segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

terceiro e-mail aberto a Vítor Serpa



 © Google | Miguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar)

ex.mo senhor
Vítor Serpa,
(director do "jornal" A Bola)

como deverá saber, desde Maio de 2012 - momento do meu primeiro e-mail -, o meu nome é Miguel Lima e sou um fervoroso adepto do Futebol Clube do Porto.
na defesa intransigente dos interesses do meu clube do coração desde que me conheço (pertenço à colheita de 1975...), sou administrador de um blogue afecto a tal causa, desde Julho de 2008, o qual já vai na sua segunda edição e possui um razoável número de visitas diárias (cerca de meio milhar por dia).
é um número que em nada se compara, por exemplo, a outros sítios de referência nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®, ou até à página on line do seu "jornal", mas que me deixam muito orgulhoso.
por diversos motivos, desde aquela data, sou um "fiel" leitor do "jornal" que V. Exa. dirige, e sigo os seus editoriais com particular interesse, dispensado-me a comentá-los naquele espaço de discussão pública e sempre que a Razão assim me assiste. por exemplo, fi-lo a 14 de Maio último, enviando-lhe um e-mail aberto no meu blogue, e ao qual ainda aguardo resposta - situação que repeti a 03 de Setembro de 2012, e... debalde.

hoje, Segunda-feira, dia 11 de Fevereiro de 2013, véspera de Carnaval, espero que não me leve a mal, mas vou repetir aqueles gestos.
já não será um e-mail redigido "a medo" e sem procurar ter cuidado com as palavras - o que não significa ser deselegante e/ou mal-criado (pois não foi essa a educação que recebi dos meus progenitores). e fá-lo-ei sempre que sentir que o meu portismo é ofendido nos editoriais e/ou artigos de opinião que o sr. assina.
a 09 de Fevereiro, na rubrica "dentro da área" (inserida no artigo maior "o Sporting do meu desassossego"), escreveu o sr. o artigo de opinião "lamentar erros, omitir factos", o qual anexo à presente mensagem.
nele, podemos ler:


1)

« Ninguém de boa fé pode ficar feliz pelo facto de um clube - qualquer ele que seja - poder ser eliminado de uma prova por um erro administrativo. [...] »


vai-me desculpar, mas essa «boa fé» não se aplica ao jornal que V. Exa. dirige - e nem me reporto à inqualificável capa da edição de 09 de Fevereiro, com uma "parangona de todo o tamanho" a afirmar o que, à data, ainda não se verificou: a exclusão do FC Porto da prova em apreço (a Taça da Liga).

mais:
acho lamentável que, nesse mesmo dia, e depois de confirmado pela Agência Lusa que a decisão só será encontrada no decurso da presente semana, o site do v/ jornal, às 23h40m, ainda não o tivesse divulgado e a única notícia actualizada sobre o tema fosse o que remetia para o artigo na edição impressa do próprio dia.
assim como também acho de muita má fé que, no dia seguinte, a v/ capa não trouxesse uma "adenda" à informação que erroneamente divulgaram no dia anterior, remetendo-a para a sua última página.

legitimamente pergunto: 
não houve mesmo ninguém que, na Sexta-feira, na redacção do jornal que V. Exa. dirige, tivesse ficado «feliz pelo facto de um clube poder ser eliminado de uma prova por um erro administrativo»?
sabe que as edições impressas que se seguiram, os artigos de opinião assinados por alguns dos seus jornalistas e as primeiras capas de Sábado e de Domingo, desmentem-no categoricamente.
e tal é de se condenar, pois, não me esqueço da forma como o jornal que V. Exa. dirige se comportou em Junho de 2008, dando larga cobertura à entrada, pela via da Secretaria, de dois clubes naquela fase de grupos da Champions, sem que antes houvesse confirmação oficial por parte do organismo europeu que tutela aquela prova, avançando com hipóteses e/ou cenários que não se comprovaram e inclusive, foram desmentidos de forma inapelável em Tribunal.
são factos que se registam e que, para quem gosta de Futebol, não mais se esquecem.

2)

« [...] Ninguém pode ficar imperturbável quando percebe que a tentativa de distorcer a Lei e defender o indefensável é tão cega e tão partidária, que põe em causa a conclusão óbvia já apontada pelo instrutor do processo. [...] »


vai-me desculpar novamente, mas quem redige um parágrafo como este não pode estar de «boa fé». de todo!é que o sr. pressupõe que o clube em causa não tem direito ao contraditório, isto é, a legitimamente apresentar a sua versão dos factos (vulgo "defesa").
não senhor! no seu entendimento, o «instrutor do processo» apresentou uma conclusão e esta é que deverá prevalecer. brilhante conclusão, excelente conceito de Justiça.
e não teço mais considerandos, pois o sr. atropelou (qual «rolo compressor» e com imensa «nota artística»), alguns dos mais consideráveis Princípios explanados na nossa Constituição - quer se queira, quer não, a Lei fundamental do nosso País.

já sobre a questão do «distorcer a Lei», faço minhas as palavras do insuspeito Joel Neto, em OJOGO, na passada Sexta-feira
« É tal o arrazoado, tanto discurso e tanto o aposto ou continuado, que chega a parecer exegese bíblica: uma intrincada teia de interpretações à letra e interpretações ao espírito que só não descambam numa série de denominações no seio de uma mesma religião porque, na verdade, se trata apenas de Futebol. Pelo amor de Deus: é a lei que está mal escrita. Corrijam o texto legal em vez de acumularem jurisprudência-sobre-jurisprudência, alimentando o monstro burocrático que da próxima vez vos morderá ainda mais forte. »


3)

« [...] Uma coisa é lamentar - e lamentamos todos [...] Outra coisa é manipular os factos. »


novamente vai-me desculpar, mas essa questão da manipulação dos factos tem muito que se lhe diga.
apenas refiro que, à data, ainda não há uma versão oficial dos ditos por parte do FC Porto; tudo o que "se sabe" é um dos lados de uma moeda que, como se sabe, "tem duas faces", pelo que tudo o que se possa aventar sobre este caso, não só peca por defeito, como é pura extrapolação e especulação.
e, se divulgado à saciedade como o sr. o fez, sem a conveniente rectificação dos dados na exacta proporcionalidade em que erroneamente o fez, não só é de «lamentar», como (lá está) é de condenar.


bem sei que "isto" mais não é do que um desabafo de alguém que gosta de Futebol e é indefectível portista. se comparado, com a situação económica do nosso País, por exemplo, este assunto são "peanuts".
mas, se o sr. não tivesse promovido este debate com a tal "parangona" de Sexta-feira, evitaria este meu e-mail a repudiá-lo. como não o fez, nem sequer se dignou a retractá-lo, terá que ler a minha afirmação seguinte, quando declaro que o que o sr. dirige, pelo que estes últimos dias têm evidenciado - com um desproporcional tratamento jornalístico em situações idênticas, mas cujos clubes envolvidos têm cores diferentes - mais não é do que um pasquim - no sentido em que um jornal a sério e que se arvora de ser «a bíblia do Desporto», antes de tudo, deveria ter sempre presente o Estatuto do Jornalista português - nomeadamente a redacção do seu art. 14º, situação que manifestamente já não se verifica, que «se lamenta - e lamentamos todos» quantos o lêem, que se regista (negativamente) e que se condena.


para finalizar este meu novo desabafo,
mais uma vez, lastimo que, no "jornal" que V. Exa. dirige, o meu FC Porto não encha de orgulho a sua redacção (antes pelo contrário), sendo infelizmente alvo de muita inveja (daquela dita «gloriosa» e que consta em "Os Lusíadas", no último verso, da última estrofe, da última quadra, do último canto).

exemplo fulcral:
a notícia publicada num qualquer cantinho da última página do seu pasqu... "jornal", que refere que «União Europeia elogia modelo de gestão/estratégia negocial dos dragões», mas que não mereceu o devido destaque por parte da redacção que V. Exa. dirige - facto que «se lamenta - e lamentamos todos» quantos lêem o seu "jornal" -, que se regista (negativamente) e que se condena.
mas, também sabemos que o nosso balneário se "alimenta" das muitas, imensas manchetes do seu jornal para continuar a granjear enorme prestígio além-fronteiras e a Vencer (para a descomunal azia de muitos).

somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

de V. Exa.,
saudações desportivas mas sempre pentacampeãs!

o administrador do (agora) Tomo II
Miguel Lima


ps:

(que obviamente não foi incluído no e-mail)


a segunda parte desta "posta de pescada"®, com (também) a resenha do que de "melhor" foi publicado nas últimas três edições impressas do pasquim da Travessa da Queimada, vem logo a seguir ao símbolo do "faceboKas"®, bastando clicar em «ler mais...».





© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)


dia 09 de Fevereiro, Sábado


- o dossier dedicado ao nosso clube do coração, onde destaco a entrevista a Rui Pedro Soares, principal accionista da SAD do CF 'Os Belenenses' pela revelação clubística

- o artigo de opinião de Paulo Teixeira Pinto "Estilo"

- a "tal" notícia que refere que «União Europeia elogia modelo de gestão/estratégia negocial dos dragões», mas que não mereceu o devido destaque por parte do pasquim em causa (quem sabe pela azia que provocou...) - e que inclui a estrouta "CD da FPF inclinado a contrariar conclusão da instrução da Liga" (uma espécie de retratamento da redacção do pasquim da Travessa da Queimada)

- o dossier dedicado ao 5lV - de Vítor, por forma a se comparar com o afecto ao nosso clube do coração - com especial destaque para o resumo resumidinho do programinha "treinadores de bancada", transmitido na 5lVtv2 e para a parte em que se refere joão malheiro. e o que ele "malhou" no programa... parece que foi à esquerda e à direita...

- o tal artigo de opinião do belenense vítor serpa "lamentar erros, omitir os factos",

- o artigo de luís freitas lobo "ser ou não ser: eis... o jogo!"

- o artigozinho de miguel cardoso pereira "72 horas (mais ou menos)", porque sim!





 © pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)



dia 10 de Fevereiro, Domingo


- o dossier dedicado ao nosso clube do coração, onde destaco o lançamento do encontro ante o Olhanense pela pena do sr. carlos-com-apelido-de-substantivo-colectivo-para-o-que-ele-é só demonstra que há muita inveja na redacção liderada por aquele que se recusa a responder aos seus leitores

- o artigo de opinião de Paulo Futre "o Paulo vai ser grande craque"

- o dossier dedicado ao 5lV - de Vítor, para o qual destaco a resenha ao encontro de hóquei, ante o Valongo, pela pena de elsa bicho (o que não se teria escrito se tivesse acontecido com o FC Porto...) e a antevisão da jornada, da responsabilidade de nuno perestrelo

- o artigo de opinião do insuspeito fernando seara "orgulho português", com destaque para o seu ponto 6

- o artigo de rogério azevedo "três contratos por formalizar", por abordar o novo tema de ordem do dia lá para os lados do pasquim em causa (as renovações de contrato de Vítor Pereira e de Jorge "Jebus")

- a (preocupante) notícia inquietante que dá conta da dívida da Liga Portuguesa de Futebol (muito pouco) Profissional à Federação Portuguesa do Futebol de Fernando Gomes

- as entrevistas a dois anti-portistas primários "luís miguel pereira" e "joão tomás", porque sim!




 © pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)



dia 11 de Fevereiro, Segunda-feira


- o dossier dedicado ao nosso clube do coração, onde se destaca o rescaldo ao FC Porto vs. Olhanense, pela pena de josé carlos de sousa e com o sugestivo título "foliões de Olhão dão lição de seriedade ao 'dragão'" (!!!)

- o tema do dia, de joão pimpim (sim!, é mesmo esse o nome do morcão) "gémeos, até a tropeçar"

- o dossier dedicado ao 5lV - de Vítor, em que o rescaldo ao encontro, por paulo alves, tem como título "Domingo Gordo atira 'águia' para crise de nervos" (certamente a pensar no joão "el gordo" gobern...)

- o inqualificável artigo de opinião do insuspeito excremento (do) Delgado "chamem a polícia", com destaque para o seu ás de ouros

- o editorial de santos neves "alucinante ritmo de fortes emoções", porque sim!



beijinhos e abraços nada «gloriosos» (mas sempre muito portistas)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



6 comentários:

  1. Eles são cobardes, não te vão responder!

    Em tempos tentei sugerir num forum portista que se fizesse boicote a esse pasquim. Mas não bastaria um boicote de não comprar a edição em papel, mas igualmente não entrar no site (muito gostam eles de contar cliques...).

    Se isso fosse feito de forma organizada, era possível impingir uma quebra brutal de visitas ao site. Anunciando-o previamente, eles perceberiam que não se alimentam apenas dos "6 milhões", mas também de (já muitos) milhões de fervorosos adeptos do nosso eterno clube!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. @ Magro

    também não estou à espera de resposta. foi uma forma de "explodir", deitando cá para fora o que estava "entalado" desde Sábado - e que só não foi escrito antes devido a "afazeres".

    quanto à tua sugestão, considero que não é exequível. eu não a acataria. porquê? porque iria desconhecer como "pensa" o inimigo. e depois, como seria? e depois quem iria enviar e-mail para o 'belenense' do Serpa? :D

    ps:
    mesmo virtualmente, já me conheces um pouco. só consegui adormecer «com tranquilidade» por volta das 03h da matina de segunda...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. Como eu percebo... Tenho jogos destes na memória que nunca mais sairão, nem mesmo com uma profunda amnésia... São exemplos o Zenit em casa no ano passado, um com o Bayern que empatámos perto do fim pelo Jardel e 2min depois um livre inventado deu o 2-1, o famigerado penalti do Latapy com a Sampdória em casa, ou até mesmo um Porto-Famalicão que não vencemos mas devemos ter passado 80% do tempo dentro da pequena área deles...

    Noites mal dormidas incontáveis... Como eu compreendo...

    ResponderEliminar
  4. Como não tenho o teu fair-play, não sou tão brandinho nos mails que mando a esse Kasparov.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. e-mail recebido de
    "Kosta de Alhabaite"

    «
    Caro Miguel,

    muito bem escrito e muito pertinente.

    Esses bastardos nunca aprendem.
    Sinceramente esta via será a melhor e mais educada, mas cada vez mais entendo que esta gente só aprenderá quando o sangue correr debaixo das pontes...

    Ainda assim louvo o resultado que a pena (digital) transcreveu para o papel.
    Como já entendemos, desde a vergonhosa e creio que única acção mundial de um, aliás dois clubes terem tentado, de forma fraudulenta, "correr" com um outro clube do seu próprio país - no caso, o FC Porto, das provas e das conquistas efectivas dentro do campo -, que esta gente sulista, centralista, elitista e invejosa, não tem honra e, claro!, glória, contentando-se com o esbulho e a má língua.

    Felizmente a memória não é curta e "largos anos... ".

    Um abraço de estima e parabéns pela prosa!

    »

    ResponderEliminar
  6. @ Magro

    recordo-me de todos eles.
    no da Samp estava no Estádio das Antas; a bola passou sobre a minha carola...

    mas, pior do que me lembrar desses infortúnios, são as autênticas directas quando os resultados contra os lampiões nos são desfavoráveis: fico de tal forma possesso que a fúria só amaina lá para o terceiro/quarto dia após o jogo.

    enfim...
    portista sofre, não é?... :D


    @ dragão Vila Pouca

    «acardito» que não seja, acredito sim senhor! :D
    para já, vou mantendo o "tal" fair-play - apesar de saber que, para aquelas bandas, o dito «é uma treta» :D


    @ Kosta

    não retiro uma vírgula ao seu (gentil) e-mail.
    aliás, acrescento que perco este meu tempo a enviar e-mails que (literalmente) devem bater numa parede por ter sido ensinado que "quem não se sente não é filho de boa gente". e eu sinto muito o nosso FC Porto; pode não ser da mesma forma que muitos de nós, mas é a minha! e esta é uma forma de manifestar o meu Amor pelo clube: batendo-me pelo seu bom-nome e pela sua dignidade, que merecem enquanto clube centenário.


    em suma:
    obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras!

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os três» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons