quarta-feira, 9 de abril de 2014

bravo, Miguel, bravo. bravíssimo...





meu caro Miguel Sousa Tavares,

conseguiste, nuns parcos oito dias, o que mais nenhum outro cronista afecto à nossa cor sequer intentou fazer: obter a unanimidade, nos mais variados quadrantes clubísticos e/ou jornalísticos e/ou paineleiros, na tua defesa da Honra. mais: conseguiste um inusitado aumento no destaque aos teus escritos na capa do pasquim do sr. serpa (!!!):



© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)



desde já te confesso que, a título pessoal, estou a reunir alguma documentação sobre este (não-)assunto. só ainda não a "publiquei" pois aguardo a leitura do que entretanto revelaste à revista SÁBADO. mas é certo de que o farei.
porém e pelo que já foi dado a conhecer, presumo que será mais do mesmo, i.e., "uma mão cheia de nada". e fundamento esta minha convicção, em jeito de previsão, pelo que (não) revelaste na tua última NORTADA, "o meu clube e eu".

sabes, Miguel, eu sou um teu fiel leitor. a minha esposa possui toda a tua bibliografia e incutiu-me o gosto pelos teus escritos/romances, os quais conheci a posteriori das tuas crónicas no pasquim do sr. serpa, as quais são posteriores às que publicavas no PÚBLICO, que também devorava.
mas, confesso-te que, desde a época passada, que as tuas NORTADAS têm tido, da minha parte, um certo desalento na sua leitura. sabes bem que ainda não consegui ultrapassar aquela tua precipitada parabenização a um arqui-rival, quando ainda havia tanto campeonato em disputa, a qual motivou o envio de uma missiva que nunca vieste a receber. e o que dizer quando te regozijaste com uma lesão de um jogador dos quadros do FC Porto? ficaste muito mal nessa "fotografia", Miguel... assim como também ficaste quando aventaste um "diz-que-disse" sobre «negócios obscuros» da SAD sem comprovares as tuas afirmações. idem aspas para toda esta tua encenação, a propósito de algo que ainda não aconteceu e que tu afirmas que acontecerá mas que, à data, a Realidade persiste em te contradizer: o de seres «citado» no processo que a SAD do FC Porto intentou contra o pasquim que o sr. serpa dirige e contra este último, na qualidade de seu Director.

bem sei que, como tu, há poucos na defesa intransigente do prestígio e do bom-nome do FC Porto. acontece que esse teu "estatuto" não te concede o direito de expressares tudo o que te vem à cabeça e como se de um mero adepto portista que comenta num blogue te tratasses...
é certo que vivemos num estado de Direito e a "Liberdade de Expressão e Informação" está consagrada na nossa Constituição (art. 37º). mas aquela implica igual responsabilidade, a qual é acrescida se divulgada, por exemplo, pela via da Imprensa. logo, tu tens a responsabilidade moral e o dever que a Ética profissional to exige, de informares com rigor, mesmo que por crónicas, os adeptos que te lêem semanalmente. e não te podes esquecer que, por escreveres no pasquim em causa, não serão só os que são afectos ao FC Porto que o farão... para bom entendedor, meia palavra basta...


portanto, caro Miguel Sousa Tavares, desconheço os motivos por que a SAD do meu clube do coração resolveu processar o editor e o órgão de Comunicação Social para o qual escreves «há dezasseis anos» e ao qual, à data, ainda não foste «citado». desconheço sequer se o serás, como tu tão convictamente o afirmas. desconheço tudo o que por detrás "disto tudo" se move e sempre pela sombra. mas há algo do qual tenho a certeza absoluta: nesta estória, ninguém vai vencer. tal como ninguém se ficará a rir, no seu epílogo final (pleonasmo propositado).


assim sendo, o meu irónico "bravo, Miguel", por teres sujeitado o clube e os seus adeptos a este Ridículo. e a mais um autêntico tiro no pé no teu portismo...

b-r-a-v-o. b-r-a-v-í-s-s-i-m-o.




© google



"disse!"




3 comentários:

  1. tudo verdade. o MST dá opinião sobre tudo, muitas vezes sem fundamento ou conhecimento de causa. este é apenas mais um caso. a reputação que construiu como jornalista "a sério" há 30 anos, perdeu nos últimos anos como comentador. há muitos anos que não perco o meu tempo com ele. o pedro marques lopes, por exemplo, faz bem a nossa defesa e respeita o clube como todos nós. o que agora aconteceu deveria levar o MST a resignar deste espaço para dar lugar a alguém que de facto nos defenda e não se ajoelhe perante a direcção d'A Bolha. Aguardemos pelos próximos episódios desta (triste) novela

    ResponderEliminar
  2. Neste caso, é só aguardar... Se ele usar todas as portas que se vão escancarar para fazer julgamentos na praça pública, aí outro dragão cantará e certamente lá se vai a consideração.

    Abraço

    ResponderEliminar


  3. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    no fundamental:
    penso que teremos que aguardar por mais informação sobre este processo. mas a minha convicção é uma (e una): o Miguel Sousa Tavares "deu um tiro no pé" e o Clube nunca sairá bem nesta "fotografia" independentemente da decisão final.


    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons