quinta-feira, 13 de setembro de 2012

«vão-se foder!»


 © Henrique Monteiro
(clicar na imagem para ampliar)


«

Este é um texto longo, um pouco "facebook friendly", mas, à falta de melhor sítio para expressar o que me vai na alma, aqui fica:
Vão-se foder!
Na adolescência usamos o vernáculo porque "é fixe!", porque "é bué!". Depois... Depois deixámo-nos disso... Aos 32 anos de idade sinto-me novamente no direito de usar vernáculo quando realmente me apetece; e neste momento apetece-me dizer bem alto e a plenos pulmões: "vão-se foder!"
Trabalho há 11 anos. Sempre por conta de outrém. 
Comecei numa típica micro-empresa portuguesa e entretanto mudei-me para uma gigante multinacional.
Acreditei, desde sempre, que pelo fruto do meu trabalho, do meu esforço, da minha dedicação e também, quando necessário, da necessária resistência à frustração, alcançaria os meus objectivos. E, pasme-se!, foi verdade: aos 32 anos trabalho na minha área de formação, feliz com o que faço e com um ordenado superior à média do que será o das pessoas da minha idade. Por isso, explico, desde já, que o que vou escrever tem pouco (mas também tem alguma coisa) a ver comigo. 
Vivo bem, mas não sou podre de rica. Os meus subsídios de férias e Natal servem exactamente para isso: para ir de férias e para comprar prendas de Natal nessa quadra festiva. Janto fora, passo fins-de-semana com amigos, dou-me a pequenos "luxos" aqui e ali. Mas também faço as minhas contas, controlo o meu orçamento, não faço tudo o que quero e sempre fui educada a poupar. No essencial: vivo com a satisfação de poder aproveitar o lado bom da Vida, fruto do meu trabalho e de um ordenado que batalhei para ter.
 
Politicamente falando, sou uma pessoa de muitas convicções, sendo que, às vezes, até caio nalgumas antagónicas que nem eu sei resolver muito bem. Convivo com simpatia por ideais que vão da esquerda à direita. Assim, posso “bater palmas” ao do CDS, como posso estar, no dia seguinte, a fazer uma vénia a comunistas num tema diferente. Como sou pouco dada a extremismos sempre fui votando ao Centro... 
Mas de ideais e de ideias, meus senhores, estamos todos fartos! O que nós queríamos mesmo eram acções! E sobre as acções que tenho visto só tenho uma coisa a dizer: "Vão-se foder!" Todos! De uma ponta à outra!
Desde que este pequeno, mas maravilhoso país se descobriu "de corda na garganta", com dívidas para toda uma vida, nunca me insurgi. Ouvi, informei-me aqui e ali. Percebi a mensagem. Nunca fui a uma manifestação. Levaram-me metade de um subsídio de Natal e eu não me queixei. Perante amigos e família mais indignados, até fiz o papel de corno conformado, saindo-me pela boca um “tem que ser... todos temos que ajudar... vamos levar este país para a frente!”. Até cheguei a considerar que certas greves eram uma verdadeira afronta a um país que o que precisava era de suor e de esforço. Sim, eu era assim antes de Sexta-feira passada. Agora, hoje, só tenho uma coisa para vos dizer: "Vão-se foder!"
 
Mataram-nos a Esperança.
Onde é que estão os cortes na Despesa Pública? Porque é que o Primeiro-ministro nunca perdeu 30 minutos da sua vida, antes de um jogo de futebol, para nos vir explicar como é que anda a cortar nas famigeradas «gorduras do Estado»? O que é que vai fazer sobre funcionários de certas empresas que recebem subsídios diários por aparecerem no trabalho (vulgo subsídios de assiduidade)? [É permitido rir nesta parte.] Em quanto é que andou a cortar nos subsídios para fundações de carácter mais do que duvidoso, especialmente com a crise que atravessa o país? Quando é que param "de mamar" grandes empresas à conta de Parcerias Público-Privadas que até ao mais distraído do cidadão não passam despercebidas? Quando é que se acaba com certas regalias para uma cambada de deputados, eleitos pelo povo crédulo, que vão sentar os seus reais rabos na Assembleia da República (isto quando por quando lá aparecem), para vomitar demagogias em que já ninguém acredita, e que são consideradas insultuosas para o comum dos cidadãos?
 
Perdoem-me a chantagem emocional senhores ministros, assessores, secretários e demais personagens eleitos ou pura e simplesmente "boys" desta vida, mas o custo dos pneus dos vossos BMW’s daria para alimentar grande parte das crianças do nosso país (que ainda não é como em África, mas que para lá caminha... a passos de coelho...) e que chegam, hoje em dia, à escola sem um pedaço de pão de bucho... 
Por isso, se o tempo é de crise, comecem a andar de Opel Corsa! Ou de Transportes Públicos!, porque eu que trabalho há 11 anos e acho que crédito é coisa de e para ricos, e ainda não passei dessa fasquia.
 
E, para terminar, um par de considerações sobre o vosso anúncio de Sexta-feira passada, sobre o qual estou na dúvida se o fizeram por real lata ou por um desconhecimento profundo do país que governam.
Aumentaram-me em mais de 60% a minha contribuição para a Segurança Social, não é assim? No meu caso, isso equivale a subsídio e meio e não a «um subsídio». Legitimamente pergunto: esse dinheiro vai para onde? É que ninguém me explicou se vai para a puta de uma reforma que eu nunca vou receber, ou se servirá para pagar o salário dos administradores da CGD...
Baixarão a Taxa Social Única das empresas, certo? [clap, clap, clap… Palminhas e uma vénia!] Vocês, que sentam o já acima mencionado real rabo nesses gabinetes, sabem o que se passa realmente neste país? Mas acham mesmo que, com essa ideia, as empresas irão começar a crescer, desesperadas que estão por dinheiro para criar postos de trabalho? A sério que acreditam nisso?! Vão-se foder! É certo que as pequenas empresas vão poder "respirar" um poucochinho com essa medida, e evitar despedir mais um ou dois funcionários "que já não pagam a creche". Mas, e as grandes, as dos milhões de euros de lucros brutos? Essas vão agarrar no Relatório e Contas, pôr lá um proveito inesperado e distribuir mais dividendos aos accionistas. Ou no vosso mundo irreal e surreal, as empresas privadas são a Santa Casa da Misericórdia e vão já, já a correr criar postos de trabalho só porque o Estado considera a actual taxa de desemprego um flagelo (que o é, de facto)?
Vão-se foder!

A sério… 
Em que país vivem?! Vão-se foder!
Mas querem o benefício da dúvida? Eu dou-vos:
1º) Provem-me que os meus 7% vão para a minha reforma. Se não o quiserem, deixem-me guardá-lo eu no meu Plano Poupança Reforma.
2º) Criem quotas para novos postos de trabalho que as empresas vão criar com aquela medida da redução da TSU. E olhem, até vos dou esta ideia de graça: as empresas que não cumprirem terão que devolver os mais de 5% que vão poupar. Vai ser uma belo negócio para o Estado, digo-vos eu que estou no mundo real de onde vocês parecem infelizmente estar tão longe, ou não estar de todo.
 
Agora sim, termino dizendo que me sinto, pela primeira vez, profundamente triste (mas não como o Cristiano Ronaldo. Estou mesmo triste, triste, com tudo isto!). Por isso vos digo que, até a mim, resistente, realista, lutadora, compreensiva… até a mim me mataram a Esperança e considero a hipótese séria de emigrar.
Talvez me vá embora. Talvez pondere com imensa pena e uma enorme dor no coração, deixar para trás o país onde tanto gosto de viver, o trabalho que tanto gosto de fazer, a família que amo, os amigos que me acompanham, e onde pensava brevemente ter filhos… Mas, olhem... contas feitas, aqui neste T2 onde vivemos (eu e o C.), levaram-nos o dinheiro de um infantário.
 
Talvez vá. E levo comigo os meus impostos e uma pena imensa por quem tem que cá ficar.
Por isso, do alto dos meus 32 anos digo-vos, sem apelo nem agravo: vão-se foder!

»

fonte: Ângela Crespo
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.



3 comentários:

  1. E depois de o ter visto e ouvido na estação de televisão que ainda é pública e que nos custa, nas suas palavras «um milhão de euros por dia» fiquei com uma vontade enorme de o mandar para dois ou três sítios que nós cá sabemos - como costumas dizer nos teus posts.

    Acredito que, por este caminho, vou ter que Emigrar e antes que este país impluda...

    Abr@ço
    SdF

    ResponderEliminar
  2. Ângela
    Este texto não é bom, é muito bom. Obrigado.
    José Lima http://misticaazulebranca.blogspot.pt

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons