quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

de uma lampiónica alegria (in)contida...



 © abola | Ricardo Galvão
(clicar na imagem para ampliar)



caríssima(o),

estou de regresso, numa semana infernal e que não desejo a ninguém.
portanto e olhando para o meu umbigo, a boa notícia do dia é a de que, no Presente, os problemas que me perturba(ra)m estão a ser debelados.
adiante...

entretanto e porque se impõe, desde já te peço desculpa pelas quase setenta e duas horas de atraso na divulgação daquele que é o mais procurado artigo de opinião neste espaço de discussão pública: as NORTADAs do nosso enfant terrible, Miguel Sousa Tavares - a última sob o título "quinze minutos de Justiça" -, a par dos de António Simões, na sua coluna de opinião regular COM A BOLA, OU TALVEZ NÃO - sendo o que o seu último escrito dá pelo título "os dois estilos...".
porém, a diferença cabal e no meu entendimento, é que este atraso, e pelos múltiplos de quinze minutos a ela inerentes, não fará com que venha a ser «afastado» (compulsivamente) de qualquer competição e/ou, de certa forma, deste espaço que também é a minha cadeira de sonho - dado que "A" principal encontra-se no meu teatro de sonhos azuis-e-brancos, e não na minha sala de jantar e/ou escritório.


como já terás reparado, estou a (in)tentar utilizar o sarcasmo que me assiste na questão da (mais do que) provável exclusão do nosso clube de mais uma competição, mas desta feita por via da secretaria: em concreto, das meias-finais da ex-taça da bjeKa.
e utilizo-o como investida contra todos aqueles que atentam contra o bom-nome, reputação, prestígio e honradez do FC Porto. e porque estou com o meu orgulho de portista bastante ferido. e, neste caso, como noutros, o ressentimento está a dar lugar ao rancor.
para lá daqueles comentadores lampiões nos programas de debates televisivos (vulgo "paineleiros") sobre (mormente) questões de arbitragem, também incluo os que gravitam pela redacção do pasquim da Travessa da Queimada - o tal que, na semana que está por findar, celebra sessenta e oito anos de existência e publicou um suplemento no qual inclui duas páginas com as «capas que fizeram história» e que conta com a da comemoração da nossa conquista em Tóquio mas cujo emblema luso é outro (tal a azia por tamanho feito histórico, para a época)...

eis, por ordem cronológica da sua publicação, os lampiónicos artigos de opinião, redigidos por coisinhos tidos como «gloriosos», que me fizeram (e ainda fazem) ferver em água nenhuma:
o editorial do belenense vítor serpa "as alternativas são credíveis?" (principalmente o seu post scriptum);
o asqueroso "taça roscofe", de bagão "o papa hóstias" félix;
o tratante artigozinho dO leonor pinhão "desta também já estamos livres, ou não?";
o inqualificável "a Liga e os seus regulamentos", de nuno perestrelo;
o insuspeito "até o FC Porto falha...", do (in)suspeito cruz dos santos;
de paulo "ele os há aos" montes, "quando a Lei não é boa regra";
o nojentinho "vitória em Braga", de fernando seara;
o editorial nada pacífico "Paços e Guimarães "só"... brilhantes", de santos "não tenho cor clubística" neves - mas que não deixa qualquer dúvida de que o tem, bastando, para tal e a título de (mais um) exemplo, ler o que escreveu a propósito do último SC Braga vs. 5lb;
o intragável "e vão duas. cinco. e seis!", de rogério azevedo.

mas, o verdadeiro "supra-sumo", ou seja, aquele que efectiva, comprovada e indiscutivelmente me tirou do sério foi o artigo "quinze minutos que minam o mito da infabilidade", como se poderá comprovar:

   
© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)



"isto" tudo vindo da parte de apoiantes militantes e/ou simpatizantes militantes e/ou associados descarados de um clube que, mais uma vez, negoceia os direitos desportivos de jogadores de clubes que irá defrontar em breve, nas competições nacionais nas quais (ainda) está envolvido e em encontros de cariz tido como «complicado», e que depois os descarta (por completo) para outras paragens que não as negociadas aquando do alegado «interesse».
a última "novidade" prende-se com o centro-campista do Paços de Ferreira Vítor, o qual curiosamente foi expulso no jogo de ontem, após «entrada brutal» sobre (o futuro companheiro?) gaitán, no encontro referente à primeira mão, das meias-finais da presente edição da Taça de Portugal e que afirmou estar «focado» no clube mais emblemático das terras do Vale do Sousa.
portanto, a partir de hoje, e pelo "respeito" que me merece(m), a nova designação da agremiação de Carnide neste espaço será: 5lV - de Vítor.

é um preciosismo, eu sei! uma paneleirice, talvez! mas assim será de ora em diante, pois fosse outra a cor envolvida em todo este (como epitetar?...) bzidróglio e quem rejubila com o nosso insucesso estaria a pavonear-se como virgem demasiado ofendida, não só por a «verdade desportiva» estar em causa, mas sobretudo porque é «intolerável e inqualificável» o seu estado de impunidade...
enfim...

© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)


já agora, e para se perceber (ainda) um pouco melhor como no pasquim da Travessa da Queimada "gostam" muito de nós, peço a tua leitura atenta dossier dedicado ao FC Porto no rescaldo à nossa vitória ante o Gil Vicente - no qual não consta qualquer referência à grande penalidade cometida sobre o Danilo (!!!)-, mormente a crónicazinha assinada por miguel cardoso pereira (com o eneplácitozinho de paulo "ele os há aos" montes) - curiosamente (lá está) o mesmo "jornalistazinho que assinou uma outra crónicazinha, mas desta feita ao encontro que opôs o spórtém ao Vitória de Guimarães. em «ambas as duas» situações, o que se me propõe adjectivar é: «nojo!».
(o recurso aos diminutivos não foi inocente, como lerás...)

eu nem me vou pronunciar sobre a questão da diferença de realce jornalístico prestado pelo pasquim em causa, tendo por base de comparação a capas da edição de Domingo, 27 de Janeiro (após a derrota do SC Brag) com a de Segunda-feira, 28 de Janeiro (após a nossa "chapa cinco" ao Gil)...
porquê?! simples: alguém que escreve como título de uma crónica: "mais um franguinho assado na churrasqueira do Dragão", após um encontro contundente, em que «o resultado final só peca por escasso» (conforme li noutro lado), e em que, depois da leitura (igualmente atenta) dos dossiers dedicados ao nosso clube do coração de 27 de Janeiro e de 28 de Janeiro se (pres)sente que há a ânsia (ou secreto ardente desejo?) por um deslize portista a qualquer momento, só pode "gostar" mesmo muito de nós...
(já o singelo dossier da edição impressa de hoje, dia 31 de Janeiro, é exactamente isso: apesar das suas pertinentes notícias - como a de João Moutinho -, não deixa de ser singelo (pelas suas três páginas), para além de que não é tão rigoroso nas questões do Kléber e do Iturbe...)
 

para finalizar (que já devo estar a meter um fastiozinho do caraças) e para quem tiver interesse na sua leitura, divulgo:

a notícia da mais recente birra presidencial no zbording
o rescaldo do "fórum do desporto", onde participou o belenense vítor serpa
a notícia (certamente para rir) com a afirmação do actual Director Executivo das Ligas Eurpoeias de que «se há sector que pode andar de cara lavada é o Futebol» (!!!) - mormente depois desta notícia aqui
o artigo de Paulo Futre "és o 'maradona' do futebol japonês!", o mesmo que, a 20 de Janeiro, em "és o pior árbitro do Mundo!" escreveu:


 © pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)


(se eu poderia relevar aquelas palavras do meu ídolo de juventude? poder, poderia. mas não ficaria de consciência tranquila se o fizesse...)


beijinhos e abraços (sempre muito portistas)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)