terça-feira, 8 de janeiro de 2013

de uma nortada para lampião (re)ler...


 
© Google | Miguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar)


caríssima(o),

a última NORTADA, pela pena do nosso enfant terrible, Miguel Sousa Tavares, com o título "contagem crescente" é mais um grito de revolta por parte de um portista indefectível destinado àqueles que se dedicam à «gloriosa» arte do escárnio e do maldizer, os quais é certo e sabido que não chegarão a atingir as verdades que naquele escrito são descritas.
(só tenho pena que dedique um singelo parágrafo aos mais recentes acontecimentos nessa modalidade que a estação muito pouco pública de televisão redescobriu desde Sábado passado...)

mais uma vez (re)afirmo: 
Miguel Sousa Tavares é um portista que, nos seus escritos, aponta muito directa e frontalmente alguns dos defeitos do futebol praticado pelo nosso clube do coração, várias vezes dando "voz" ao seu treinador de bancada, o qual existe em cada um de nós (adeptos apaixonados e indefectíveis) e cujas opções técnicas e tácticas serão sempre discutíveis. este é o motivo pelo qual é severamente criticado e incompreendido por alguns de nós, como se de um jogador tosco se tratasse.
já quando se trata de defender a nossa dama, o nosso Amor comum, dos que mais nos querem "bem" (quando não é pelas costas), o nosso enfant terrible "dá cartas" e como que se transfigura para aqueles que tanto o criticam, comportando-se como um ponta-de-lança letal e com um instinto de verdadeiro matador.


e por "falar" em matador, o que nos acontecerá se o Jackson Martínez se lesionar? 
(vade retro o mau agoiro, car@go!)

esta pergunta assaltou-me o espírito depois de (re)ler o dossier dedicado ao nosso clube do coração. e instintivamente (re)lembrei-me da preocupação partilhada pelo caríssimo "doctor J." (excepto na parte da comparação com o spórtém, por motivos que se podem ler aqui).
vejamos: naquele dossier e para além de ficarmos a saber mais desenvolvimentos da lesão de "el bandido", também podemos ter acesso privilegiado aos mais recentes "retoques" no plantel da equipa principal do FC Porto, como o ingresso de "Izmylove" (por troca com Miguel Lopes), o descartar da opção Quaresma (que vai para o Al-Ahli do Dubai), o interesse de Iturbe em jogar no River Plate, o relançar da carreira de Emídio Rafael no SC Braga ou as indefinições com os passes de Walter, Fucile e Souza. é, de facto, muita fruta e na qual não conto com as agruras do nosso Incrível em terras gaul... russas...
(tenho para mim que, quem dirige os destinos do clube há mais de trinta anos, estará igualmente a par destas nossas preocupações. porém, e tendo em linha de conta que (i) o período é de "vacas magras" e que (ii) os atletas da nossa equipa B ainda têm muita sopa de urso para comer, talvez não fosse de todo descabido recuperar os últimos três nomes para o plantel principal. é só uma sugestão. queira pensar de igual modo o treinador principal...)


para finalizar, recomendo a leitura da mais recente guerrinha do sr. fernando, sob o título (por mim remodelado) "o Orelhas precisa de mais Jorge Jebus". não deixo de destacar o seu último parágrafo, nomeadamente quando afirma «ganhar ao FC Porto, na Luz, torna-se obrigatório».
(pergunto-me se será com o recurso à «nova fórmula» de Jorge Jebus aplicada às bolas paradas - a qual, parece-me, já não inclui os famigerados bloqueios estratégicos...)


beijinhos e abraços (muito tranquilos, e sempre muito portistas)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)