quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

aos "manuéis" que por aí gravitam


© Rodrigo | Humoral da História

caríssima(o),

o dia até me estava a correr bem, confesso.
entre as 02h06m e as 08h19m de hoje, o Guilherme deixou-nos dormir (quase) duas horitas.
cortei-me no lábio ao (in)tentar fazer a barba e não tive água quente para tomar banho (porque a pressão da caldeira deu de si).
aquando do pequeno-almoço, pedi uma meia-de-leite morna e um pão bem tostado com manteiga; a diligente funcionária serviu-me a bebida a escaldar e um pão frequinho de ontem.
o meu chefe pediu-me para ir a (baforento e inóspito) arquivo buscar meia dúzia de sete processos e logo num dia em que visto roupa clara.
o programa informático com que lido diária e quotidianamente está a colocar os meus nervos em franja tantas são as "calinadas" operadas pelos pequenos homenzinhos (por certo chinocas) que labutam no interior do meu computador.

portanto e para frisar bem: até à minha hora de almoço, o dia estava a ser positivo.
eis senão quando resolvi dar uma vista de olhos na caixa de correio deste nosso espaço de discussão pública e deparo-me com o comentário de um tal "manel" à (para mim) pertinente "posta de pescada"® "da onda "encOrnada"®".
entre outros epítetos que me recuso a transcrever por contrariarem os termos de utilização definidos pelo administrador deste estaminé - i.e., por mim - e a diversos lampiónicos argumentos (por certo falaciosos), o "manel" arvorou-se, fez-se homemzito e tratou de me adjectivar de «intelectualmente desonesto». ora, se há algo que me põe fulo é considerarem que eu sou intelectual. não é tão grave como tratarem-me por «lampião», mas não gosto, pronto!

bem sei que me "pus a jeito"; mas, não será através desta abjecta forma de "conBíBio" - mesmo que cibernáutica, logo virtual - que me demoverão dos meus intentos, quanto mais das minhas convicções - mesmo que futebolísticas.
como (bem) escreveu Rui Moreira, no blogue "Portistas de Bancada":
«
Continuarei a encontrar-vos no estádio, onde a minha função é do adepto que apoia o clube com as suas as palmas aos jogadores. Continuarei, também, a defender o Clube, a Instituição FC Porto, a sua glória e a sua honra, incondicionalmente. Continuarei a ser grato aos que fizeram bem ao Clube, mas que não me toldarão o juízo, porque não sou adepto de pessoas: sou adepto do FC Porto. Continuarei, pois, a ver o que vejo pelos meus olhos, a aplaudir o que acho bem, a criticar o que acho mal.
Tenho pena, naturalmente, que alguns confundam "fair-play" com moleza, que confundam boa educação com fraqueza, que confundam a defesa do bom nome com inépcia táctica, que confundam princípios éticos com cedências.
E lamento que alguns não percebam o que separa o Desporto da Guerra: no confronto desportivo, mais importante do que ganhar é a forma como se ganha. É por isso que gosto de desporto e não o confundo nem tomo por guerra.
»

assim sendo e preferencialmente para os "manéis" que gostam de frequentar esse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®, dedico-lhes as próximas linhas, recuperando um post do (falecido) TOMO I. vejam lá a sorte deles, car@go!
só a nós, portistas dos quatro costados, é que não nos dedicam um prosasita e de vez em quando, em sítios (ditos) de apoio ao «glorioso». quer-se dizer: pelo menos é o que consta, que eu não frequento tais sítios pois temo apanhar uma doença venérea «ou que assim». no (meu) limite, por vezes vou rir-me com a bipolaridade latente no (muito verde) "o cacifo do paulinho".


beijinhos e abraços (muito tripeiros)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)




© Google

intróito pertinente

o texto que se segue foi descoberto num mero acaso de felicidade.
revela-se oportuna a sua divulgação, não só pela indignação que (ainda) me assalta o espírito, mas também pela Soberba de alguns que pretendo expôr - onde incluo os seguintes nomes (de entre seis milhões, aproximadamente): Jorge Jesus, Luís Filipe Vieira, João Malheiro, Ricardo Araújo Pereira, Miguel Góis, António-Pedro Vasconcelos, Leonor Pinhão e, mais recentemente, Pragal Colaço.
a eles dedico as seguintes palavras, da autoria de "Francisco".
«
Há, no "benfiquismo", uma característica, infelizmente pouco abonatória, de certos comportamentos que caracterizam o que existe de pior na Sociedade Portuguesa.
Eu sei, eu sei, que entre os seus adeptos há bons e maus; há os que são honestos e os vigaristas; há os pacifistas cordatos e os violentos, os agressivos e os destrambelhados. Enfim, há de tudo um pouco, como noutros clubes, a começar pelo meu.
No entanto, quanto a mim, existem algumas referências que, na generalidade, atravessam o colectivo dos adeptos benfiquistas - sejam eles cultos ou iletrados, ricos ou pobres, fundamentalistas fanáticos ou não -, e que aparecem como "marca registada da casa", o seu verdadeiro ex-libris (e não!, não é a famigerada divisa recuperada dos mosqueteiros); a saber:
(1) são, por natureza, habituais destorcedores dos factos (e da mais comezinha Realidade), os quais apresentam sempre à medida das suas conveniências e dos seus interesses;
(2) são presunçosos e arrogantes, sem uma centelha de humildade, e incapazes de reconhecer o mérito alheio, mesmo quando ele é por demais evidente;
(3) são invejosos e mesquinhos, destilando ódio e grosseria para os seus adversários, por puro deleite e falta de argumentação válida, consistente, coerente e verosímil;
(4) são idólatras e passadistas que, à falta de Presente, se entretêm a relembrar e a glorificar o Passado e os seus ídolos, como se de um espaço mítico se tratasse;
(5) sobretudo - oh!, sobretudo! -, para além de arruaceiros, são uns provocadores inveterados, em que o orgulho e a vaidade se entrelaçam com a ignorância, os chavões de sobrevivência e a má-fé.
De referir que é tudo suportado por uma abjecta campanha da Comunicação Social lusa, que os protege e acirra.
É assim o "benfiquismo".
São assim os "benfiquistas".
Não gosto deles!
»

beijinhos e abraços (muito tripeiros)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

1 comentário:

  1. Estou a ver que tenho que te dar uns conselhos sobre como hipnotizar crianças para que durmam como anjinhos. Duas horas é muito pouco... Assim ficas maluco e desatas a colocar aqui fotos de bundas brasileiras, como há uns meses... Até já. J

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons