sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

que FC Porto, Vítor?!


© Google


«
Hoje vimos um FC Porto de grande qualidade.
Até ao 2-0 só deu FC Porto, com o Manchester City a tentar aproveitar o erro na nossa circulação de bola e nas transições.
[até ao 2-0] Criámos oportunidades para marcar, pelo que merecíamos o 1-1.
Mas senti que é difícil uma equipa portuguesa ganhar duas vezes esta competição. Vi isso durante o jogo todo. Por exemplo, houve um critério desajustado da arbitragem pelo que o resultado acaba por ser uma mentira, com cartões amarelos criteriosamente mostrados. 
[...]
Quem não viu o jogo vai considerar que o City dominou, foi melhor; mas quem o viu sabe que isso não aconteceu. É verdade que pecámos na concretização, mas foi dos jogos mais mentirosos que vi na vida...
[...]
Lamento que tenhamos sido eliminados, mas saímos a praticar um futebol de qualidade, frente a uma equipa forte, que aproveitou as situações, mas que contou com uma "força" muito grande por detrás.
»
fonte: ojogo.pt
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


caro Vítor,

eis-me aqui, mais uma vez. e novamente após (mais) uma humilhação do nosso clube do coração.
bem sei que não é o mais agradável; poder-te-ia escrever uma missiva a propósito de um espectáculo de bom futebol, mas esta época (que está a chegar ao seu momento crítico) tal foi tão raro como ver o Jorge "Jebus" mascar pastilha de boca fechada e nunca morri de amores pelo Barça...

desta feita e ainda a lamber as feridas de Manchester, pretendo discordar com veemência daquelas tuas (mirabolantes) declarações.
porque me sinto cansado (à hora em que redijo estas linhas), socorro-me do seguinte parágrafo, escrito por Alcides Freire no mesmo jornal desportivo onde li o que proferiste aos microfones para todo o Universo, inclusive (e mormente) o azul-e-branco:
 «
[...]

O 4-0 de ontem, verdade seja dita, não é um resultado gordo: é obeso!
Está cheio de matéria gorda e é um "exagero" que se explica pela inferioridade numérica que se seguiu ao 2-0 e antes ainda pela magreza de opções ofensivas do FC Porto, que [esta época] se faziam sentir nas competições nacionais antes da chegada de Janko e que sempre tomaram "proporções bíblicas" nos palcos europeus.

A questão é que o FC Porto é simpático a oferecer e ranhoso a aproveitar as oportunidades que cria.
Ontem, teve quatro livres frontais sem que nem um obrigasse Hart a defender; Hulk fez uma mão cheia de cruzamentos sem que houvesse um avançado - vá lá, então um médio, ou Varela [quando jogou na posição 9 (!!!)] - capaz de um simples desvio e teve 69% de posse de bola, [mas mesmo assim] não marcou um golo. Nem um para amostra, nem um que desse mais justiça ao que aconteceu ontem e outra expressão numérica a uma eliminatória que o Manchester City ganhou com recurso aos seus melhores elementos, mas também contando com uma preciosa ajuda portista nos dois jogos, em especial nos golos de Agüero no Dragão e no Etihad Stadium.
E não lembra ao diabo sofrer um golo aos 19 segundos... 
»
fonte: ojogo.pt
ps: os negritos e os sublinhados são da minha responsabilidade.

considero que os argumentos apresentados são por demais elucidativos. e que justificar tal humilhante derrota com questões de arbitragem (que existiram, sim senhor! e em prejuízo da nossa causa, com certeza!) não te fica bem. 6-1 (!!!) no cômputo geral da eliminatória é um recorde difícil de se abordar por tal prisma.

e se, mesmo assim, ainda te subsistirem dúvidas, recomendo-te a leitura atenta do último parágrafo do comentário do Rui Anjos, do "dragão pentacampeão", ao que escrevi sobre a partida de Manchester, e posterior meditação por tão doutas palavras.
mas vê lá! não medites demasiado, porque Domingo há jogo com o Feirense - o clube que começou a "cavar a sepultura" da nossa época desportiva.

para finalizar, informo-te que uma «"força" muito grande por detrás» ainda sinto eu, agravada pelo facto de ter que conviver, à data (e para todo o Sempre), com aquele resultado que os lampiões lá da labuta me fazem questão de (re)lembrar.

assim sendo e (muito) dorido, sabes que mais:
como já se escreveu por aí, «bardamerd@, ok?

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)