segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

das "gloriosas" (in)coerências...


 


caríssima(o),

no seguimento da "posta de pescada"® anterior e para encerrar em definitivo esse capítulo do "penalty caído do céu" no encontro de ontem à noite, no ex-estádio da Lucy, deixo-te com o que o órgão de comunicação (mais do que) oficioso do clube do mito urbano dos «oito milhões e meio...» por Roberto publicou na sua edição impressa de hoje (Segunda-feira, dia 18 de Fevereiro).
servirá, não só para memória futura, mas também para que os portistas dos quatro costados que se recusam adquirir o pasquim em causa - atitude que compreendo e respeito, pois também já estive "desse lado da barricada" - percebam a dualidade de critérios (mais do que) gritante que impera na totalidade da abjecta, muito parcial e demasiado facciosa Comunicação Social nacional, e sempre com o beneplácito da estação (cada vez menos) pública de televisão, e de que o pasquim da Travessa da Queimada é só um exemplo, mas porventura o mais emblemático).
e, talvez, quem sabe..., assim, dessa forma, deixe de ler por aí algo como:
« Às vezes, desactualizado como tenho de ser, procuro uma súmula na bluegosfera, mas parece que se entretêm mais a ler o que diz "ABola" (que tanto repudiam), ou o idiota útil do Miguel Sousa Tavares, do que em produzirem algo de seu mesmo; 'and last but not the least', alguns até copiam as secreções biliares dos de sempre »

pois que me revi nestas palavras. e sincera e honestamente não gostei do que li. senti-me insultado, sobretudo na Paixão e no Amor que dedico ao nosso clube do coração em cada uma das minhas "postas de pescada"®, por mais singelas que sejam. 
e como onde li não há a hipótese do contraditório - inclusive para portistas indefectíveis -, eis o que tenho a "dizer" em minha defesa sobre tal "acusação":

sim, é verdade que este espaço de discussão pública - excepto para lampiões - quase que "vive" da análise das edições impressas do pasquim da Travessa da Queimada.  as explicações para que tal aconteça vão sendo expostas amiúde, para não maçar. contudo, sempre adianto que uma das principais advém de o termo «NORTADA» e o nome «Miguel Sousa Tavares» serem as principais fontes de consulta neste novo espaço, como já o eram no (falecido) TOMO I...

mas não é só da análise ao que se publica nas edições impressas nesse pasquim que este que vos escreve se dedica; as várias categorias do TOMO II espelham a diversidade de temas que costumo abordar.
acontece que há uns que, para quem o visita, são bem mais interessantes do que outros. apesar de saber que "nem só do esférico rolando sobre a relva e de gajas que não são de Ermesinde vive o Homem, a (bem da) Verdade, são estes os seus ex libris. e, como já me rendi a essas evidências, faço por rentabilizar o tempo de quem visita este espaço que paulatinamente vai conquistando o seu lugar nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®.

portanto: 

sim!, aqui há a análise objectiva e (im)parcial ao que se publica "de melhor" e inclusive ao quotidiano azul-e-branco, por alguém cujos olhos são (muito) azuis - logo a dita pecará por defeito. 
porém, tal não significa que não esteja a produzir algo meu, antes pelo contrário: é a minha análise a tais publicações; é a minha maneira de expor o que nelas se adultera da nossa "verdade desportiva"; é o modo como (com)partilho a minha leitura dessa intrincada "arte" de ardilosamente dissimular factos em prol de interesses (digamos) mais «gloriosos»
e, quanto mais não seja, é a forma que encontrei de defender os interesses de um Amor comum a todos nós, portistas indefectíveis dos quatro costados, e que dá pelo nome de Futebol Clube do Porto.
poderá não ser perfeita, mas é a minha forma de o expressar. e, a meu ver, é única - pois como já o afirmei, é minha, de mais ninguém - e por mais «secreções biliares» que o sejam (que eu considero que não são. de todo!).
"disse!"

a segunda parte desta "posta de pescada"®, com "a tal" resenha do que de "melhor" foi publicado na edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada em causa, vem logo a seguir ao símbolo do "faceboKas"®, bastando clicar em «ler mais...».

(será uma segunda parte um pouco extensa - à semelhança do tempo de compensação concedido na partida em causa -, pois não tive a oportunidade de adquirir a edição em suporte de papel, e com ligeiras adulterações - não no conteúdo, mas na forma como chamarei os "bois" pelos seus nomes, por exemplo...) 


beijinhos e abraços nada «pasquineiros», muito menos «gloriosos» 
(mas sempre muito portistas)!

Muito Obrigado! pela tua visita :)







© Google


«

enorme susto, e bem merecido


'penalty' caído do céu (no derradeiro minuto, mas existente; ou vice-versa, que dá no mesmo), salvou o 5lV - de Vítor de engrenar a marcha-atrás na corrida ao título.
interessante colisão entre as subsequentes opiniões dos treinadores: para Pedro Emanuel tónica total na brilhante organização defensiva; para o «catedrático» Jorge "Jebus", a Académica limitou-se a defender e nem um remate fez à baliza de (o gay) artur.
por aí, «ambos os dois» têm razão; há é que acrescentar a flagrante inércia do 5lV - de Vítor, que jogou "a passo" na primeira parte, pouco acelerou até vinte minutos do final, e quanto a "inspiração", mesmo que tão-só de um ou outro jogador, roçou... o zero.
[...]
o que de Essencial fica: foi por um triz que o 5lV - de Vítor escapou a segunda consecutiva escorregadela.
[...]
»
fonte: pasquim da Travessa da Queimada (2013-02-18), pág. 48
ps: os negritos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


«

preso num colete de forças, mas com forças até ao fim


5lV - de Vítor vence nos descontos, depois de jogo pobre; Académica não atacou, mas defendeu bem até ao 'penalty'; será esta a "estrelinha de campeão", ou apenas uma "estrela cadente"?


[...] 

depois de um jogo pobre, em que atacou, atacou, atacou, atacou, mas mal, mal, mal, a vitória praticamente caiu do Céu no momento em que João Dias levou ao extremo a ideia do "colete de forças" com que a Académica envolveu o adversário, e agarrou na grande área (o também) gaytán.
falta saber se esta vitória, que caiu do Céu no colo do 5lV - de Vítor, veio à boleia da "estrelinha de campeão", ou antes da "estrela cadente" com que se começa a parecer o futebol das águias.

mais uma vez, a equipa do «catedrático» Jorge "Jebus" pareceu divorciada do bom futebol.
posse de bola de 73%? apenas porque a Académica não quis atacar e porque o 5lV - de Vítor trocava o esférico para o lado e para trás, sem conseguir despir o tal "colete de forças" e sem conseguir entrar em zonas de decisão.
18 remates à baliza - 7 deles perigosos? pois que a maioria foi inofensiva e outros resultaram depois de ressaltos. 

[...]

espremido, no actual futebol do 5lV - de Vítor, e apesar da dificuldade de andar mais de 90 minutos a tentar passar pelo meio de uma parede de betão, há muito pouco "sumo"
a equipa do «catedrático» Jorge "Jebus" revelou gritante falta de dinâmica.
[...]

o árbitro: nuno almeida (nota 5/10)

boa decisão ao marcar 'penalty' no último minuto.
antes, aos 49', ficara outro por assinalar (mão de Hélder Cabral dentro da grande área), mas difícil de ver sem ser pela tv [!!!].
o melhor lance de ataque dos estudantes foi mal interrompido, por fora-de-jogo inexistente.

casos do jogo

49' - "gay" lima, dentro da área estudantil, faz falta: puxa João Real, fica com a bola e cruza para ola john que, em excelente posição para marcar, atira oa poste.
o árbitro errou ao não assinalar falta...

sinais preocupantes

de javí "a mula" garcía e witsel "o Rallo Tubbs belga", a andré almeida e enzo pérez vai uma diferença do tamanho... do título?
o meio-campo do 5lV - de Vítor dá sinais preocupantes de incapacidade
[...]
»
autor: hugo vasconcelos 
fonte: pasquim da Travessa da Queimada (2013-02-18),
pp. 04-09
ps: os negritos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


«

das declarações do «catedrático» Jorge "Jebus"


p: o que se passou no final? o Edinho e o luís grande parecia que estavam pegados...
jj: essas questões não têm interesse nenhum.... quem andou lá dentro sabe que a adrenalina é muito alta... dá-se boca para aqui, boca para ali... são situações normais. desde que não haja agressões e desde que não haja violência, são situações normais... calculo que um estava a defender a tese do 5lV - de Vítor e o outro a defender também a tese da Académica...
»


«

das declarações de Edinho


«
é uma vergonha o treinador de uma equipa grande dizer isto: veio dizer-me que a Académica não joga um car@**o e que vai descer de divisão! este desabafo só demonstra que é um treinador que não tem arcaboiço para ser campeão!

»
»


«
das declarações de José Eduardo Simões, presidente da Académica

«
foi um jogo bem disputado mas que ficou manchado pela habitual prepotência que existe em Portugal. lá tivemos o excelentíssimo senhor 'penalty'... O 'penalty' não existe, é inventado para que as coisas tombassem para um lado. quando as coisas não vão a bem, vão a mal... já vi as imagens e não tenho dúvidas: há falta do jogador do jogador do 5lV - de Vítor, mas transformou-se num 'penalty' muito oportuno. era algo que se adivinhava, mais cedo ou mais tarde, porque havia uma equipa a trabalhar para isso. foi uma arbitragem disfarçadamente tendenciosa na primeira parte e até certa altura; a partir daí claramente tendenciosa na segunda. quem for isento não pode dizer que é 'penalty'!  [...] além do que o Edinho disse, houve mais. há pessoas que não merecem estar no 5lV - de Vítor...
»
»



já agora, não resisti a consultar o "tribunal de OJOGO"
eis o que descobri:


49':
Hélder Cabral cabeceia a bola, na sua área, e os adversários pedem braço na bola, mas nada foi assinalado.
boa decisão?


jorge coroado:
no cabeceamento de Hélder Cabral a bola subiu e dará a sensação de ter tocado no braço. se aconteceu foi furtuito, pelo que não há motivo para assinalar grande penalidade.

pedro henriques:
Hélder Cabral salta com o braço no ar, mas não toca na bola, não havendo razão para se assinalar qualquer infracção - nomeadamente grande penalidade, como foi (indevidamente) reclamado.

josé leirós:
muitos protestos devido à ilusão de óptica, porque o braço do defesa da Académica estava no ar mas não tocou na bola, quando esta foi jogada de cabeça. 


90+3':
'penalty' bem assinalado?


jorge coroado:
a grande penalidade existe porque João Dias agarrou gaytan; mas este, com o braço esquerdo, empurrou primeiramente o seu adversário. logo, a primeira infracção deveria ter sido assinalada. mas, não o tendo sido, a grande penalidade é justamente assinalada.

pedro henriques:
primeiro: os dois jogadores lutam pelo espaço com os braços, sem infracção. depois: João Dias, na grande área, agarra e puxa, pela camisola, o braço esquerdo de gaytan, impedindo-o de disputar a bola. infracção passível de grande penalidade e da amostragem de cartão amarelo.

josé leirós:
«ambos os dois» jogadores disputam o lance utilizando o corpo sem que haja infracção. só no limite é que João Dias agarrou e puxou gaytan, derrubando-o e impedindo-o de prosseguir a jogada. bem assinalada a grande penalidade.


por fim:


entretanto, na Mata Real, e aos 87' (!!!), olarápio benquerença fez o que lhe competia (ou seja: mostrou serviço a quem de direito) e mostra o quinto amarelo ao central Ricardo, ficando este impedido de defrontar, na próxima jornada, o... exactamente!: o 5lV - de Vítor...



beijinhos e abraços nada «pasquineiros», muito menos «gloriosos» 
(mas sempre muito portistas)!

Muito Obrigado! pela tua visita :)



3 comentários:

  1. Saudações! Queria apenas informar que o Portistas Anónimos está de volta ao activo e agora com uma nova colaboradora. Todas as visitas e comentários são bem-vindos.
    http://portistasanonimos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. meu caro,

    actualização feita na lista de blogues do meu "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"® :D

    é o que se chama de uma boa notícia :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. A segunda parte já foi bastante diferente. Os Dragões entraram a trocar a bola mais rápido, mais dinâmicos, aumentaram o ritmo e acabaram por justificar a vantagem e os três pontos da vitória.
    E, já agora, em jeito de conclusão, pode-se assegurar que os Dragões, hoje, estiveram longe do seu melhor rendimento. Depois da excelente exibição realizada frente ao Málaga, fica-se com a impressão que a equipa se ressentiu muito do jogo de terça-feira (tal teria sido o desgaste)!
    Como jogou a equipa:
    Helton falhou no lance do golo do Rio Ave, no resto esteve ao seu nível; Danilo alternou bons apontamentos com alguns deslizes: vê-se que sempre que defronta avançados rápidos, sente muitas dificuldades em aguentar a corrida dos contrários; Maicon não jogou mal mas não teve pernas para aguentar a velocidade do avançado do Rio Ave Braga no lance do golo, notou-se falta de ritmo; Otamendi, é actualmente, na minha opinião, o central mais esclarecido e em melhor forma! Quiñones sentiu de início algumas dificuldades com Ukra mas cedo se recompôs e jogando simples lá acabou por desempenhar o seu papel a contento. Fernando sempre muito interventivo a defender não foi contudo tão eficaz a atacar. Lucho teve bons apontamentos mas pareceu algo desgastado pelo jogo da Champions. Quanto a mim João Moutinho foi o melhor médio dos portistas: mais dinâmico, mais esclarecido e em melhor forma. Varela, o costume: alternou bons lances de futebol, com outros menos conseguidos, continua a parecer ter perdido o seu poder de explosão. Jackson, redimiu-se da asneira do primeiro penalty, e marcou dois bons golos, foi outro dos que me pareceram desgatados pelo jogo de terça-feira. Izmaylov, vê-se que sabe jogar a bola, mas nota-se que ainda não está 100% bem fisicamente.
    Dos que entraram a substituir os titulares, viu-se que Defour deu mais velocidade ao jogo da equipa. James teve bons apontamentos mas ainda não estará no seu ritmo ideal. Castro pelo tempo que jogou não deu para ver até que ponto a sua acção poderá ser preponderante!

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons