiro suficiente para suportar as custas... e paciência para esperar por uma decisão final, dependendo (do teor) da acção interposta e (da mediatização) dos intervenientes...
assim sendo, também é conveniente ler este brilhante artigo do "cativo das Antas", no "bibó FC Porto, car@go!", sob o título "até nunca". substitua-se o nome do visado na peça em causa pelo do nosso enfant terrible, e tudo como que parece fazer (muito) sentido para o que a seguir virá.
(«A Lei é usada para quando a Palavra, a conversa, o dialogo se esgota. A Palavra antecede a Lei. A consideração antecede a Palavra. Quando quero pedir algo, fui educado a perceber a viabilidade do meu pedido antes de o formular. Quando quero usar a Lei, fui habituado a perceber se a via do dialogo já se tinha esgotado. Quando uso a Lei, sei que é o último recurso: o recurso que não tenho receio de usar porque a Palavra de amanhã, hoje, já não me interessa. Quando uso a Lei, uso-a, sem sentimentos.». brilhante! )

vem este intróito acerca da acção interposta pela FC Porto - Futebol, SAD a Miguel Sousa Tavares, ao pasquim do sr. serpa e a este último - pelos vistos a «acção 2189/13.0TVLSB, na 5.ª Vara Cível de Lisboa».
ele já o tinha aventado na Nortada desta Terça-feira; o jornal "i" indagou sobre o caso um pouco mais do que "só pela rama". eis o que considero interessante:
« Miguel Sousa Tavares diz que ainda não foi citado no processo que deu entrada no Tribunal Cível de Lisboa, tendo sido informado pelo jornal desportivo. "'A Bola' foi notificada há cerca de um mês, eu ainda não fui. Soube do caso através deles", confessa. [...] Miguel Sousa Tavares afirma que tentou chegar a acordo mas que os responsáveis do clube "não se mostraram disponíveis. Portanto vamos para tribunal.»

o meu entendimento de leigo, é claro que a Direcção da FC Porto - Futebol, SAD não demonstrou receptividade num acordo, numa acção na qual o nosso enfant terrible «ainda não foi citado». ele não é o alvo, antes o "dano colateral" num "fogo (nada) amigável" e que tem como alvo único o pasquim do sr. serpa. tudo porque este último, o seu (ir)responsável-mor, permitiu que se publicasse, sem demonstração e/ou sustentação das afirmações em destaque na imagem acima, dúvidas que Miguel Sousa Tavares considerou legítimas acerca do negócio do argelino Ghilas, mas que as mesmas podem ser interpretadas como... difamação, injúria e calúnia - crimes puníveis pelo Código Penal Português (art. 180 a 183) e desde que o dolo seja (com)provado.
só assim e igualmente no meu entendimento, se justificará um pedido indemnizatório de cerca de «um milhão de euros»...

no fundamental, não deixa de ser um episódio que se lamenta e que nenhuma das partes envolvidas que mais nos dizem respeito - clube e Miguel Sousa Tavares - ficará a ganhar. a única, do trio em causa, a provavelmente lucrar algo com esta contenda será o pasquim da Travessa da Queimada. este é um facto do qual não tenho a menor dúvida que se comprovará.


© google | Tomo II


o dia que ainda há pouco acabou de findar, também ficou por marcado (i) pelas brilhantes declarações de Geraldão, num salutar regresso a um Passado (ainda) recente, (ii) pela excepcional conferência de Imprensa de Luís Castro, que vale pelo seu todoe que me dá alento para o importantíssimo encontro de amanhã, e (iii) pela confirmação oficial de que, ao que tudo indica, vamos poder alinhar com os juniores e/ou a nossa equipa B, em nossa casa, em data a agendar, ante o 5lb, na outra meia-final a contar para a "ex-taça da bjeka.
dado que o Conselho de Justiça da FPF deu uma deliberada nesse sentido, e depois de tudo o que se passou, se tivesse esse poder, era exactamente isso que faria: concederia preciosos minutos de competição, "ao mais alto nível", ante o eterno arqui-rival, em pleno teatro de sonhos azuis-e-brancos, a jovens promissores que há muito clamam por uma oportunidade na equipa principal.
e seria esta a minha equipa titular:

Kadú; Víctor García, Reyes, Tiago Ferreira, Rafa; Mikel, Pedro Moreira, Tozé; Kelvin, Kayambe, Gonçalo Paciência.

suplentes: Igor Stefanović, Quiñones, Maicon, Tomás Podstawski, Ivo, Ricardo, André Silva.



entretanto, depois de um programa a todos os títulos deplorável, e de uma autêntica intentona que só desprestigia a estação (cada vez menos) pública de televisão, parece que o discípulo... o «aluno brilhante» huguinho gilberto, do TRIO D'ATAQUE, vai ter que meter "a viola num saquinho" (ou noutro sítio qualquer...), tendo em conta a sanção com que o Conselho de Disciplina da FPF, ao abrigo do disposto no art. 166º ("Protesto, atitude incorrecta e outras infracções leves") do Regulamento Disciplinar da Liga resolveu punir o 'Mustang'.
bem sei que não foi o único a fazê-lo, no decurso destes três dias; mas seguramente foi o que me deu maior asco. e nojo. e repulsa. e vontade de, por mais do que uma vez, lhe partir o focinho. mas como não estava à minha beira e o monitor da tv não tinha qualquer culpa... optei por desligá-la.
ainda sobre este assunto, li por aí alguns indignados e/ou justiceiros, a intentarem comparar aquele final de "festa" na Choupana com o castigo aplicado a enzo pérez. é só mais uma mentira, no sentido em que nem sequer se deram ao trabalho de ler que o lampiónico foi castigado «ao abrigo do disposto no art. 158º» ("Injúrias e ofensas à reputação") do mesmo regulamento...

para todos estes badamecos (ia escrever bardamerd@s, mas achei demasiado ofensivo...), logo a seguir ao «gosto» do "faceboKas, em «'no pare, sigue, sigue'», segue uma brevíssima fotogaleria com imagens que, "não sei porquê", mas recordaram-me um episódio em tudo similar ao de Quaresma, só que com um protagonista afecto a uma agremiação dita «gloriosa», estávamos em Maio de 2011...
talvez tenha sido por isso (ser afecto a uma agremiação dita «gloriosa») que não se verificou um conluio como o desta semana para (inclusive) ser «irradiado» do Futebol. isso, ou o enorme melão pelo custo de reserBas feitas antecipadamente...



"disse!"






© google



© google



© google



© google



6 comentários:

  1. Xiiii, o gajo até se cospe todo.
    Alguém lhe deve ter dito que lhe fizeram uma amolgadela na traineira.

    Este "cuspir-se todo" deve ser bastante parecido com o Manelito sempre que lhe barras um daqueles comentários copy-paste sobre a "Verdade", a "Honra", o "Fair-Play", conceitos exclusivos de Benfiquistas, claro está. O gajo deve ficar bastante parecido com estas imagens deste azeiteirola oxigenado.

    ResponderEliminar
  2. Vinha lançar o video do Geraldão mas já vi que já foi referido.
    Sempre atento !

    ResponderEliminar
  3. Carissimo Miguel!

    Em relação ao caso FCP/MST, o teu seguinte parágrafo diz tudo!

    "(...) no fundamental, não deixa de ser um episódio que se lamenta e que nenhuma dsa partes envolvidas que mais nos dizem respeito - Clube e MST - ficará a ganhar. A única, do trio em causa, a provavelmente lucrar algo com esta contenda será o pasquim da Travessa da Queimada. Este é um facto do qual não tenho a menor dúvida que se comprovará."

    É igualmente a análise que eu faço desta situação. Faço minhas as tuas palavras!

    Na minha opinião, basicamente, o pasquim irá refugiar-se na sua liberdade de expressão (ou editorial), atirando para o MST toda a responsabilidade do que foi escrito, vende mais alguns papeis e, muito provavelmente, ficará confortavelmente "de cadeirão" a assistir a um "lavar de roupa suja" em público, para gaúdio do "belenense" e da sua comandita.
    Isto se houver "roupa para lavar"...

    Quanto ao resto da tua "posta", também jogaria a meia-final com a equipa "B"!
    Essa também vai ter pano para mangas!
    Só por curiosidade: Alguém sabe para quando será marcado o jogo? Vai haver calendário para inserir esse jogo? Se o Porto e os bermelhos seguirem em frente na Liga Europa, quando é que jogarão a meia-final da taça da liga?

    Em relação aos badamecos, é mais do mesmo: analisam de forma asquerosa e ordináriamente facciosa o que se passa connosco em contraponto com o que se passa com eles...

    Forte abraço Azul e Branco!
    Edu

    ResponderEliminar
  4. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    @ Ribeiro
    acho foi isso mesmo: uma «amolgadela na traineira», que é um eufemismo para... :D

    quanto à 'nelinha', já é Passado, meu caro. e repito que voltarei a ter a mesma atitude se encontrar e/ou me derem conhecimento de uma situação parecida; agora, andar à procura delas, isso não faço.

    ps:
    almoçarada na cidade dos "asteriscos" com o Marcelo para quando? estou à espera! :D


    @ Carlos
    :D
    (obrigado! pelo gentil elogio)


    @ Edu
    folgo em saber que está a ser criada uma (boa) rotina :D

    i)
    agradeço o elogio
    ii)
    certamente que haverá muita "roupa suja" para ser "lavada". aguardarei sobretudo pela posição do sr. serpa (muito provavelmente "invertebrada", como é seu apanágio...)
    iii)
    o jogo será marcado para o "dia de s. nunca, à noite". no limite, para "31 de Abril, às 11h, no farol (de Leça)" :D


    no fundamental:
    logo à noite, no nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos, é para vencer, car@go!


    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os três» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  5. "31 de Abril, às 11h, no farol (de Leça)"

    Isso é que era!... Ficava perto de casa! :D

    Esse assunto da meia-final, por acaso, deixa-me curioso. Como é que a LPF vai desatar esse nó?

    Entre jogos do campeonato, da Selecção, jogo da 2ª mão da meia-final para a Taça e, assim espero, jogos da Liga Europa, aonde é que vão encaixar o jogo da meia-final da taça da liga e mesmo o jogo da final da taça da liga?

    Se calhar, o bruninho valentão de carvalho, lá conseguiu o que queria... a impugnação da taça da liga deste ano.

    Grande telenovela que vai ser!
    Aguardo o próximo episódio! :D

    ResponderEliminar


  6. @ Edu

    o mundo é muito pequenito, e a cidade do Porto é um micro-cosmos :D

    e também eu aguardo pelas próximas cenas.
    mais: não sou bidente e desconheço se, à data e hora, já o terá feito, mas o burro do Carvalho vai falar à nação, hoje.
    por mim, vai falar para aquele órgão, com os outros dois a gravar, pois que estarei «concentradíssimo» no jogo que se vai realizar no nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons