sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

dos plenos poderes desse 'Portugal dos pequenitos'... [actualizado]



 © pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)


caríssima(o),

consegues ouvi-las (às estridentes campainhas)? 
consegues ouvi-los (ao ribombar dos foguetes)? 
consegues suportar tal algazarra, tal frenesim, tal histeria colectiva de delírio público de intensa (porque ruidosa) manifestação de emoção, mas com uma «certa e determinada» índole caprichosa?

e porquê toda esta jactância?
porque, de acordo com a edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada de hoje, no dossier dedicado ao processo disciplinar instaurado ao FC Porto, e como a capa acima o (bem) elucida, o nosso clube do coração estará de fora da "ex-taça da bjeKa"®.

pela forma como são explicitadas as razões de tal exclusão, numa notícia filha de pai incógnito, mas com argumentação bastante assertiva, na última página de tal edição (porém a primeira daquele dossier), é certo e sabido que será o Vitória de Setúbal a defrontar o Rio Ave naquela competição.
poderia escrever que é um facto que "não me aquece nem me arrefece". só que, se o fizesse, estaria a mentir. não me estou a desdizer, relativamente à minha "posta de pescada"® de 27 de Janeiro último; apenas me incomodo por perceber que os regulamentos da competição em causa são omissos e/ou inócuos e/ou descuidados e/ou negligentes e/ou pouco cuidadosos, desacreditando-a. e que, sim!, estou perplexo por perceber que há "dois pesos e duas medidas" para situações em tudo idênticas e/ou similares - e não refiro só à punição do SC Braga (pela analogia ao que aconteceu com Emídio Rafael, no SC Braga, mas para o campeonato da Segunda Liga, e pela decisão tomada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol). 
portanto e mais uma vez, confirmando-se a veracidade do que o pasquim em causa trouxe à estampa, o FC Porto vai ser uma espécie de “para um caso exemplar, um castigo exemplar". e esta é uma situação que, de facto e indubitavelmente, me constrange, transtorna, irrita, indispõe, importuna, aborrece, desgosta, causa mal-estar, e faz-me mandar (inclusive mentalmente) tudo para o raio que os parta a todos (e a mais dois ou três lugares onde o Sol definitivamente não brilha)...
e fico ainda mais incomodado por, mesmo percebendo da falácia daqueles regulamentos, que o meu clube de Sempre se tenha posto a jeito, pois e como já o escrevi por mais do que uma vez, «num clube altamente profissional como é o FC Porto, em que nenhum pormenor é descurado, neste caso estamos a passar uma imagem de incompetência e, pior!, algum amadorismo». e não me refiro à nossa imagem para consumo interno, que com essa podemos nós bem....

novamente e, para fechar este capítulo "ex-taça da bjeKa"® - que, face ao sucedido, ou muito me engano ou na próxima época não contará com a nossa presença... - faço minhas as (doutas) palavras do caríssimo José Correia, no (muito azul) "Reflexão Portista":

«

[...]
Consequências?
O FC Porto não vai ganhar a Taça Lucílio Baptista, versão 2012/13, o que me deixa tristíssimo...
Mas nem tudo é mau. Não vamos ter de aturar o Fernando Correia e o João Querido Manha a relatarem/comentarem mais um jogo do FC Porto.
E a TVI, depois de nem sequer ter transmitido um dos três jogos que o FC Porto disputou na fase de grupos (o Nacional vs. FC Porto), em vez de uma meia-final com o FC Porto, vai transmitir um Vitória Setúbal vs. Rio Ave... As audiências vão ser gigantescas... Quem se deve estar a rebolar a rir é o Joaquim Oliveira...
Sinceramente, para quem (como eu) não atribui qualquer valor desportivo à Taça da Liga, esta "penalização" é bem pior para a competição (e indirectamente para a Liga) do que para o FC Porto.

»

fonte: Reflexão Portista
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


numa "outra frente de batalha", mas ainda relativamente ao quotidiano azul-e-branco, destaco, do dossier afecto ao FC Porto publicado na edição impressa do pasquim em causa, destaco a noticia que se refere ao episódio que envolveu um telemóvel.
interpreta como quiseres o sr. nuno vieira tê-lo trazido à colação; para mim e no meu entendimento, é só mais um exemplo da "tal" jactância referida lá em cima...


para finalizar, e porque hoje é Sexta-feira, não posso deixar de divulgar o mais recente artigo de opinião de Paulo Teixeira Pinto ("nota artística") - o qual inclui a notícia da candidatura de Bruno de Carvalho à presidência do spórtém dois anos depois, em algo do estilo "diz que é uma espécie de déjà vu..." -, bem como o escrito do nosso caríssimo Rui Moreira, "Vítor Pereira".


ps1:

[actualizado às 13h30m]

de acordo com o jornal PÚBLICO, o conhecimento (público) da decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol só acontecerá «somente na próxima semana». tudo devido «à urgência do caso», cuja denúncia remonta a 25 de Janeiro último.
só lamento que a dita (denúncia) tenha partido do pasquim da Travessa da Queimada, ao invés de ter sido anónima, pois «acardito» que a mesma (decisão) já se saberia...


ps2:

[actualizado às 23h10m]

«

Tratem a doença, sff

As transcrições que a comunicação social fez ontem das deliberações da Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga de Clubes que ilibam o 5lV (sobretudo este) no já chamado "processo das 72 horas" chegam a ser constrangedoras.
É tal o arrazoado, tanto discurso e tanto o aposto ou continuado, que chega a parecer exegese bíblica: uma intrincada teia de interpretações à letra e interpretações ao espírito que só não descambam numa série de denominações no seio de uma mesma religião porque, na verdade, se trata apenas de Futebol.
Pelo amor de Deus: é a lei que está mal escrita. Corrijam o texto legal em vez de acumularem jurisprudência-sobre-jurisprudência, alimentando o monstro burocrático que da próxima vez vos morderá ainda mais forte.
 
»
autor: joel neto
fonte: ojogo.pt (2013-02-08)
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.



ps3:

[actualizado às 23h20m]

de acordo com site do pasquim da Travessa da Queimada, às 23h20m de hoje (Sexta-feira, 08 de Fevereiro), a redacção do dito ainda não tinha conhecimento (público) de que a decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol só acontecerá «somente na próxima semana». tudo devido «à urgência do caso», cuja denúncia remonta a 25 de Janeiro último
a hiperligação ali atrás é a única notícia do dia referente ao caso em apreço, à hora deste post scriptum, o que não deixa de ser sintomático da azia que (ainda) estão a ter por terem de manter o champagne no frigorífico por mais uns dias...


beijinhos e abraços nada «gloriosos» (mas sempre muito portistas)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



6 comentários:

  1. Miguel

    Estranhos regulamentos que arquivam processos contra outros clubes baseados em 2 motivos: primeiro, foram denúncias anónimas; segundo, havia acordo entre os clubes para jogar àquela hora.

    Analisando o nosso caso, apetece-me perguntar: primeiro, de quem foi a denúncia? Do pasquim da queimada... Sim, porque foram eles que denunciaram, nenhum dos visados se queixou, apenas disseram "vamos estar atentos"... Segundo, também havia acordo entre os clubes para jogar àquela hora, mas neste caso por imposição... da Liga...

    Por mim, é recorrer! Mas não é por causa da competição, mas sim para atrasá-la e fazê-los jogar em Braga mais tarde! Por mim, que o recurso não dê em nada e que sejamos retirados da competição, que eu não quero aquilo para nada!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. @ magro

    meu caro,

    o que me revolta as entranhas, para além dos regulamentos «estranhos», é a disparidade legal com que se desconstroem situações idênticas.

    mesmo não sendo jurista, e "teorizações sobre o tempo" à parte, estou em crer que seremos mesmo afastados da "ex-taça da bjeKa"®. não lamento o afastamento de uma prova que repudio, mas sim a forma como o seremos - e dou-a como (quase) certa.
    é que vai ter eco internacional, e a nossa imagem sairá denegrida - e por muita razão que nos assista.

    quanto ao recurso da decisão que (em princípio) sairá hoje, não sei da sua possibilidade.

    também aguardo por uma resposta oficial do nosso clube do coração.
    compreendo e respeito o seu silêncio actual - pois aguarda por uma decisão oficial, que não baseada em pasquins.
    mas, faço votos sinceros para que seja cabal e esclarecedora. e que informe aos actuais (ir)responsáveis da Liga Portuguesa de Futebol (muito pouco) Profissional que (i) o clube não pactuará com este clima de (im)punidade e que (ii) o Clube não mais participará numa competição cuja credibilidade foi seriamente posta em causa.

    ps:
    o teu pedido não está esquecido ;)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. Miguel

    Eu sei que não está esquecido! Um tipo com a tua organização nunca deixaria passar em claro as "janeiras" do 5lb...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Como não sou jurista e mesmo sendo muito portista, nunca direi que só porque é o meu clube tem razão, vou aguardar pelas decisões e tomadas de posições. Pena que muitos prostitutos, com os mesmos conhecimentos jurídicos que eu, só porque é o F.C.Porto não façam o mesmo. Sobre esses falaremos quando houver decisão.
    Se o F.C.Porto for excluído da prova, e repercussão internacional é para o lado que durmo melhor.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. A capa de hoje foi uma Ejaculacao Precoce....

    ResponderEliminar
  6. @ Magro
    obrigado! pelo elogio :D

    @ dragão Vila Pouca
    também eu estou a aguardar (impacientemente) com alguma paciência, não só pelo veredicto (que presumo que venha a acontecer), mas sobretudo pela tomada de posição da administração da SAD.
    já sobre a repercussão internacional, estamos em desacordo pois, a acontecer tal exclusão, considero que será prejudicial para o nosso prestígio além-fronteiras e para a sustentação do nosso bom-nome no Estrangeiro.

    @ Ribeiro
    enorme L-O-L :D

    em suma:
    obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras!

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os três» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons