sábado, 7 de abril de 2012

fomos guerreiros


caríssima(o),

nesta Páscoa, encontro-me na freguesia de Gouveia, concelho de Alfândega da Fé, terra-mãe dos meus sogros e da minha mais-do-que-tudo.
numa das últimas vezes que por cá estive, conquistámos três preciosos pontos num terreno bastante adverso; foi em Agosto passado e ante o Vitória Sport Club. desse encontro dei conta num post que também se "debruça" sobre esse epi-fenómeno local que dá pelo nome de "café central".
portanto, quis o destino que, numa altura tão decisiva para o campeonato, estivesse novamente em terras transmontanas, para assistir a mais um encontro das nossas gentes com o outro rival da região do (não muito verde) Minho - mas aquele que, no Presente, é o mais guerreiro e igualmente combativo.

porque daquela vez, em que o resultado final foi favorável para as nossas cores e (bastante) adverso para com a dominante em Gouveia, houve algumas retaliações provincianas para com o meu sogro - por parte de elementos menores da povoação é certo, mas mesmo assim desagradáveis, e alegadamente devido ao meu «comportamento provocatório» (tudo porque gritei «gooooloooooo!!!» aquando do mesmo, a plenos pulmões...) -, desta feita resolvi assistir ao encontro na Casa do FC Porto de Alfândega da Fé.
[trata-se da nossa delegação nr. oitenta e cinco, nascida em 2004 - um ano de boa cepa ;) - e que, na última gala dos Dragões de Ouro (2011), sob a presidência de António Alendouro, conquistou o galardão máximo: o de filial do ano do nosso Clube, distinguida com o troféu que dá nome à dita gala.]

mesmo tendo em conta que a partida seria transmitida em canal aberto, e com uma temperatura que, às 19h30m fazia lembrar um dia de Verão, conversei com a esposa e decidimos que não haveria problema: ela, o Guilherme e os meus sogros ficariam pelo centro da cidade (sede do concelho) e eu romaria ao nr. 63 da Rua Alberto José Vergueiro, sozinho mais o meu cachecol de estimação.
em boa hora o fiz, pois o ambiente era só o oposto do que pensava encontrar - um climazinho inóspito para um forasteiro, apesar de um amor comum; o meu sinal indicativo de que era «mais um dos nossos» abriu-me as portas a (cerca de) três horas de plena camaradagem azul-e-branca, a qual só foi interrompida quando a minha esposa me ligou (pela quarta vez!) ameaçando-me de que dormiria «com as galinhas» ;) 

foi (muito) gratificante perceber que, num concelho com pouco mais de 6200 almas - sendo que, em plena Alfândega da Fé, habitam pouco mais de 2000 -, e apesar de todo um ambiente lampiónico (ainda) reinante e dominante, o Futuro pertence-nos.
actualmente a nossa delegação conta com pouco mais de três centenas de sócios inscritos e pagantes com regularidade; mas, garantiram-me que há bem mais portistas na região e que aquele número não serve para amostra, sobretudo nas camadas mais jovens do concelho. assim, será só uma questão de Tempo geracional até que outro "galo" cante bem mais alto do que o actual neste concelho transmontano. ;)


sobre o encontro em si, pouco mais há a escrever a não ser que se (pres)sentiu que havia Querer em vencer (mais) este desafio - o qual aparentava um grau de risco considerável, tendo em conta que jogávamos ante o terceiro classificado, no seu reduto e com dois pontos (três, em caso de igualdade pontual) a separarem-nos.
foi bonito ver que existiu uma entreajuda entre todos os sectores e que todos os nossos artistas estiveram concentrados na partida em causa, do seu primeiro ao seu último segundo. aliás e se assim não fosse, na minha opinião não teria havido o golo que decidiu o encontro - o qual nasceu de uma intercepção de James 'el bandido' Rodríguez a um passe arsenalista transviado, com uma assistência soberba para Hulk, que desencadeou uma arrancada incrível, pela direita da defesa bracarense, que só se definiu com um remate cruzado de pé direito (!!!). 
estavam decorridos (apenas) cinquenta e cinco minutos de jogo e posso garantir-te que houve um enorme bruuáa em Alfândega da Fé que não só na nossa filial; aquele foi audível por todo o concelho, juntamente com os sorrisos cínicos de quem esperava por um desaire e agora se vê sob pressão - a tal pressão «dos outros», como apelidou em tempos (não tão) idos...

duas notas finais, antes de me retirar sorrateiramente pelos fundos, para não despertar quem já ressona profundamente e não perceba de que já são (quase, quase) três da matina:
i) a imagem que embeleza este post é a minha justa homenagem ao principal obreiro deste triunfo;
ii) o facto de Álvaro Pereira ter visto um amarelo que o impede de disputar o próximo desafio só lhe fará bem e retirará uma (quase que certa) dor de cabeça a Vítor Pereira.


ps1:
título "emprestado" deste enorme filme.

ps2:
é impressão minha, ou a Páscoa, este ano, por esta altura, tem os seus tons mais azuis-e-brancos do que o esperado por... sei lá... assim de repente... digamos... seis milhões de almas (de)penadas? ;)


beijinhos e abraços (triunfantes)! 
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

8 comentários:

  1. Boas ,

    Antes de mais gostei da atitude ... os jogadores foram bravos, determinados, tiveram raça e determinação, e quando assim é é mais facil chegar á vitoria.
    Sobre o jogo foi um bom jogo de futebol com duas equipas a quererem ganhar o jogo, assim dá gosto ver o futebol.
    Quanto ao Porto estivemos bem, a ausencia de Fernando não se fez sentir com um Defour á altura das responsabilidades ... e agora só temos que continuar da mesma forma e o campeonato é nosso.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Vitória justa e indiscutível do F.C.Porto, que se apresentou na "Pedreira" com o espírito certo, a lição muito bem estudada - Mossóro e Hugo Viana, por exemplo, não "jogaram"- e a mostrar que queria ganhar. Se mantivermos este carácter, se todos quiserem, se não houver comportamentos de primas-donas, o Bicampeonato pode ser uma realidade.
    Uma palavra para Defour, que fez esquecer Fernando e a mostrar que jogando mais vezes, ganhando confiança, pode ser um bom substituto do Polvo.
    Outra para Alex Sandro, também cumpriu, que não merecia aquela atitude do Palito que também o atingiu.

    Com esta vitória e o Braga a 5 pontos, a Champions está quase, mas como para o F.C.Porto o segundo lugar, é o primeiro dos últimos, estamos no rumo correcto para o grande objectivo da época, a conquista do título. Fizemos a nossa obrigação, ao fazê-lo colocamos a pressão do lado de lá e agora vamos assistir, de palanque, ao Sporting/Benfica.

    Desejo a todos uma Santa Páscoa

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Off the topic!

    Caro Miguel !

    A intenção foi divulgar, dar relevo às opiniões do Carlos Abreu Amorim, por serem muito próximas das minhas ideias sobre o Vítor Pereira.

    Porem até posso admitir que o VP como treinador não seja mau de todo, porque como diz Pinto da Costa e com razão, a razão das irregulares exibições da equipa portista prendem-se com o facto da FC Porto- Futebol,SAD não ter conseguido em tempo útil, substituir o Falcao por um goleador equivalente. E é capaz de ser uma atenuante muito importante para alguns maus resultados da equipa nesta época.

    Relativamente à exibição da equipa portista na Pedreira, acho que foi um bom jogo e que tivemos alguma sorte, porque eles também podiam ter empatado o jogo.
    Acima de tudo gostei da atitude, das jogadas de antecipação e do espírito muito solidário dos médios, os quais contribuíram imenso para garantir a inviolabilidade da nossa baliza!

    FC Porto sempre!

    ResponderEliminar
  4. Boas,
    Garra, espírito de luta e de sacrifício, capacidade de sofrimento, espírito de campeão… tudo isto o FC Porto mostrou no relvado de Braga, assim, sim, assim
    é o FC Porto. Confesso que temia este jogo, sabia que não ia ser fácil, porque o Sporting de Braga é um adversário a ter em conta – como aliais, todos
    os adversários o são. Gostei do jogo, foi uma boa partida de futebol, um Sporting de Braga a dar luta e um FC Porto a saber o que fazer para contrariar
    a luta e para dominar o jogo. Este FC Porto nos jogos decisivos – na Luz e agora em Braga – aparece e aparece com capacidades que noutros jogos faltaram
    – no Dragão frente a Académica e em Paços de Ferreira, por exemplo. Que seja assim, e que continue a aparecer em campo com esta capacidade de luta, de
    querer e de sofrimento, porque os campeões também se fazem assim. Quanto às opções de Vítor Pereira: confesso que não percebi a razão de Kleber a titular,
    tudo bem que ele precisará de minutos, até porque acredito que se esforce nos treinos, mas, na minha modesta opinião, não trouxe nada de novo à equipa.
    Por isso, percebi a substituição ao intervalo. Assim como percebi e concordei com a substituição de Álvaro Pereira. Ele não percebeu e até reagiu mal,
    acho que devia pensar nas palavras do treinador na conferência de imprensa de antevisão desta partida: “É o momento de colocar o clube acima de tudo e
    de todos" … mas não, palito pelos vistos pensou mais nele e nem percebeu que a substituição era para o bem da equipa. Quanto a entrada de Rolando para
    o lugar de James, nada a dizer. De resto, destaco Maicon, que bom defesa, mais uma vez digo, acho que fez-lhe bem ter passado pelo lado direito da defesa;
    Hulk, marcou de pé direito e como pode ter sido importante este golo; Defour, teve a mição de substituir o lesionado Fernando e, na minha opinião, acho
    que não esteve mal. Em suma, foi uma vitória muito importante, perante um bom adversário. É com este espírito guerreiro que o FC Porto tem de encarar o
    resto do campeonato, é com este espírito de campeão que tem de ir a luta.

    PS 1 . Que grande ambiente nas bancadas.

    PS 2 . De lamentar as pedras atiradas ao autocarro portista.

    Força FC Porto!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com
    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Um pouco off-topic para expressar mais uma vez a minha surpresa pela condescendencia que o Real Madrid (leia-se Mourinho) tem com o Pepe. Esta situação no nosso clube, penso eu e gosto de acreditar que seria penalizada com saída certa no fim da época. Este homem não tem cabeça para jogar futebol e, ou muito me engano, ou só vai parar quando for PRESO por uma entrada assassina sobre algum companheiro de profissão. Que mudança em relação ao jovem que cá esteve...

    http://www.maisfutebol.iol.pt/espanha/pepe-arbeloa-real-madrid-valencia-maisfutebol/1339460-1486.html

    ResponderEliminar
  6. Bom dia,

    Foi uma grande vitória do nosso Porto.

    Fomos tudo aquilo que temos de ser para ser campeões.

    O nosso meio campo esteve fantástico quer domínio quer no controlo do jogo.

    Se encararmos todos os desafios até final com igual afinco e vontade, por certo seremos campeões.

    De lamentar a atitude do Palito que está a atravessar uma fase menos boa do ponto de vista psicológico.
    No jogo de Braga tudo lhe correu mal. Não vamos dramatizar uma situação, que já terá sido tratada internamente pelos seus colegas e equipa técnica.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    ResponderEliminar
  7. Miguel, queria agradecer os teus já habituais e sempre simpáticos comentários no Paixão pelo Porto. Grande vitória em Braga. Já falta pouco....
    Um abraço
    Ricardo Vara

    ResponderEliminar
  8. caríssima Ana, caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita, pelas vossas palavras e pelos vossos comentários ;)


    @ dragão atento
    como escrevi em comentário posterior, não tinha percebido a relação do título com o teor do post em causa muito provavelmente pela amêndoa amarga que bebi ao almoço ;)

    @ doctor J
    percebe-se melhor o que escreves vendo o vídeo no youtubiu, tendo em conta que a hiperligação que referes já não existe.
    o "homem" é um carniceiro que saiu do nosso FC Porto no tempo certo, «penso eu de que». mas, ao que consta, o AC Milan sofre de amores pelo rapaz...

    @ Ricardo Vara
    não tem de quê, meu caro ;)
    é sempre um prazer visitar o "Paixão Pelo FC Porto", não só mas também, pelas "fotos do dia" e pelas "curiosidades FC Porto" - duas das suas imagens de marca ;)


    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons