sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

o "benfiquismo" de alguns lampiões é uma treta...



© Google

caríssima(o)

confesso que me inspirei no último vídeo do nosso clube do coração.
mas, mais do que salientar os erros de arbitragem (grosseiros) que aconteceram no encontro do passado Domingo, pretendo fazer um ponto da situação sobre o meu estado emocional, o qual ainda não se alterou desde Terça-feira...

não sei se já te apercebeste, mas esta semana, no denominador "5lb" e em tudo que envolveu essa instituição, neste espaço de discussão pública não houve respeito, nem desportivismo, nem cordialidade, nem lealdade, nem consideração e muito menos 'fair-play'. aliás, parece que este é uma «treta» lá para os lados da agremiação de Carnide, certo? então porque é que há-de imperar por aqui? bem sei que a Lei de Talião não deveria ser um exemplo, mas é mais forte do que eu actualmente pensar deste modo. se dúvidas houver, atente-se na escolha das últimas imagens; elas encarregar-se-ão de as dissipar.

talvez o facto de me ter agastado com alguns comentários de "idóneos" lampiões nalguns dos meus sítios "de referência" nesse "maravilhoso mundo da bluegosfera"® tenha contribuído para tal... 
mas quem é que eu quero enganar? é claro que contribuiu!
refiro-me em concreto a alguns bate-papo nos (muito azuis) "bibó FC Porto, car@go!", "lá em casa mando eu!", "o FC Porto é o maior, car@go!" e "porta19" - os que permitiram que alguns lampiões debitassem a sua (já demasiado gasta) cassete. para quem quiser saber como foi (nalguns casos, ainda é...), basta procurar nas respectivas caixas de comentários pelo meu perfil de blogger.
e, tal como previra (interiormente, de "mim para mim próprio") aquando daquelas visitas, ainda me sinto extremamente revoltado. explico.

já experimentaram conversar sobre Futebol com um lampião? 
eu já. em tempos idos, aquando do (entretanto "falecido") TOMO I, escrevi algumas (ingénuas, porque demasiado inocentes) pueris "postas de pescada"® em que abordei algumas dessas conversas com um colega de trabalho, lampião fanático - o "Carlos"*. após alguns diálogos mais acalorados, que invariavelmente terminaram num tom de voz mais exaltado, e com as pessoas mais próximas de nós num embaraçoso silêncio sepulcral, desisti de o fazer. o motivo principal prende(u)-se com o meu bem estar emocional. quem tem/teve colegas de trabalho lampiões certamente que saberá do que escrevo e ao que me refiro.
*  poderás conhecê-lo melhor na segunda parte desta "posta de pescada"®, logo a seguir ao símbolo do "faceboKas"®, bastando clicar em «ler mais...».


esta semana, "esqueci-me" desse meu voto de não mais conversar com um lampião sobre Desporto, muito menos sobre Futebol, mesmo (e sobretudo) em blogues, cansado que estou de ter que replicar à temática (sempre recorrente) da «frutinha, calabotes & afins». e estou amarga e doentiamente arrependido de tal. e o facto de ter gasto as pestanas a ler as edições impressas do pasquim da Travessa da Queimada destes últimos dias (e das quais darei divulgação à saciedade nos próximos dias) também não terá ajudado...

assim sendo, e porque estou desgastado, quero, desde já, pedir desculpa a quem aqui vem por Bem e muito provavelmente terá estranhado um linguarejar mais rude, grosseiro, arrogante, (bastante) insultuoso até, mas trata-se de uma «certa e determinada» fleuma futebolística que muitos afirmam ser «uma certa dose de irracionalidade que no final de contas caracteriza a paixão pelo Desporto».
essa mesma fleuma que fez com que não me desse ao Respeito, por não respeitar lampiões "armados ais cucos" com argumentos pseudo-moralistas, não só nos blogues acima referidos, mas também na limpeza da caixa de comentários dos escritos da autoria deste que vos escreve.
a esses coisinhos adeptos lampiões do (dito) «glorioso» clube do mito urbano dos «oito milhões e meio...» por Roberto quero informar-lhes que perdem o seu precioso tempo a escrever "testamentos" e/ou ameaças veladas e/ou insultos gratuitos e/ou o raio que os parta a todos, que, neste local de discussão (muito pouco pública para eles, claro está), o seu destino é sempre o mesmo: exterminação implacável, sem dó nem piedade. 
e censurem-me por vos aplicar o meu «lápis azul», que é para o lado que eu durmo melhor... mais uma vez vos alerto para o aviso no canto superior direito, o qual não pode ser mais lacónico, de tão explícito que é.

para finalizar, quero afirmar que não confundo o "benfiquismo" desses lampiões de treta com o genuíno de alguns benfiquistas que conheço e com quem privo - por exemplo, este (verdadeiro) "Senhor".
como costumo afirmar:
nem todos os benfiquistas são estúpidos;
mas todos os estúpidos são lampiões.

"disse!"





 
© Google
«
o "Carlos" é um trabalhador nato, incansável, responsável, ordeiro, organizado, metódico e sobretudo muito profissional.
o "
Carlos"
é um colega que sabe fazer a distinção entre cognac e trabalho como ninguém, e tem sempre uma palavra amiga e/ou uma piada pronta a quebrar a tensão, tal como um reparo se assim for caso disso.o "Carlos" é igualmente uma pessoa culta, para mim muito além da média - e não é só por saber a capital política de Burkina Faso, mas também. 
fundamentalmente:
no meu trabalho aprendo muito com o "Carlos"
, e quero acreditar que ele connosco (os seus colegas do dia-a-dia). afinal, partilhamos um mesmo espaço de labuta durante (quase) oito horas diárias e sempre despertos - bem mais do que com os nossos cônjuges.  
"Carlos" só tem um defeito (e muito grave): é benfiquista confesso e daqueles muito, mas mesmo muito, indefectíveis. por vezes é um autêntico lampião.
é claro que, o que para mim é um defeito, ele encara como uma das suas maiores virtudes, não compreendendo (sequer aceitando) que não sejam bem mais do que seis milhões os «gloriosos» adeptos da águia, e só em Portugal Continental.
aliado a este defeito, o "Carlos"
é um anti-FC Porto e anti-Pinto da Costa nato - factor que (e segundo a minha perspectiva) lhe tolda todo o seu discernimento e toda a sua cultura futebolística. as suas "lentes", demasiado encarnadas para o meu gosto mas muito à sua medida, não lhe permitem visualizar e/ou interpretar e/ou discernir e/ou apreender a mesma realidade de todos os outros comuns mortais - como eu, por exemplo, ou mesmo a D. Olívia, boavisteira desde que se conhece para o Futebol (e que "não vai à missa" com o nosso grande presidente, note-se bem!). 
é também por estas razões que considero ser raro o "Carlos" visitar o (entretanto desaparecido) TOMO I, se não mesmo muito improvável. mais depressa o 5lb reduziria a desvantagem actual para o FC Porto do que o "Carlos" escrever, por exemplo, um comentário a estas linhas.
a primeira referência ao caríssimo "Carlos" aconteceu no post "sem rodeios".
nele insurgi-me contra o seu repto, numa pausa para almoço, a propósito dos incidentes de Jorge Jesus após o encontro com o CD Nacional da Madeira e do que pretendia com a minha «cruzada». no dia seguinte e a muito custo, ele veio "espreitar" o que eu lhe tinha respondido (e que ele já sabia, mas duvidava que tivesse escrito para a saciedade tomar conhecimento). escusado será dizer que os seus comentários dariam azo a (pelo menos) mais um post...
como lhe disse na altura, iria «aguardar pacientemente mas com alguma impaciência, pela decisão final» sobre a agressão de Jorge Jesus a Luíz Alberto, jogador daquele clube insular. esta foi conhecida na passada Sexta-feira (08 de Abril de 2011, mais de dois meses depois), e logo recebi um e-mail do Carlos, onde pergunta, "a picar":
« então? o que tens a dizer sobre o castigo aplicado ao JJ? também o achas "injusto"? »
porque este final-de-semana último estive muito ocupado, não pude dedicar-me convenientemente às minhas lides cibernáuticas - um escape à rotina e um bálsamo para o meu actual bem-estar emocional -, ao ponto de não ter divulgado a última crónica de Júlio Magalhães no Jornal de Notícias, na sua rubrica habitual "ALAMEDA DAS ANTAS" - facto pelo qual e desde já, me penitencio.
também não lhe dei o ensejo de ler a minha resposta do mesmo modo - ou seja, via e-mail - pelo que, para além da forma oral, informei-o de que teria o privilégio e a honra de ter um post dedicado exclusivamente a si, só a si e à resposta à sua provocação: este que se confirma.

assim sendo e sem mais delongas, ei-la pronta, rápida e certeira («penso eu de que»)
«
caríssimo Carlos,
faço minhas as palavras escritas por Miguel Sousa Tavares, na sua NORTADA de hoje "o lado bom do Futebol": o facto da actual Comissão de Disciplina da Liga Portuguesa de Futebol Profissional ter "castigado" o «catedrático» treinador do 5lb por uma «tentativa de agressão» (!!), é uma «anedota»! pior do que tal, só os lamentos (injustificados) do Jara.
como te disse e parafraseando o grande presidente Pinto da Costa, «o
5lb pensa que está acima da Lei». pensa, não! está! ou pelo menos, não deveria estar. e, se dúvidas houvesse, este "castigo exemplar" é só mais um exemplo da divergência e da incongruência de decisões díspares sobre assuntos semelhantes, e sempre que o «glorioso» 5lb está envolvido. a título de curiosidade, compara-o com o aplicado a Sir Alex Ferguson, pela Comissão de Disciplina da Federação Inglesa de Futebol - o campeonato de referência para ti e o treinador com o qual igualas Jorge Jesus (mas só se for pelo prazer que ambos nutrem em mascar chiclete com a boca aberta).
e fico-me por aqui, caro Carlos, para não ser (ainda mais) fastidioso para quem me lê.
por último, relembro-te que ainda não me felicitaste pelo título de campeão nacional conquistado brilhantemente e com todo o mérito (mesmo o desportivo) pelo FC Porto - no célebre jogo do "apagão" - e ao contrário do que eu fiz contigo e com toda a «gloriosa» comunidade benfiquista, na época passada.
tal só vem comprovar as diferenças entre o que tu entendes ser a «Verdade Desportiva» dos campeonatos e eu recusar-me em aceitá-la como o Desportivismo da Verdade.
saudações desportivas e cordiais (mas sempre pentacampeãs!)
»
ps1:

obviamente que este post não é só dedicado ao "Carlos"
, mas sobretudo é-lhe dirigido em regime de (quase) exclusividade.
as linhas acima também são dedicadas a todos os "carlos" que por aqui gravitam e que, apesar do seu benfiquismo, são lampiões - uma distinção que, para mim, faz toda a diferença.
.
ps2:

"Carlos" é um pseudónimo que criei para proteger o verdadeiro visado neste post - colega de trabalho que muito prezo e estimo, como fiz questão de salientar logo no seu início.
»
 


Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)