terça-feira, 25 de outubro de 2011

e tudo na 'nortada' se escreveu



«

»
© abola


caríssima(o),

pelos motivos sobejamente conhecidos, não pude assistir à gala dos "Dragões de Ouro", transmitida, ontem, pelo Porto Canal. quanto tiver sinal e se ainda houver repetições, poderá ser que venha a compartilhar das opiniões do Jorge, no (muito) seu Porta19. até lá, terei que confiar no que ele escreveu - o que normal e usualmente faz e sempre com muito acerto.

independentemente daqueles problemas técnicos, "gostei muito" das diferenças de tratamento jornalístico a propósito de um mesmo tema. para quem estiver interessada(o), convido à leitura da forma como se noticiou a gala no pasquim da Travessa da Queimada se comparável com a forma como se noticiou a gala no jornal diário desportivo OJOGO, ambas nas suas edições de hoje, Terça-feira.
acresce que a edição do pasquim dedica a totalidade de três páginas (!!) ao quotidiano azul-e-branco (contra umas «gloriosas» sete páginas ao 5lb). adiante.

porque hoje é Terça-feira, é dia de NORTADA.
para além do destaque acima, concordo com a totalidade do escrito de Miguel Sousa Tavares "a tarefa impossível do adjunto do adjunto do mestre". explico as minhas razões (sucintamente) e porque não tive a oportunidade de escrever algo sobre a forma como vi o encontro do passado Domingo.

acima de tudo, considero o resultado final de 5-0 demasiado pesado para a equipa do Nacional e deveras enganador para o que o nosso FC Porto não jogou. houve demasiados equívocos, quer nos titulares, quer a partir do banco, na construção de um resultado que foi bafejado pela Sorte, pelo Acaso e por um certo desnorte na equipa de arbitragem - há que dizê-lo com toda a frontalidade e sinceridade. o mesmo já não posso afirmar sobre o senhor do apito que escreve no pasquim da Travessa da Queimada, Cruz dos Santos de seu nome, no seu abjecto "borrasca no Dragão".

é exactamente por perceber que se manteve a estrutura da equipa que venceu tudo e todos na época passada mas cuja Qualidade do futebol que (não) pratica é proporcionalmente inversa à da época transacta que também compartilho da opinião de António Simões em "nós, o Paraíso...", na sua coluna habitual COM A BOLA, OU TALVEZ NÃO. trata-se de mais um escrito para a posteridade.
e, já agora e sem pretender bater ainda mais no ceguinho, na análise de Hugo Sousa, na edição de hoje no jornal desportivo OJOGO, em "imoral da história: tudo acabou bem".

por me referir a análises jornalísticas, também recomendo a leitura da com o título "Moutinho não mudou", da autoria de António Tadeia, em OJOGO, na edição de 22 de Outubro, pela sua sobriedade, e da crónica de Paulo Monte "da má cara do Dragão", publicada na edição do passado Domingo, no pasquim da Travessa da Queimada, pela sua frontalidade.
estas contrastam de sobremaneira com o tratamento demasiado informal (para não escrever grosseiro) de Rogério Azevedo para com o actual treinador portista, na sua crónica "Pablo, tente outro tom de amarelo..." (cujo teor nada tem a ver com o da crónica), publicada na edição do pasquim da Travessa da Queimada do passado Domingo. atente-se na seguinte passagem:

«
 

»
© abola 



basicamente este excerto está no seguimento do teor do editorial de Vítor Serpa "o passeio dos ricos", igualmente naquela edição. eis o que mais me despertou a atenção:

«
»
© abola 



mais uma vez, o "chefinho" da redacção do pasquim obedece ao "poderoso chefão" do «glorioso» clube que lhe dita as ordens e de quem é o seu órgão de comunicação (mais do que) oficioso...
 
ainda sobre esta edição do pasquim da Travessa da Queimada, também foi deveras interessante perceber as movimentações de bastidores no âmbito das eleições para presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
curiosamente (ou talvez não), tais movimentações - com personagens comuns aos habituais cronistas no pasquim em causa - colidem com o que, por exemplo, Fernando Seara escreveu em "talento e dinheiro", no sentido em que legitimamente duvido que tenha a vontade de inverter o que tanto reclama, pois «gloriosos» poderes e interesses instalados "falarão" sempre mais alto.

de regresso ao quotidiano azul-e-branco, estou na dúvida se a próxima movimentação "de peso" do meu clube do coração irá rumar a Londres ou se irá rumar a Madrid. tenho para mim que irá permanecer na InBicta, tal como muitos dos jogadores que compõe o actual plantel portista. mas, ao contrário destes - e dispenso escrever os seus nomes, pois todos nós sabemos quem são -, Antero Henrique permanecerá de alma, coração e dedicação, como portista que é e sempre será. espero que não me desiluda, como outros tantos...

ainda no campo da gestão da nossa SAD, detestei ler a nova bordoada sobre o folhetim "Standard de Liège". será óptimo para todas as partes envolvidas, que este negócio se resolva a Bem e o mais rápido possível.

a finalizar, o editorial de hoje, com o título "como cresceu este zbording", publicado no pasquim da Travessa da Queimada e da autoria do seu chefinho, contrasta com o que ainda penso sobre a outra equipa da Segunda Circular e já o manifestei anteriormente.


beijinhos e abraços (nada dominadores)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

4 comentários:

  1. @ Miguel

    É muita leitura para pôr em dia, caramba! :)

    Uma pergunta: qual a relação entre o teor do post e a imagem «que o embeleza»?
    Ainda não percebi ou descortinei a(s) razão(ões) que lhe assiste(m) ;)

    Abr@ço!

    SdF

    ResponderEliminar
  2. @ sugus da fruta

    a relação é simples:
    é uma singela (mas mais do que justa) homenagem a 23135 dragões de ouro que, com uma autêntica borasca fora de portas, tiveram a ousadia de a enfrentar para ir ver um jogo de futebol, ao princípio da noite de um Domingo, em finais de Outubro.

    parafraseando um de nós: «o Portismo não se apregoa; pratica-se!»

    abr@ço!
    Miguel

    ResponderEliminar
  3. Já eu, considero esta Nortada um dos textos mais ridículos que jamais li.
    Só o dizer que há treinadores que não dão o treino e que se limitam a orientar a equipa nos jogos é de tal forma estúpido que penso que nem um puto de 5 anos que nunca tivesse visto futebol na vida poderia dizer tal coisa.
    Mas a isso junta pérolas como dizer que o Derlei estar esgotado e marcar um golo é um brilhante opção táctica, ou que o facto de Hulk pintar o cabelo é sinal do apocalipse.
    Ridículo, no mínimo é o que posso dizer. Vítor Pereira não está a fazer um trabalho perfeito mas há que ter um mínimo de inteligência nas críticas que se fazem. O MST é pura e simplesmente um idiota a falar de futebol jogado. São muitas as provas e basta ver que um dia diz uma coisa e noutro dia diz outra. Relembro que ele começou por criticar acirradamente o AVB, que disse nas épocas do tri e tetra que o Porto tinha o pior plantel dos últimos 10 anos, que Guarin, Moutinho, Varela, entre muitos outros eram jogadores banais, enfim, o homem´percebe tanto de futebol como eu de crochet.
    Felizmente que pouca ou nenhuma gente da estrutura do Porto lhe passa cartão, já que os textos dele servem apenas para tentar desestabilizar o nosso clube, em vez dos adversários.

    ResponderEliminar
  4. @ DC

    caríssimo,

    permita-me discordar da sua opinião.
    eu até acho que esta Nortada nem é assim tão disparatada.
    desconte-se o treinador de bancada que há em cada um de nós (e também no Miguel Sousa Tavares), e repare que, para além do destaque, o nosso cronista coloca o dedo na ferida sobre a fraca qualidade do futebol praticado pelo nosso plantel (apontando para o défice físico de alguns jogadores), exemplifica algumas das hesitações de Vítor Pereira, e critica abertamente o que muitos de nós (pres)sentem: que há insatisfação nalguns jogadores do FC Porto.

    mas, esta é a minha opinião.
    sei que haverá outras, como a sua, a qual e desde já respeito. e agradeço que o tenha demonstrado.
    é sinal de que, entre vós, há quem se dê ao trabalho de ler o que por aqui se divulga :)

    portanto e mais uma vez, obrigado! pelas suas palavras e pelo seu comentário. ;)

    abr@ço!
    Miguel

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons